Orla II de Juazeiro ganhará nesta sexta-feira obra de arte premiada nacionalmente

0

coelhão - artista plásticoA Orla II de Juazeiro (BA) ganhará mais uma obra de arte nesta sexta-feira (19), desta vez reconhecida nacionalmente. A peça, intitulada “Chama Navegante”, foi premiada pelo Ministério da Cultura e pela Funarte, dentro do projeto Prêmio Arte Monumento Brasil 2016, apresentado em fevereiro deste ano. É de autoria do artista plástico Antonio Carlos Coelho de Assis, conhecido como “Coelhão” (foto).

O idealizador explica que o trabalho foi executado em fibra de vidro e metal. O local escolhido para permanência da obra tem como proposta ‘dialogar’ com o vapor Saldanha Marinho, monumento de navegação à margem do Rio São Francisco, no antigo Porto de Juazeiro. Sintetiza as figuras da carranca, da vela e do barco, constitutivas na memória local, as quais, reunidas, formam uma imagem dinâmica da tocha olímpica.

A obra é uma síntese desses símbolos numa só figura. Quando a pessoa for olhar vai interagir, porque a obra de arte tem o propósito do artista, suas referências, mas quem estabelece o significado, além do criador é o próprio observador“, ressalta Coelhão, informando ainda que o monumento está sendo doado ao município com recursos do Ministério da Cultura.

A apresentação da obra ao público está agendada para as 19h desta sexta-feira (19), no espaço do Vaporzinho, Orla II de Juazeiro. O local ainda conta com a presença ilustre da estátua de João Gilberto. O público poderá prestigiar o evento com a participação da banda de pop rock Estado Central e dos músicos Maurício Dias e Paulo César Andrade. (foto/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome