Pais relatam falta de vagas para alunos do ensino infantil na zona rural de Petrolina; Seduc diz que garantirá matrículas

0
Foto: Divulgação

A falta de vagas na Escola Municipal Alves Nogueira, no Núcleo 4 do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, zona rural de Petrolina, tem sido alvo de insatisfação. Os pais dizem que estão sendo orientados a inscrever os filhos nas unidades das agrovilas mais próximas, mas até nelas há déficit de matrículas.

Não tenho do que reclamar da escola em si e os professores são ótimos também, num lugar que é muito carente. Mas, infelizmente, não achei vaga para meus filhos”, disse a dona de casa Tamires, mãe de três alunos da comunidade. Entre as crianças, está o filho Mateus, de 5 anos, diagnosticado com asma – uma doença inflamatória crônica das vias aéreas.

A escola que estavam nos indicando no Assentamento Água Viva fica muito longe, num horário de calor intenso, e, por aqui ser zona rural, tem muita poeira na estrada; eu não queria ter de levar meus filhos para lá”, reclama.

Já a situação do neto de Cícera Araújo é ainda mais complicada: o menino foi transferido como novato para a escola Alves Nogueira, não conseguiu a matrícula e está sem conseguir vaga no colégio do assentamento. “Será que meu neto vai ficar sem estudar?”, questionou.

SEDU

Diante dos relatos, a reportagem do Blog entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (SEDU), que, por meio de nota, disse estar oferecendo mais de 2.600 vagas nas unidades da Educação Infantil de Petrolina; reconheceu o problema no N-4 e afirmou que tomará “providências cabíveis” para garantir o atendimento das crianças.

Confira a íntegra da nota:

A Prefeitura de Petrolina esclarece que  já está tomando as providências cabíveis para garantir o atendimento dos alunos das turmas de Pré-Escola da comunidade do N-4. O diálogo com os pais e responsáveis, que ainda não efetivaram as matrículas, já foi iniciado e até está sexta-feira (10) a situação será resolvida.

A Secretaria de Educação ressalta ainda que para o ano letivo de 2020 estão sendo ofertadas mais de 2.600 vagas para as unidades da Educação Infantil, que abrange o Programa Nova Semente, os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e turmas de pré-escolar da sede e interior do município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome