Período de férias tem maior ocorrência de trotes, diz Samu Petrolina

por Carlos Britto // 05 de janeiro de 2024 às 16:00

Foto: Jonas Santos/PMP SMS arquivo

Uma famigerada brincadeira, que já é considerada crime, continua prejudicando o trabalho do Samu em Petrolina. De janeiro a novembro de 2023, mais de 7.380 trotes foram registrados na sede do órgão. Em janeiro do ano passado, período de recesso escolar, foram contabilizados mais de 790 trotes – o equivalente a mais de 25 ligações falsas por dia.

Nos três primeiros dias de 2024, o Samu já registrou 73 falsas ocorrências, ou seja, cerca de 24 ligações por dia eram de chamados sem vítimas. Essa ação faz com que as equipes se desloquem para uma falsa ocorrência, atrapalhando a rotina de urgências e emergências que a unidade deve prestar para toda cidade.

As chamadas desnecessárias ao Samu interferem no andamento do serviço disponibilizado para a população que realmente precisa dos atendimentos. Infelizmente, grande parte das ocorrências são identificadas quando a equipe chega ao endereço informado na ligação. Essa prática é criminosa, conforme estabelecido no artigo 266 do Código Penal Brasileiro (CPB), e quem a comete pode pegar de um a três anos de detenção – além de multa.

Com o período em que as crianças ficam mais tempo em casa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pede para que os pais ou responsáveis redobrem a atenção e não deixem os telefones em locais de fácil acesso, dificultando assim que os trotes sejam feitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários