Ouricuri: Melhorias no abastecimento d’água reduzem sistema de rodízio em 70%

0
Foto: Ascom Compesa/divulgação

Em Ouricuri (PE), Sertão do Araripe, o rodízio no abastecimento d’água aos poucos começa a ficar no passado. Por lá, diversas ações desenvolvidas pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa)  eliminaram essa incômoda rotina em 70% da cidade.

Até então a população de Ouricuri recebia água em regime de dois dias com e oito dias sem. Para mudar essa realidade, a Compesa realizou a setorização do sistema de abastecimento, que significa dividir a rede em setores de distribuição, isolando cada um deles, para permitir o maior controle da água produzida e fornecida aos moradores.

A cidade é atendida pelo Sistema Adutor do Oeste, a partir do Rio São Francisco. Mesmo sem aumentar a produção de água, a Compesa conseguiu melhorar o abastecimento da cidade. Para isso, foram implantados dez quilômetros de novas tubulações para melhorar a eficiência da rede de distribuição. Também foi feita a instalação de equipamentos como macromedidores, para monitorar a vazão de cada setor de distribuição, e válvulas redutoras de pressão, que têm a função de controlar as pressões para evitar estouramentos na rede de distribuição. Ainda foram instalados mais de 600 hidrômetros, equipamentos instalados nas residências que permitem o controle da água consumida pelos clientes.

Foram investidos R$ 2,4 milhões nessa reestruturação, que beneficiará 30 mil pessoas. De acordo com a diretora Regional do Interior da Compesa, Simone Albuquerque, Ouricuri é um exemplo bem-sucedido desse tipo de ação. “Às vezes precisamos implantar quilômetros de adutoras. Outras vezes, podemos realizar ações específicas para ampliar a oferta de água. Cada município tem suas características e setorizar o abastecimento de Ouricuri foi a solução encontrada para garantir mais água para o município”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome