Secretaria de Ordem Pública orienta sobre comércio e utilização de fogueiras juninas em Petrolina

por Carlos Britto // 21 de junho de 2015 às 13:27

Seguindo uma tradição nordestina, muitas famílias petrolinenses acendem fogueiras para festejar o São João, assim como rendem homenagens a São Pedro. Mas essa tradição também apresenta riscos. Por conta disso a Secretaria Municipal de Ordem Pública está passando algumas orientações sobre como proceder para utilização das fogueiras, bem como para sua comercialização.

Em vias e logradouros públicos a tradição depende de prévia autorização do órgão competente da prefeitura, a qual poderá ser obtida junto à própria Ordem Pública e Segurança Cidadã.

O secretário executivo da pasta, Jota Santos, reforça as orientações sobre a determinação de locais apropriados para comercialização da madeira. “É importante também informar que locais como praças, ciclovias, vias de circulação intensa de veículos e de pessoas, assim como nos locais muito próximos a residências, não é permitida a comercialização. Existem na cidade alguns pontos possíveis de autorização e comercialização, a exemplo da Avenida Ulisses Guimarães, nas proximidades do CAIC (Cohab Massangano), Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, no espaço entre a via e a murada do prédio do antigo depósito de merenda escolar, na Rua da Apolônio, na área próximo à feira livre e nas laterais da Rodovia BR-428. Esses são exemplos de locais permitidos ”, informa Santos.

Ainda seguindo recomendações da Secretaria, quem deseja comercializar esse tipo de material tem que estar atento para as questões de segurança e higiene em relação à via pública, tanto para quem reside no entorno dos locais utilizados como para quem transita pelas vias e logradouros.

Os locais ainda têm de dispor de espaço suficiente para estacionamento dos veículos de quem vai comprar o material, a fim de prevenir acidentes de trânsito. É obrigatório deixar alguém responsável pela madeira nos locais de venda. Já quanto aos adeptos dessa tradição junina, estes devem seguir alerta para evitar acidentes, bem como evitar fogueiras nas vias pavimentadas com asfalto, pois o fogo pode destruir o material asfáltico, deixando a ruas danificadas. (fonte: Ascom PMP)

Secretaria de Ordem Pública orienta sobre comércio e utilização de fogueiras juninas em Petrolina

  1. Clara Aguiar disse:

    Autorização pra fazer fogueira???? Vão acabar com a tradição mesmo.
    Pra que tanta regra? Não seria mais interessante uma simples orientação divulgada nos meios públicos?
    Petrolina tá ficando cada dia mais chata e mais cheia de caciques e mandões insensíveis

  2. Guimarães disse:

    Ajudar esse pessoal não ajuda em nada, mas esse rapazinho da ordem pública e o outro da vigilância sanitário possuem um estatismo doentio. Deixa o povo trabalhar, rapaz, deixe de ser intrometido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários