Período chuvoso requer cuidado redobrado contra Aedes, alerta Prefeitura de Juazeiro

por Carlos Britto // 21 de dezembro de 2021 às 09:10

Foto: Ascom PMJ/divulgação

Com o início do período chuvoso na região, que se estende até meados de abril, um velho perigo volta a rondar a região: o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zona e chikungunya. Por este motivo a Secretaria de Saúde (Sesau) está intensificando as ações de fiscalização nas residências com o objetivo de eliminar locais que possam servir de criadouro para o Aedes. A pasta aproveita para reforçar o alerta à população quanto aos cuidados em evitar a proliferação do mosquito.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Endemias, Núbia Almeida, o trabalho de visitas em domicílio é realizado pela equipe de endemias, mas a colaboração da população é fundamental nesse processo. “Toda população deve manter seus muros sempre limpos, manter garrafas viradas para baixo, lavar as caixas d’água, colocar areia nos vasos de plantas e evitar água parada. Caso necessite, manter esses reservatórios fechados“, orientou a coordenadora.

Núbia reforça ainda que, nos períodos com maior intensidade de chuva, o serviço dos agentes de endemias é redobrado. “Nos períodos de mais chuvas, o trabalho é ainda mais intensificado, devido ao alto acúmulo de água em praças, muros, ruas. Com isso, as atividades tendem a ficar mais criteriosas. É um trabalho contínuo no combate ao Aedes aegypti“, informou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *