Petrolina: Cheia do São Francisco leva Defesa Civil a alertar para risco de afogamentos

por Carlos Britto // 11 de janeiro de 2023 às 18:53

Foto: Ascom PMP/divulgação arquivo

Com a decisão da Companhia Hidroelétrica do São Francisco de aumentar a defluência (vazão liberada) do Rservatório de Sobradinho (BA) para 4.000 m³/s, a partir do dia 16 de janeiro, a Defesa Civil de Petrolina (PE) está fazendo um alerta aos frequentadores do Velho Chico.

De acordo com o coordenador adjunto da Defesa Civil, José Welton de Aquino, uma vazão com esse volume não causa risco hidrológico, porém é necessário ter cuidado com afogamentos. “Chamamos atenção da população para a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do Rio São Francisco. Como também, os banhistas devem tomar cuidado na hora de tomar banho. Iremos fazer um acompanhamento dos impactos causados em possíveis ocupações das áreas atingidas“, frisou.

José Welton destacou ainda que a Barragem de Sobradinho tem um limite de operação de segurança de até 8.000 m³/s e é capaz de trabalhar com uma defluência de até mais de 27.000 m³/s sem oferecer riscos. Em caso de eventos extremos a defluência poderá ultrapassar esse limite de segurança, como já ocorreu anteriormente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.