Pequeno Álvaro mostra mais uma vez talento e conquista pentacampeonato brasileiro de xadrez

por Carlos Britto // 19 de abril de 2011 às 11:16

Oito anos de idade, três deles dedicados a competições de xadrez e cinco vezes campeão brasileiro.

O pequeno Álvaro Cristiano Miguelino Sousa acaba de alcançar a façanha no Festival Nacional da Criança (Fenac), em Catanduva (SP), ao conquistar mais um título nacional no Campeonato Brasileiro de Xadrez, realizado de 15 a 17 de abril. O evento contou com a participação de mais de 240 crianças, de 5 a 14 anos de idade, de vários estados brasileiros – elas, inúmeros campeões estaduais.

Ainda este mês Álvaro já havia se sagrado campeão baiano, na cidade de Paulo Afonso. Assim, ele foi representando o estado da Bahia pela primeira vez. E fez bonito. Foi o melhor de todos na categoria Sub-10, que teve no total 43 participantes. A maioria era formada por garotos experientes, com títulos estaduais e brasileiros. Apesar da pouca idade entre eles (de 8 a 10 anos), o campeonato foi um verdadeiro “duelo de titãs”, e Álvaro mostrou todo o seu talento.

Estudante do 4º ano Fundamental, Alvinho – como é carinhosamente chamado pelos seus pais – é também um aluno exemplar no colégio. Suas notas, assim como sua atuação no xadrez, são sempre destacadas, fruto de muito estudo. Tamanha dedicação do enxadrista mirim ainda não encontrou ressonância no empresariado local e no poder público. As dificuldades de patrocínio são enormes.

E olha que Alvinho já provou ter grande potencial. Mesmo nadando contra a maré, ele não desanima e ainda acredita que os patrocínios chegarão. Para quem se interessar, pode entrar em contato com a família dele pelo email icmiguelinos@hotmail.com. (foto/divulgação)

Pequeno Álvaro mostra mais uma vez talento e conquista pentacampeonato brasileiro de xadrez

  1. Rapadura disse:

    Britto, a família toda de Alvinho mora ou morou no bairro Atrás da Banca em Petrolina e o pequeno teve de disputar o campeonato pela Bahia ?
    Quando Petrolina vai valorizar os seus talentos ?
    Não é de hoje, que vejo o esforço de Cristiano para colocar os filhos na mídia e quem sabe obter algum patrocínio…Patrocinar um talento desse não rende votos , ao contrário de encher a cidade de refletores em campos de pelada !!! Realmente SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRES !!! Parabéns aos pais, ao garoto e aos familiares .

  2. Bruno disse:

    Bem que podiam citar de que cidade é o garoto e em que escola estuda. De qualquer forma está de parabéns!

  3. Paulo disse:

    Alvinho é petrolinense e estuda numa escola da rede particular.
    Representa a Bahia porque Pernambuco não está regularizada com a Confederação Brasileira de Xadrez ($) e por ter vínculos estreitos com o estado da Bahia e com Juazeiro, especificamente.
    A família de Álvaro está feliz e orgulhosa. Mas, infelizmente, tem gente que não dá valor.
    Nos estados do Sudeste e Sul, atletas do nível deste PENTA CAMPEÃO BRASILEIRO recebem outro tipo de tratamento.
    Parabéns Alvinho. Você é um super campeão.

  4. Cláudia disse:

    Este garoto é campeão em todos os sentidos, mesmo não tendo patrocínio e ainda tão pequeno, já demonstra ser um dos futuros brilhantes de nossa cidade, xadrez é esporte para quem tem grande grau de raciocínio, ou contrário de games violentos, não desista nunca e que Deus lhe abençoe. Parabéns aos pais e a escola.

  5. Professor disse:

    O Álvaro pode ser um fenomeno, mas quem escreveu isso não, pois se ele tem apenas três (03) anos que pratica xadrez, e só existe um campeonato brasileiro por ano, ele jamais poderia ser penta, pois quem não é professor sabe que PENTA vem do Grego, e significa cinco (5) vezes, ou seja os parabéns para ele ser o campeão brasileiro é válido, mas para quem escreveu a reportagem não, pois como disse penta é CINCO VEZES, e não TRÊS, como consta que ele joga somente a três.
    Ou seja, isso é verdadeiro ou tão querendo elevar o potencial do menino.

  6. Sanfranciscano disse:

    Corrige aí Brito. Ele é petrolinense.

  7. CRISTIANO AFONSO DE SOUSA disse:

    Professor… Álvaro é CINCO vezes campeão Brasileiro, eu te explico, como voce mostra desconhecimento no Brasil existe dois Campeonatos Brasileiros de Xadrez um por idade e outo por série, portanto existe sim possibilidades pois 3 anos de competição vezes dois por ano dar seis.
    Campeão Brasileiro em Poços de Caldas-Mg em 2008 pelo 1 ano, em 2009 em Araxá-MG pelo 2 ano e 2010 em Poços de Caldas-MG pelo 3 ano e por idade em 2009 em LOndrina-PR pelo sub 08 e em 2011 em Catanduva-SP pelo sub 10.
    Portanto 2 +3=5.Portanto ele é cinco vezes campeão BRASILEIRO(PENTA). Não existe gente no Brasil com pouca idade e com tantos títulos e se o PROFESSOR queira pesquisar podemos generalizar para todo o MUNDO.
    Então deixe de maldade…, pois no Brasil não contamos títulos em seguida que seria certo. O Brasil no futebol para te dar um exemplo não é PENTA e sim cinco vezes Campeão do Mundo então reclame com a emprensa Nacional e Internacional pois consideram o BRASIL Penta Mundial.” Acho que você não consegue”
    Portanto Álvaro é PENTA CAMPEÃO BRASILEIRO DE XADREZ( OU COMO QUEIRA CINCO VEZES CAMPEÃO BRASILEIRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários