Orquestra que fez concerto para Papa Francisco realizará apresentação neste sábado em Salgueiro

por Carlos Britto // 22 de maio de 2015 às 21:08

orquestra criança cidadãA Turnê Brasil da Orquestra Criança Cidadã chega a Salgueiro (PE), no Sertão Central, neste sábado (23), depois de se apresentar em Petrolina na noite desta sexta-feira (22), na Igreja Matriz. A apresentação acontecerá na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às 19h, no Centro de Salgueiro. A entrada é gratuita.

O maestro Nilson Galvão Junior conduz 40 adolescentes de nível avançado na execução de clássicos de Gustav Holst e de Benjamin Britten, ao lado de peças populares de Clóvis Pereira, Ary Barroso, Pixinguinha, Guerra-Peixe e Dominguinhos.

Primeiro projeto de circulação nacional do grupo pernambucano, a turnê é patrocinada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet.

História

Fundada em 2006, a Orquestra Cidadã é um programa da organização não governamental Associação Beneficente Criança Cidadã. O projeto, que busca promover a inclusão social e a profissionalização por meio do ensino da música clássica, atende a 230 crianças e jovens com idades entre 5 e 21 anos, oriundos da comunidade do Coque, uma das mais violentas e de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Recife, na Região Metropolitana.

Realizando a sua primeira turnê nacional, a Orquestra já acumula experiência fora do Brasil. Em outubro do ano passado, promoveu uma série de apresentações durante a 16ª Conferência Internacional da Fraternidade Católica, na Itália, incluindo um concerto privado para o Papa Francisco na Sala Paulo VI, no Vaticano. Ainda na Europa, o grupo apresentou-se, em novembro, para o primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho. (foto: Clayton Barros/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *