Pela primeira vez, Juazeiro tem representantes na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

0

estudantes juazeiro robóticaPela primeira vez, Juazeiro (BA) tem representantes na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica – 2015 (OBR), que será realizada nos dias 29 e 30 de agosto em Salvador. A OBR-2015 é um dos eventos apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que se utiliza da temática da robótica e robótica educacional para a popularização e difusão da ciência e tecnologia.

A equipe, composta por 16 estudantes bolsistas de uma escola particular com idades entre 12 e 17 anos, construiu com o auxílio do Grupo de Robótica Livre de Juazeiro (GRL), composto por professores de diversas áreas de ensino e pesquisa, quatro protótipos de robôs especializados em resgate conforme edital da competição para este ano.

No entanto, os estudantes estão buscando ajuda para viajar a Salvador. Esta semana, o grupo foi até a Câmara de Vereadores, onde se reuniu com o vice-presidente Tiano Félix (PT), que se comprometeu a encaminhar o pedido à Mesa Diretora da Casa.

Competição

Os 16 estudantes que representam Juazeiro estão divididos em quatro equipes construindo quatro robôs. Durante a competição serão aplicadas provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática, voltada para alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional. É uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

As olimpíadas científicas tiveram seu início no Brasil em 1978. Desde 2002, no entanto, o poder público passou a apoiar oficialmente essas iniciativas através de edital público. Trata-se de uma iniciativa suportada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Educação em parceria com a Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). (foto/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome