Pernambuco é o 5º estado mais violento do Brasil, diz pesquisa

por Carlos Britto // 19 de julho de 2013 às 13:28

Pernambuco é o quinto estado mais violento do Brasil e Recife é a quarta capital mais violenta. Os dados são da pesquisa Mapa da Violência, divulgada nessa quinta (18). O mapeamento, realizado em todo o País pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais, foi iniciado em 2001 e considera a evolução dos números nos últimos dez anos. Apesar de constatar uma queda nos índices gerais de violência, o levantamento revela que Pernambuco ainda possui níveis muito altos de homicídios.

Mesmo tendo reduzido o índice de violência em 33%, Pernambuco só perde para Alagoas, Espírito Santo, Paraíba e Pará no ranking. Entre as capitais, Recife fica atrás de Maceió, João Pessoa e Salvador, respectivamente.

O Mapa da Violência revela ainda que os negros e os jovens são os principais alvos de assassinatos em Pernambuco. Em 2011, houve 3.303 mortes de pessoas negras e 217 de pessoas brancas. Isso coloca o Estado na quinta colocação no ranking de homicídios contra a população negra no Brasil. Também em 2011, dos 3.464 assassinatos registrados em Pernambuco, 1.302 vítimas tinham entre 15 e 24 anos.

O chefe da Polícia Civil em Pernambuco, Oswaldo Morais, argumenta que o Governo tem trabalhado para reduzir os números negativos com ações do programa Pacto Pela Vida, que tem como principal objetivo a repressão aos crimes de morte. Mas ele admite que diminuir a violência é uma tarefa difícil. De acordo com o sociólogo Júlio Jacobo, responsável pela pesquisa, é preciso mais que ações de repressão ao crime. Para ele, os estados precisam investir mais em prevenção, principalmente através da educação. (De Agência)

Pernambuco é o 5º estado mais violento do Brasil, diz pesquisa

  1. Aldaiza Menezes Mudo disse:

    E o governador comemorando ( digo, dizendo) aos quatro ventos que a violência no nosso Estado diminuiu, blá,blá,blá. Talvez seja porque os babões de plantão não queiram mostrar a realidade. Todo dia morre gente e em todo o Estado. É fato.

  2. Daniel Capeta disse:

    A culpa é de Julio Lócio e do Movimento “O Vale Acordou”, que trocou o protesto “Cidelera”, pelo protesto “A Bela Dormecida”

  3. CACETE disse:

    E O CORONELZINHO AUTORITÁRIO SE AMOSTRANDO PARA OS DE FORA, E QUERENDO JULGAR A PRESIDENTA DILMA! A MÁSCARA VAI CAIR MAIS RÁPIDO DO QUE ELE PENSA! O QUE É DELE TÁ GUARDADO E NÃO VAI DEMORAR, É SÓ ESPERAR MAIS UM POUCO.

  4. Rafael disse:

    Pois é né! este governador parece que não faz mas nada em Pernambuco!!! A não ser gastar milhões com vôos de jatinho para passear num sei aonde!!! Em petrolina este camarada não fez nada de construtivo no seu segundo mandato a não ser esta obra infeliz da compesa para trocar as encanações que nos custam a paciência pois falta água todos os dias na cidade em diversos horários do dia!!! A pessoa chega em casa cansado e quando vai lavar a farda do trabalho não pode pq não tem água!!!! tem que dormir altas horas da noite esperando a água chegar!!! E ainda quer ser presidente!!!! Vai trabalhar dudu pra ver se consegue!!!!

  5. RODRIGO disse:

    Isto é fruto da famigerada lei do desarmamento, ou alguém crê que vagabundo vai entregar as armas na PF?

    O desejo do governo é desarmar a população de bem, que tem por interesse defender a vida, a família e a propriedade, em paralelo com o desmantelamento das Forças Armadas, pois desta forma pode preparar o terreno para implantar uma ditadura, e no nosso caso de extrema esquerda, como foi nas ditaduras de Mao Tsé-Tung, Josef Stálin, Pol Pot e etc. O Desarmamento civil só favorece bandidos e tiranos. É um fato que a história demonstra. É a ditadura Gramsciana sendo implantada no Brasil.

    Não existe nenhuma base concreta para sustentar a tese de que existe uma correlação direta entre armas de fogo e o aumento da criminalidade. O jornal The Guardian foi aos fatos e o apresentou de maneira sintética e inteligente, levantando um quadro factual da momentosa questão da posse de armas por cidadãos honestos x criminalidade violenta em todo mundo: ( http://www.guardian.co.uk/news/datablog/interactive/2012/jul/22/gun-ownership-homicides-map). Notem na imagem que o Brasil é inversamente proporcional na relação posse de armas e homicídios. Este é o mesmo problema que vive Pernambuco. Hoje ele é um dos estados mais desarmados do Brasil. Essa violência não é por acaso.

  6. jefferson oliveira disse:

    NaE o governador so que pro saco deli pois po os pobres nao fas nada dis que faz o pacto pela vida so estar gastando nossos dinheiros so faz o pacto pela morte vamos faser um protesto em frente ASSEMBLÉIa leslilativa de pernambuco esse governo pensam que somos palhacos mais palhaco e eduardo campos quanto mais ele rouba

  7. MARCOS ALMEIDA disse:

    RODRIGO, CONCORDO PLENAMENTE ✓ 0 Estado NAÕ Esta DANDO CONTA DE DEFENDE r AqUeLES QUE ELE DESARMOU.

  8. MARCOS ALMEIDA disse:

    GOSTARIA muito DE MORAR EM PERNAMBUCO mas PARECE QUE AS COISAS Estão FEIAs – por AI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários