Parceria com Codevasf deve ampliar distribuição de água potável em Curaçá

0

tubulações curaçá doadas pela codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) fez doação, ao município de Curaçá, no norte da Bahia, de mais de 11 mil metros de tubulação para redes de distribuição de água. O benefício é fruto de uma parceria firmada esse ano entre o prefeito de Curaçá, Carlinhos Brandão, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Jean Marcelo Aquino, e o então superintendente da 6ª SR, Alaor Siqueira. O material está acondicionado no almoxarifado do SAAE de Curaçá, conforme dados da autarquia, aguardando o planejamento de várias obras que beneficiarão áreas urbanas e rurais.

No total, são 1.967 tubos de PVC soldável de 50 milímetros, o que garante 11.806 metros de rede de distribuição de água potável. Segundo Jean Marcelo, toda a tubulação já tem destino em planejamento. “Temos três demandas já em previsão de atendimento. Uma é no loteamento ao lado do ‘Vila da Paz’. Outra é um atendimento à Fazenda Melancia, por onde passa a Adutora do Forró, que leva água a Barro Vermelho e Poço de Fora, e também em que há uma estação elevatória. Mesmo assim aquela comunidade não é atendida com água potável. Por isso queremos promover justiça social, mesmo porque os habitantes já nos pedem há muito tempo. Tem uma solicitação de Poço da Caatingueira que é semelhante. Por fim tem uma demanda para uma comunidade próxima da cidade, na estrada do Chiqueiro da Onça. Ainda tem uma rua em Pedra Branca e comunidades de Lagoa do Boi, Sítio dos Roque e Lagoa do Rancho, no Povoado de Mundo Novo“, antecipou o diretor, prevendo nessa ampliação de rede de água um atendimento a mais de 150 residências.

Todas as demandas foram feitas direta e conjuntamente ao diretor do SAAE e ao prefeito Carlinhos Brandão, o qual já acionou sua equipe técnica de Infraestrutura para planejar com o SAAE as obras, que devem começar no início do ano 2016. “Não podemos fazer agora porque estamos ajustando as contas da prefeitura e SAAE. Estamos enfrentando um momento muito difícil, mesmo assim estamos buscando fazer o que o povo precisa. Indo atrás dos órgãos que podem ajudar, como a Codevasf. Foi assim com nosso parceiro Alaor e certamente será assim com Haílton (atual superintendente). Nós já estamos conversando com ele também. É para atendermos essas comunidades. Já levamos água a muitos lugares e vamos continuar assim, trabalhando para o povo“, garantiu o prefeito.

Demandas

Todas as demandas que serão atendidas nesse planejamento, de acordo com Jean Marcelo, foram feitas por associações das comunidades citadas. “Todos que solicitaram se comprometeram a dar uma contrapartida e estaremos planejando isso com eles. Essa parceria tem dado certo em muitas localidades. Na Melancia, também iremos instalar reservatório de água, com base e tudo o mais. O prefeito e eu firmamos esse compromisso com a população e estamos cumprindo, graças a essa parceria entre população, prefeitura, SAAE e Codevasf“, completou.

O planejamento das obras compreende o levantamento de custos de combustível de máquinas e veículos, mobilização de pessoal, custos com alimentação, materiais de construção e conexões hidráulicas, além de um cronograma de atividades. Conforme dados do SAAE e da Prefeitura, antes do fim do ano o projeto já estará pronto. (foto/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome