Operação “Boca-de-Lobo”: Polícia Federal faz devassa na casa de ex-prefeito de Juazeiro

por Carlos Britto // 05 de julho de 2012 às 12:00

Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (05) A Polícia Federal (PF) em Juazeiro deflagrou a Operação “Boca-de-Lobo”, com o objetivo de apurar crimes relacionados a desvios de verbas federais e fraudes em licitações públicas no âmbito da prefeitura municipal. A iniciativa conta com o respaldo da Controladoria Geral da União (CGU).Uma devassa está sendo feita em vários locais, inclusive na residência do ex-prefeito Misael Aguilar, e em uma das sedes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), na Rua do Paraíso (foto). Mandados de prisão também serão cumpridos pelos policiais.

Segundo informações, A investigação refere-se ao período de 2005 a 2008 – durante gestão de Misael Aguilar – e foi iniciada em 2007, ocasião em que surgiram indícios de fraude em licitação pública no valor aproximado de R$ 14 milhões, cujo objeto era a realização de obras de saneamento básico em um bairro do município (o Itaberaba). A verba destinada às obras previstas na licitação eram oriundas de um convênio firmado com o Ministério das Cidades, tendo como gestora a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf).

No decorrer do inquérito policial, foram também verificados indícios de irregularidades em outras licitações (inclusive no que diz respeito a direcionamento de licitantes vencedores), que envolveriam ex-servidores da prefeitura, do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e empresas privadas. Há também indícios de fraudes abrangendo verbas do PAC 1 (Plano de Aceleração do Crescimento).

Sonegação de documentos

A Polícia constatou, ainda, que pessoas vinculadas ao Executivo na época teriam sonegado documentos a auditores da Controladoria Geral da União (CGU), que estavam realizando auditoria no município acerca de algumas das licitações questionadas. Um dos acusados é o ex procurador-geral, Pedro Cordeiro.

Cerca de 80 policiais federais estão dando cumprimento a 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de Juazeiro, Petrolina, Salvador (BA) e Aracaju (SE), além de mandados de prisão temporária, todos expedidos pela Justiça Federal de Juazeiro.

Operação “Boca-de-Lobo”: Polícia Federal faz devassa na casa de ex-prefeito de Juazeiro

  1. José Luiz disse:

    Pega ladrão !!!!!!

  2. Petrolinense disse:

    É bom demais p ser verdade, esperamos que se confirme o que todos sabem. Dali FEDERAL neles e em outros por ai. Parabéns, PF, vcs são uns dos poucos orgãos desse país que nos dão orgulho. A fama de ladrão desse ex-prefeito é conhecida de muitos tempos, garanto que vai ser mais uma quadrilha desmanchada, pq ele nunca esteve só.

  3. moises disse:

    Acho é pouco.. ! depois da merda, resta apenas lamentar.. (a venda de votos pode sair caro.. região carente que saiu perdendo.. mas foram eles que o colocaram no poder) pensem bem antes de abrir as pernas pra esses bandidos!! se lhe pagarem, o voto é secreto!!! votem consciente e exerçam seus pais de cidadães!

  4. falador disse:

    e é só eles?cadê os outros?

  5. JÉSSE disse:

    Só ficou faltando uma coisinha, apurar a verba que autorizou aquele ferrão que todos nós carregamos na orla de Juazeiro,me sinto como se fosse parte do curral de um coronel, e já com ferrão e tudo,céus, como me incomoda aquele M de mercadoria, mediocridade e tudo mais que quiserem qto será que foi desviado ali hein?????????

  6. Adriana Coelho disse:

    Eu acho engraçado como isso só veio a tona agora, isso já era pra ter sido apurado… O problema do BRASIL é que deixam passar, passar e quando já não existem mais provas, nem vestigio é que realmente eles resolvem fazer algo. Cade as contas dos outros ex prefeitos??? Todosssss devem, todossssss tem que temer, mas foi uma bela estratégia politica. Adorei quem fez isso, PARABÉNS estratégista, você conseguiu com exito cumpri o que foi proposto. Pena que isso só aconteça agora no ANO DE ELEIÇÃO.

  7. INDIGNADO!!! disse:

    EXISTEM VÁRIOS OUTROS IGUAIS A ESTES PORTANTO, ESPERAMOS QUE TUDO ISSO NÃO TERMINE EM PIZZA COMO TANTAS OUTRAS OPERAÇÕES QUE EXISTIRAM EM NOSSO PAÍS, UM EXEMPLO FOI DO PREFEITO ATUAL DE CAMAÇARI QUE SAÍU DAQUI ALGEMADO E CONTINUA EXERCENDO O SEU MANDATO, NÃO DESQUALIFICANDO A POLÍCIA FEDERAL QUE NA MINHA OPINÃO É UM DOS ÚNICOS ÓGÃOS SÉRIOS QUE EXISTE EM NOSSO PAÍS, MAIS SIM PELAS NEGOCIATAS QUE TODOS NÓS BRASILEIROS SABEMOS QUE EXISTE POR DEBAIXO DO PANO PRA DEIXAR IMPUNE ESSES CORRUPTOS QUE MATAM O NOSSO POVO DE FOME, NÃO DÁ A EDUCAÇÃO NECESSÁRIA E TIRAM TODO O DINHEIRO DA NOSSA SAÚDE PÚBLICA PRA FAVORECER OS SEUS ALIADOS POLÍTICOS E SE MANTER NO PODER ACABANDO COM A VIDA DO NOSSO POVO!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *