Outono chuvoso muda paisagem na zona rural de Petrolina

por Carlos Britto // 18 de maio de 2009 às 10:45

chuvas5Apesar de ser outono, o cenário do sertão parece de primavera. A caatinga se transformou com a chegada da chuva na zona rural de Petrolina. A bióloga da Embrapa Lúcia Kiill explicou que a mudança na paisagem acontece porque algumas espécies de plantas aproveitam a época para se reproduzir. “As plantas da caatinga respondem rapidamente às chuvas, não só com a produção de folhas, mudando bem a paisagem, mas com a produção de flores”, disse.

A folhagem dos arbustos alegra o sertanejo e o colorido das flores é de encher os olhos. Algumas delas são minúsculas. É preciso estar atento para enxergá-las. Até o mandacaru se rende às primeiras chuvas. É a situação ideal para os insetos entrarem em ação e ajudarem na reprodução das plantas. Nesse processo, cada cor tem uma finalidade. “Geralmente, as flores vermelhas são voltadas para o beija-flor. Flores rosadas e amarelas são para chamar a atenção das abelhas”, comentou a bióloga.

A caatinga ocupa 11% do território nacional. É o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte de seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta.

Com informações Globo Rural

Outono chuvoso muda paisagem na zona rural de Petrolina

  1. Opara disse:

    E por incrível que pareça, a nossa Caatinga não tem proteção Constitucional. Lembraram da Mata Atlântica; do Cerrado; da Floresta Amazônica… e esqueceram de incluir a Caatinga. Está na hora de nossos representantes corrigir esse tremendo vacilo dos constituintes de 1988. Eu sei que nada vai mudar, mas isso deve ser feito por respeito ao sertanejo.

  2. Fabiana Carvalhal disse:

    Linda essa foto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *