Pernambuco tem possível primeiro caso suspeito de coronavírus e Secretaria de Saúde esclarece

por Carlos Britto // 26 de fevereiro de 2020 às 07:08

Foto: Ilustrativa

O estado de Pernambuco tem seu primeiro possível caso suspeito de coronavírus. Trata-se de uma mulher de aproximadamente 50 anos, que desembarcou na tarde de ontem (25) no Recife vinda da Itália. Por meio de nota à imprensa, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) esclareceu já tomado as devidas providências, encaminhando a mulher para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), uma das referências estaduais para atendimento de casos suspeitos do coronavírus.

A Pasta também ressaltou que, “em paralelo ao rápido acolhimento da paciente, já deflagrou as primeiras medidas contra a doença”.

Confiram a íntegra da nota:

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informa que foi notificada na tarde desta terça-feira (25), através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs), de um possível caso suspeito no Estado para o novo coronavírus. Trata-se de uma mulher pernambucana, com idade aproximada de 50 anos, que desembarcou no Recife na tarde de hoje em voo doméstico proveniente da Itália (país europeu com casos confirmados do vírus) com conexão em São Paulo. A paciente foi atendida, ainda no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes, por equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para primeiro atendimento.

Seguindo o protocolo previamente estabelecido pela SES-PE, a mulher foi levada em ambulância do Samu Recife para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), uma das referências estaduais para atendimento de casos suspeitos do coronavírus. A paciente, que já está internada no isolamento da unidade com sintomas leves, está sendo avaliada pela equipe médica do hospital para confirmação ou descarte do caso. Outras informações sobre o estado de saúde da paciente devem ser divulgadas em breve.

É importante salientar que, em paralelo ao rápido acolhimento da paciente na Huoc, a SES-PE já deflagrou as primeiras medidas de vigilância contra a doença. A SES-PE já recebeu a lista de passageiros e tripulantes que estavam no mesmo voo  e iniciará, em parceria com os municípios, a contactá-los para recomendações sobre o caso. É recomendado, neste primeiro momento, que esses passageiros optem pelo isolamento voluntário em casa. Assim que a anamnese do quadro da paciente for concluída pela equipe do Huoc, novas medidas devem ser iniciadas.

Vale lembrar também que a SES-PE montou, desde o início do mês, esquema para preparar a rede pública de saúde para possíveis casos suspeitos do novo coronavírus. Além de enviar diversas notas técnicas sobre o assunto e repassar os boletins do Ministério da Saúde para os serviços da rede, capacitou os profissionais de saúde para que seja realizado o manejo clínico correto do paciente. Além do HUOC, o Hospital Correia Picanço (HCP) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) são as referências estaduais paras possíveis casos suspeitos do novo coronavírus.

SES/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários