Pernambuco lidera ranking de transparência de dados sobre novo coronavírus

5
Foto: Yacy Ribeiro/JC IMAGEM

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) exige uma coleta de dados precisa e transparência na divulgação destes números. De acordo com um levantamento feito pela Open Knowledge Brasil (OKBR), uma organização que atua na área de transparência e abertura de dados públicos, Pernambuco é líder de transparência na publicação das informações que permitem acompanhar em detalhes a disseminação da pandemia da covid-19. O Estado tem uma avaliação de 81 pontos de um total de 100, seguido pelo Ceará, com 69 pontos e Rio de Janeiro, com 64.

A transparência dos 27 Estados brasileiros, do Distrito Federal e do Governo Federal avaliada pela OKBR resultou em um ranking, dividido nos níveis Alto, Bom, Médio, Baixo e Opaco. A maioria dos Estados não está dentro do que poderia ser considerado razoável.

Também segundo o relatório da Open Knowledge, 90% dos avaliados não publicam dados suficientes para acompanhar a disseminação da pandemia do Covid-19 pelo país, incluindo o governo federal. Nenhum estado divulga quantos leitos – sobretudo UTIs – estão ocupados, em relação ao total disponível.

“Esta avaliação busca apoiar os Estados e o governo federal na melhoria da transparência”, explica Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR. “Como o Ministério da Saúde publica dados muito agregados e os Estados não observam os mesmos parâmetros de publicação, há muita variação entres os Estados. Isso pode prejudicar a comparação e dificultar o planejamento e a infraestrutura de saúde necessária para lidar com a crise”, concluiu Fernanda. Enquanto Pernambuco é o único Estado que apresenta nível Alto, Ceará e Rio de Janeiro têm nível Bom e apenas outros cinco Estados se classificam como nível Médio – Tocantins, Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Roraima. (Fonte: JC Online)

5 COMENTÁRIOS

  1. Esse Cicero deve ser uma taposa do PTralha porque a pessoa abrir a boca hoje pra falar de Bolsonaro é gente que era acostumado a lapiar o dinheiro dessa República com tanta facilidade … Hoje a coisa esta diferente seus larapios …ladrões do erário.

    Estão todos reboltados porque Bolsonaro transfiriu o dinheiro pra que o povo saque direto na Caixa Econômica Federal.

    O que essa gente ai como Governadores,Deputados e outros queriam o Dinheiro da União na mão deles pra humilhar os mais pobres… Vc acha que esses R$600,00 chegaria ao pobre?.. Claro que não.
    Por conta disso essa turma ai e do PTralha estão revoltados… Vagabundos .

    Essa gente ai vive da desgraça do povo.

    Parabéns Bolsonaro.

  2. Tem nada de transparente. A transparência começou agora, com a chegada dos novos kits e aumento da testagem. Até então era tudo muito obscuro, só testando casos graves e demorando mais de uma semana para entregar os resultados. Criava um falsa sensação de segurança enquanto o vírus se espalhava. A testagem tem que ser em massa, inclusive com assintomáticos que tiveram contato com casos confirmados. E os confirmados, têm que ser liberados na hora, com testes de rápidos, de 15 minutos, que já estão no mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome