Oficial do Corpo de Bombeiros em Petrolina lembra os 158 anos da instituição no país

por Carlos Britto // 02 de julho de 2014 às 18:42

Uma importante instituição brasileira completa nesta quarta-feira (2) exatamente 158 anos: o Corpo de Bombeiros. Para lembrar a data, o oficial de Relações Públicas do 4º Grupamento de Bombeiros em Petrolina, Almery Edmario Ouriques de Vasconcelos, conta ao Blog um pouco dessa história.

Confiram:

Corpo de BombeirosNo Brasil, a história do Corpo de Bombeiros começa em 1856, no dia 2 de Julho, através de um decreto assinado pelo Imperador Dom Pedro II. Em virtude disso, a data foi escolhida para se comemorar o Dia do Bombeiro e D. Pedro II foi declarado oficialmente o patrono dos Bombeiros do Brasil. Este decreto instituiu o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro, e para isso foram reunidas as seções de Bombeiros que existiam para o serviço de extinção de incêndios na Casa do Trem (Arsenal de Guerra).

O primeiro serviço contra incêndios era responsável por orientar medidas de socorro, cabendo à equipe técnica a supervisão dos trabalhos de salvamento e extinção do fogo. Apesar dos equipamentos utilizados serem rudimentares, a cidade já não se mobilizava desordenadamente. Aos poucos, ia-se organizando o núcleo oficial do Corpo de Bombeiros.

Os arsenais deixaram de ser os únicos responsáveis pelos incêndios, embora contassem com melhores equipamentos e pessoas mais especializadas, possuíam a colaboração da Repartição de Obras Públicas e de funcionários da Casa de Correção. Naquela época, o sinal de fogo era dado por tiros de peças (canhões) do Morro do Castelo, onde uma bandeira vermelha era içada. Em seguida, o toque era convencionado do sino da Igreja de São Francisco de Paula, indicando o lugar do sinistro.

Em 1880, a Corporação passou a ter organização militar e foram concedidos postos e insígnias aos seus componentes. Com o passar dos anos, equipamentos mais sofisticados foram fornecidos e viaturas mecânicas passaram a ser utilizadas.

Perpassando por toda a história desta secular Corporação que instituiu como lema “VIDAS ALHEIAS E RIQUEZAS SALVAR”, reconhecemos em nosso passado glorioso, em nosso presente atuante e em nosso futuro altaneiro a importância de nossa existência, certeza esta observada pela confiança que toda a população dispensa à tão nobre missão.

Hoje, dia 02 de julho, é comemorado o dia do Soldado do Fogo, dia de muita alegria para todos que fazem parte desta instituição e que gostaríamos de compartilhar nossa felicidade com toda a população de Petrolina, Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista e Orocó, cidades que fazem parte da área de atuação do 4º Grupamento de Bombeiros.

E em nossa canção “Soldado do Fogo”, em seu estribilho, deixamos registrado, toda vez que é entoada, o sentido de nossa razão de ser:

“Missão dupla o dever nos aponta

Vida alheia e riquezas salvar

E, na guerra, punindo uma afronta

Com valor pela Pátria lutar”.

Almery Edmario Ouriques de Vasconcelos/Aspirante do CBMPE – Oficial de Relações Públicas do 4º GB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários