Petrolândia, no Sertão de Itaparica, é a ‘Atlântida brasileira’

por Carlos Britto // 19 de julho de 2021 às 21:00

Foto: divulgação

Encrustada no Sertão de Itaparica, Petrolândia passou a ser conhecida como a ‘Atlântida brasileira’ devido a um projeto de reconstrução dos prédios em 3D da antiga cidade, inundada nos anos 80 por conta da construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. O professor Roberto Oliveira, formado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), fez uma pesquisa em 2003 sobre as construções prediais da antiga Petrolândia.

Por não conhecer a antiga cidade, o professor colocou o nome de Atlântida, pois segundo ele a pesquisa parecia ser uma busca pela cidade de Platão (Atlântida é uma lendária ilha ou continente cuja primeira menção conhecida remonta a Platão em suas obras “Timeu ou a Natureza” e “Crítias ou a Atlântida”). O projeto de pesquisa foi levado para uma escola da cidade, onde os alunos reconstruíram estes prédios antigos utilizando o Google Scketchup, recebendo moção de aplausos da Câmara Municipal de Petrolândia e da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Petrolândia, no Sertão de Itaparica, é a ‘Atlântida brasileira’

  1. Lúcia Maria de Carvalho disse:

    Vale lembrar que essa igreja pertence a BARREIRAS-PE que era município de Petrolândia, fui batizada nessa igreja. A IGREJA DE PROLÂNDIA É OUTRA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *