Pankarurus pedem apoio a senadora pela recriação de coordenadoria da Funai em PE

por Carlos Britto // 08 de maio de 2023 às 19:30

Foto: Ascom Teresa Leitão divulgação

Uma representação do povo Pankararu, integrante da APOINME (Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo), se reuniu nesta manhã (8) com a senadora Teresa Leitão (PT-PE). O grupo discutiu problemas e pediu apoio em questões estruturais junto ao governo federal e estadual.

A principal reivindicação é a recriação da Coordenadoria Regional da Funai em Pernambuco – o 4º maior Estado brasileiro em termos de população indígena. “Entendo esta pauta como a prioritária no momento. A recriação da Coordenadoria aqui no Estado é uma ação estruturante, irá possibilitar a interlocução apropriada entre os povos originários e o governo federal“, comentou Teresa Leitão.

 O grupo também narrou as dificuldades como estradas de acesso às comunidades indígenas, abastecimento d’água e estrutura das escolas. “Eu me comprometo com vocês. Vamos conversar com o governo federal sobre a Coordenadoria da Funai no Estado, sobre estradas e infraestrutura. E também me comprometo a dialogar com a governadora Raquel Lyra. Vocês têm o meu apoio“, garantiu a parlamentar.

A comitiva foi integrada pelo cacique Rauline Keno (Pankararu); o cacique Marcelo Gomes (Entre Serras); o coordenador da APOINME Sarapó; o presidente do CAE/PE José da Cruz dos Santos; a professora Elisa Urbano Ramos e o professor Wagner; além de Diogo Francisco Gonzaga e Marcondes Tavares, do povo Pankararu Entre Serras.

Pankarurus pedem apoio a senadora pela recriação de coordenadoria da Funai em PE

  1. Muriçoca disse:

    O único beneficiado com essa recriação da FUNAI será Recife, pois iria ganhar mais uns servidores públicos. A maior parte do serviço público no Brasil poderia ser extinta que os brasileiros nem iam sentir falta, e por outro lado o governo poderia usar essa grana economizada para construir casas, estradas, água, saneamento, luz para o cidadão que é quem paga os tributos que sustenta essa turma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários