‘O Vale Acordou’: Coletivo Amigos da Ilha envia carta à imprensa e faz duras críticas ao Exército

34

Coletivo da ilhaO Coletivo Amigos da Ilha, que luta pela liberação da Ilha do Fogo, enviou uma carta à imprensa acerca dos atos de violência registrados na última quarta-feira (4), durante a terceira manifestação do Movimento ‘O Vale Acordou’.

Na carta, o grupo repudia a ação violenta de alguns manifestantes e critica a reação do Exército. De acordo com o Coletivo, os militares teriam usado bombas de gás lacrimogêneo com prazo de validade ultrapassado e ainda teriam incentivado a violência. Eles pedem a transferência imediata do comandante do 72º BIMtz, James Corlet, da região.

Os governantes da região também são alvo de críticas, especialmente o prefeito Júlio Lóssio (PMDB), que, segundo a carta, não dá atenção aos movimentos sociais, tratando-os de forma “debochada e cínica”.

Confiram a carta:

O Coletivo Amigos da Ilha vem através desta manifestar-se acerca de acusações levianas levantadas por meio das redes sociais e de alguns meios de comunicação.

O Coletivo Amigos da Ilha já fez inúmeras manifestações, entre as quais podemos citar os banhos de baldes na Ponte Presidente Dutra, protesto no dia 7 de setembro de 2012, audiência pública com as câmaras de vereadores das cidades de Juazeiro e de Petrolina, e outros inúmeros manifestos que se realizaram na própria Ilha, e todos, absolutamente todos, de forma pacífica e ordeira, sem causar nenhum tipo de transtorno à população e aos órgãos de segurança pública. O Coletivo sempre primou pelo respeito às leis e a ordem pública.

Reafirmamos o apoio ao movimento ‘O Vale Acordou’, pois é um movimento criado pelo anseio da sociedade já indignada com a omissão dos gestores públicos. E o fechamento da Ilha do Fogo é um dos sinais mais claros e evidentes dessa omissão.

Pela proporção que o manifesto do dia 03/07/2013 tomou, pelo número de manifestantes, é evidente que apareceriam pessoas com os ânimos mais exaltados. Para piorar tal situação, contamos com a participação novamente desastrosa do comandante do 72º BIMtz, o senhor James Corlet, pois o mesmo – através de um sistema de som – a todo tempo incitava a violência e a revolta dos que ali estavam, sem parar um só minuto de chamar os manifestantes de vândalos criminosos, afirmando ainda que atiraria com arma letal, desafiando os manifestantes a entrarem na ilha.

A atuação desastrosa das tropas de Exército sob o comando do Coronel James Corlet se destaca ainda pelo fato de utilizar bombas de gás lacrimogêneo com prazos de validade ultrapassados, o que atenta contra a vida dos cidadãos, além do uso indiscriminado de bombas de efeito moral e balas de borracha, inclusive em momentos em que as ambulâncias trafegavam entre os manifestantes.

Não é de hoje que o senhor James Corlet incita a violência. Desde que chegou à região tem se referido à comunidade ribeirinha como drogados e prostitutas. Antes da ocupação da Ilha, mais precisamente na audiência pública, disse que a área era local de drogados, por isso a Justiça concedeu a posse ao Exército. O que de fato é uma inverdade, como já é público, foi através de ato administrativo que a Secretaria do Patrimônio da União deu cessão de uso ao Exército Brasileiro.

No ato da ocupação, o senhor James Corlet cercou a Ilha com mais de trezentos homens fortemente armados e dispostos para uma guerra, contudo somente encontrou pescadores desarmados e assustados. Depois da ocupação afirmou publicamente na imprensa que o problema das drogas na região foi resolvido. Mais uma mentira. Basta caminhar pelas orlas e arco da ponte para constatá-la.

Diante de tantas evidências de despreparo, cabe enfatizar que durante a primeira e segunda manifestação do ‘Vale Acordou’, o Coronel colocou jovens recrutas, ainda em formação, armados com fuzis de grosso calibre para vigiar a Ilha. O que desejava o senhor James Corlet?

Enfatizamos também que desde o início de abril encontra-se autorizado legalmente o acesso do público à Ilha do Fogo, conforme divulgado no Primeiro Termo Aditivo ao Termo de Entrega, publicado no Diário Oficial da União, página Nº 67 do dia 9 de abril de 2013. Fato que revela ainda mais desastrosa a operação com todo o aparato repressor utilizado durante manifestação e indevidas as placas de Área Militar e as cercas colocadas na Ilha.

Em razão da falta de preparo técnico e emocional do senhor James Corlet, exigimos ao Comando da 7ª Região Militar que o transfira imediatamente para alguma unidade administrativa do Exército Brasileiro.

O 72º BIMtz sempre foi motivo de orgulho, de admiração e de respeito de toda a comunidade do Vale do São Francisco, principalmente pelos relevantes serviços prestados.

Por fim, repudiamos os atos de violência – sejam eles praticados por agentes do Estado, sejam eles praticados pelo cidadão comum. Estendemos o nosso repúdio à omissão dos prefeitos de Juazeiro e Petrolina, em especial ao senhor Júlio Lóssio, que de forma debochada e cínica vem tratando os movimentos sociais da região com desdém, atitude peculiar dos déspotas e fascistas.

Reafirmamos o nosso compromisso com a luta democrática e pacífica a favor do acesso da população à Ilha do Fogo, assim como com as demais lutas encampadas por todos os coletivos sociais.

Coletivo Amigos da Ilha

34 COMENTÁRIOS

  1. Eu nunca vi tanta bobagem junta, se esse bando de arroaçeiros que defendem a ilha do fogo tivessem manifestado pacificamente nada disso teria ocorrido, e esse grupo que protestou não é um grupo isolado não, eu estava lá e presenciei, são membros desse grupo coletivo da ilha sim, posso até citar os nomes aqui de todos que participaram, já na outra manifestação esses mesmos aí já tinham cortado o alambrado em dois lugares, o Comandante do Exército só reagiu por conta da violência desses arroaçeiros e os únicos que defenderam a não utilização da violência no local foram os manifestantes do grupo o “O vale acordou” esse mesmo cidadão que mandou essa nota foi um dos que ficou rindo da situação e de braços cruzados durante a ação dos vândalos que ele mesmo defendia, deixa de hipocrisia meu amigo, eu tava lá e vi a sua atitude, você faz parte dessa baderna, e fica agora querendo colocar a culpa no exército e desde de quando vcs exigem alguma coisa bando de arroaçeiros. Em outro comentário eu já tinha alertado que essa violência ia ocorrer, inclusive lá na página do grupo salve a ilha do fogo no facebook a gente encontra um cidadão convidando as pessoas a levaram cordas para a manifestação para fazer não sei o que, e a sua página limita-se apenas a denegrir a imagem do exército.

    • Ei GERALDO… compre um frango e leve o COMANDANTE DO EXERCITO pra almoçar em sua casa…

      Seu mau informado…preconceituoso e fascista
      se vc esta lá na manifestação eu tbm estava..
      de certo merecia tomar um tiro no meio da cara
      pra largar de ser mentiroso e parar de generalizar…
      eu tbm faço parte dos amigos da ilha e nem por isso
      fui a favor dos “VAGABUNDOS” que jogaram artefatos no exercito
      e tão pouco fui a favor dos “VAGABUNDOS” que sairão dando voadoras
      nos portões da ilha do fogo…

      Muito pelo o contrario eu fiz foi tirar e afastar alguns que queria botar
      pra f na tropa …

      e você fez oq?

      Aposto que atirou pedras e escondeu a mão não foi?

      PERU!

  2. Tem é que descer o pau nessa cambada\mesmo, existem coisas mais importantes que deveríamos estar brigando ai ficam perdendo tempo com essa ilha que todos sabem que era um ponto de drogados e prostitutas, parabéns a Exercito pela atuação…

  3. Esse nota é pura hipocrisia de quem escreveu, vc não repudia violência coisa alguma, pois se repudiasse não ficaria de braços cruzados e rindo da situação como realmente foi a sua atuação, em nenhum momento vc tentou impedir os seus amigos vândalos e são vândalos mesmos e fazem parte do seu grupinho ou vc pensa que a gente não te viu lá. Deixa de ser hipócrita e vai se ocupar de outra coisa, vcs ofuscaram o nosso movimento pacífico e no final as notícias que saíram foram a respeito dessa violência de vcs, por favor respeite o nosso grupo e não se manifestem mais com a gente, não queremos esses arroaçeiros que defendem a ilha mais em nossas manifestações, chega de violência e hipocrisia.

    • Ninguém nenhuma pessoa se manifestou quando a ilha´só servia para consumidor de droga,
      hoje a ilha é a coisa mais importatnte do mundo. Pessoal reinvidique saúde, educação transporte de qualidade isso sim é necessario.

      Acorda pessoal vamos abrir os olhos, a passagem só baixou 0,05 cetavos e ninguém pediu mais.
      Estranho bbbbbbbbbbbbbbbbbb

  4. Parabéns ao Exercito por defender com rigor o patrimônio da União, a ocasiões que gostaria que o Exercito tivesse a liberdade de atuar como no passado “regime militar” Lula e Dilma encheram muito a bola do MST e derivados e Sindicalistas agora o pais sofre, cidadão que trabalha honestamente para ter uma casa ou trabalha a vida toda ou tem que comprar nesses programas do governo e pagar um absurdo, já os Sem Terra invadem terrenos alheios e bons, “SÓ PROCURAM TERRENOS AS MARGENS DO RIO OU EM PROJETOS DE IRRIGAÇÃO, SÃO BESTA QUE SÓ EM!” Ai ganham casa,terra,credito e logo logo vendem aquelas terras e vão invadir outras tornando um ciclo vicioso, Já os manifestantes se reúnem para um bem comum da sociedade e isso é plausível e louvável, mas ou os lideres identifica os que estão manchando os demais e perdendo a essência do movimento ou de nada adiantará !!!

  5. Esse movimento já está começando a ficar fora de controle. Eu avisei, ou o grupo expulsa esses arruaceiros ou vai perder a credibilidade da população. Tem que focar na passagem de ônibus e não deixar que outros grupos desvie o verdadeiro objetivo dos protestos. Veja o protesto de quarta-feira, foi unicamente para protestar contra os militares, os temas SAÚDE, EDUCAÇÃO e SEGURANÇA ficaram esquecidos.

    • pera.. um pouco de ação. não vai acabar com tudo ,mais vai chama mais atenção

      é dessa forma que JULIO VER OS NOSSO PROTESTO (não dá atenção aos movimentos sociais, tratando-os de forma “debochada e cínica”.)

    • Essa foi boa, esse comandante fez tanta lambança que tem que ir embora mesmo.Um comandante que incita a violência até mesmo dentro dos muros do quartel, quando relata seus feitos contra um médico civil que segundo ele cantou sua esposa e se vangloria de ter tirado sangue da boca do homem, isso dito em reunião na frente da tropa. Não seria diferente em uma manifestação como esta, e embora saibamos que realmente existam pessoas que não tem o intuito de protestar e sim de badernar , isso não dá o direito a este Senhor de agir de tal maneira.Respeito é algo que se aprende em casa, e ele é um representante do governo, uma autoridade, deveria se portar de uma maneira que condiz com seu posto.

  6. TODOS MORADORES DE BEM DA REGIAO,SABEM QUE ANTES DO EXERCITO ISOLAR A ILHA DO FOGO, A AREA ERA UTILIZADA POR TODO TIPO DE MARGINAL, DIGAM-ME QUAL FAMILIA DECENTE TERIA CORAGEM PARA TOMAR BANHO NESTAS CONDIÇÕES? PASSAR UM DOMINGO DE LAZER DIANTE DE UMA SITUAÇÃO DESTA? O EXERCITO BRASILEIRO ESTA DE PARABENS, AINDA É UMA DAS POUCAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS DE RESPEITO. MELHOR SERIA SE ESTES MOVIMENTOS QUE SE DIZEM “AMIGOS DA ILHA” FOSSEM PROTESTAR CONTRA OS PREFEITOS DE JUAZEIRO E PETROLINA CONTRA OS DESMANDOS DOS MESMO.

  7. O que tem tanto nessa ilha para esse povo se mobilizar tanto?! Creio eu, que por ser uma ilha onde nem PE nem BA devam policiar, fica mais fácil o consumo de drogas e a prática da prostituição nesse local. Sendo assim, é melhor que fique com o exército mesmo!

  8. “Antes da ocupação da Ilha, mais precisamente na audiência pública, disse que a área era local de drogados, por isso a Justiça concedeu a posse ao Exército” ISSO É FATO!!! Porém por lá circulavam pessoas de bem!!

  9. Nada irá ser resolvido pela violência! No momento que começaram a chutar, atear fogo, sacudir o o portão deixaram naquele momento de ser cidadão e transformaram-se em marginais e vândalos e perderam toda a razão.

    E utilizar as imagens para prender aqueles que insuflaram a violência e extirpar estes bandidos que mancharam uma manifestação pacífica. E se percebemos pelo Brasil inteiro nem a policia nem o Exército utilizaram da violência contra os que se manisfestaram pacificamente.

    Como em São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Porto Alegre, e outras cidades criminosos escondem-se no meio da multidão para roubar, depredar fazer vandalismo, aqui no vale estes BANDIDOS intitulam de “AMIGOS DA ILHA”. que mostraram não ter respeito a nada e ninguém e como qualquer marginal devem responder pelo seus excessos, em que milhares foram vitimas de uns vinte que não nos representa. Nas próximas manifestações peço que isolem estes marginais e não os deixem participar de nossa manifestação pacífica!!!!

    A LUTA CONTINUA, queremos educação, saúde, transporte coletivo, segurança a Ilha do Fogo não está em nossa pauta!

  10. A ilha é da União Federal. É um ponto estratégico da Região do Vale do São Francisco, local da divisa entre duas cidades e dois Estados Federais. Possui dono, ele não deve ser negligente à segurança de Juazeiro e Petrolina. Salvem as árvores de Petrolina.

  11. Ilha do Fogo tava mais pra Ilha da Fumaça… O principal “atrativo” da Ilha eram as drogas; e hoje tá fazendo falta pra muita gente aquele “ponto comercial” do ilícito… Parabéns ao Exército e à população de bem que sabe da hipocrisia desses, quase todos, falsos moralistas e parasitas da sociedade. Outra coisa, tem muita gente desse ‘Coletivo Amigos da Ilha’, principalmente uma “juventudezinha transviada”, que toda noite fica ali na Orla de Petrolina, na decida para a Porta do Rio, tomando vinho, fazendo arruaça e usando drogas…se alguém achar que estou mentindo é só ir lá conferir.

  12. Estão criticando o exercito por ter revidado com bombas vencidas, se as bombas estivessem com prazo de validade em dia poderia revidar?
    Quem divulgou esta nota não sabe nem o que diz, vcs querem que o exercito ou policiais apanhe, e devem ficar quietos?pelo amor de DEUS né? bagunçou tem que cair no pau mesmo, esta manifestação já perdeu a credibilidade, as fotos divulgadas nos veiculos de comunicação mostra parte dos manfestantes batendo, chutando o portão e vcs ainda acham que vcs tem razão? vvcs viram que foi encerrada em virtude de um manifestante que tentou esvaziar o pneu do veiculo da PRF e isso é legal? é norma?l
    Desse grupo quem já levou seus familiares num final de semana na ilha quando era aberta? acho que nenhum, agora que temos segurança para transitar pela ponte a qualquer hora vcs querem brigar pela ilha, dá licença, vamos lutar por saude, educação, segurança, isso sim, mais também pacifico.

    • É isso aí, Nunes, também não vejo nada de bom para a sociedade petrolinense e juazeirense na liberação dessa ilha do fogo para um monte de arruaceiros e ignorantes. Turma que não respeita nem as instituições federais PRF e Exército Brasileiro, o que se pode esperar dela?

  13. PARABÉNS: Gostaria da Parabenizar o Comandante do 72º BI Mtz, O Diretor da Polícia Rodoviária Federal, Comando da Polícia Militar de Pernambuco e da Bahia pela excelente atuação dessas Forças Militares em Proteção ao Patrimônio Público. Patrimônio do Povo Brasileiro. Caso esse pessoal chegasse a entrar na Ilha do Fogo todo o Patrimônio teria sido depredado e destruído. Coronel JAMES mantenha firme a posição de defender o patrimônio ao Senhor Confiado. Parabéns é isso que o Povo Espera do Exército. Tenho certeza que os Homens de bens continuam CONFIANDO no Exército. Que DEUS o proteja e a sua família.

  14. Coronel JAMES a minha família está com o Senhor. Não o conheço pessoalmente más sinceramente o 72º BI Mtz assumir a Ilha do Fogo foi a melhor coisa do mundo. Sou mãe de dois filhos estudantes Universitários em Juazeiro e moramos em Petrolina. Antes do 72º BI Mtz assumir a Ilha nós ( eu e o meu esposo ) éramos uma eterna preocupação com eles ao cruzarem a ponte. Hoje nos preocupamos menos. Coronel JAMES o Exército na Ilha trouxe a PAZ que precisávamos para que nossos filhos pudessem estudar. OBRIGADO EXÉRCITO BRASILEIRO.

  15. estão é sentindo falta de fumar um baseadozinho escondido no meio do mato e do lixo que era aquela ilha um local totalmente abandonado e perigoso …pra gente de bem aquela iha não faz a menor falta….

  16. Não assiste razão aos chamados aos integrantes denominados COLETIVO AMIGO DA ILHA. Observa – se que não existe respeito as entidades como prefeitura, exercito e as suas autoridades gestoras, além disso os integrantes COLETIVO AMIGOS DA ILHA os seus membros são todos radicados e moradores de juazeiro, onde tem domicílio e lá são votantes. A ILHA DO FOGO, como sabem os integrante do COLETIVO é parte integrante do território de PERNAMBUCO que é um ENTE FEDERATIVO, portanto não é de sua JURISDIÇÃO, foge a sua alçada, a sua competência. A JURISDIÇÃO DA BAHIA é a partir da margem direita do RIO SÃO FRANCISCO. Só isso.

  17. BOM TENHO UMA PERGUNTA A FAZER PORQUE ESSES AMIGOS DA ILHA NAO VÃO FAZER UMA MANISFESTAÇÃO NAS PREFEITURAS DE JUAZEIRO E PETROLINA POIS NAO QUEREM SE RESPOSABILIZAR PELA A MANUTENÇAÕ E SEGURANÇA NA LHA…. O EXECITO NADA MAIS É QUE UMA ORGANIZAÇÃO FEDERAL QUE FAZ CUMPRIR AS ORDENS DA UNIÃO E NESSE MOMENTO É FAZER A SEGURANÇA DA ILHA …

  18. É como eu sempre digo, Juazeiro precisa de uma unidade do exercito separada desse 72bi, para que os jovens baianos se alistem AQUI NA BAHIA. Seria importante melhorar e aumentar as estruturas do tiro de guerra aqui em Juazeiro. Vamos separar as coisas. Não há razão para os jovens da região de Juazeiro irem se alistarem e servir esse exercicito aí de Petrolina.

  19. Sou uma senhora idosa, dos meus 74 anos, não compactou com a violencia e nem com mentira. A ilha do fogo é do povo, infelizmente a hipocrisia reina nessa cidade de petrolina, como pode as pessoas falarem de drogas e prostituição se muitas delas fazem uso. Outra coisa, não admissivel que o exercito nao tenha mais nada pra fazer na regiao do que tomar conta de uma ilha que sempre foi de utilização da população. Digo mais a maioria dos comentarios sao de recrutas do exercito, meu neto está comigo agora me relatando isso, ele tá servindo no 72 BIMTZ. Peço que as pessoas que detratam a ilha, coloquem os seus nomes verdadeiros.

    • Dona Maria, não sou do Exército, mas digo-lhe com toda verdade: vivi minha infância correndo e nadando naquela ilha. Há alguns anos, não tinha coragem sequer de passar a pé por lá, com receio de ser assaltado por delinquentes viciados que se apossaram da ilha. Não fico feliz ao ver o local fechado do jeito que está, acho que deveria haver projeto político para revitalizar e devolvê-la ao povo. Caso contrário, é melhor continuar com o Exército Brasileiro, evitando que nossos jovens ingressem ao mundo das drogas!!!!!

    • Tenho que concordar com a Maria do Carmo senhor ptas, as pessoas de bem realmente se incomodam com a presença deste Comandante que em nenhum momento esteve perto da comunidade do Vale do São Francisco. Espero que tudo que ele passou aqui sirva de lição para que o mesmo melhore como pessoa e como Comandante de Unidade, se bem que pode ser difícil pois o mesmo irá enfrentar processos judiciais devido a sua conduta permissiva. Lembrando que aqui se faz, aqui se paga.

  20. Parabéns ao Sr. Corlet por tratar esses vagabundos da forma que merecem!!
    Essa estorinha de ” Amigos da Ilha”, querem apenas um lugar pra fumar maconha sem serem incomodados.
    Querem protestar?? Vão pra porta das prefeituras de Juazeiro e Petrolina, pedirem melhores condições de sáude, educação, segurança e transporte. Vão para as câmaras pressionar esses vereadores vendidos que votam tudo que os prefeitos mandam em troca de dinheiro.
    Mas esses “manifestantes de araque” perderam o foco ao ir fechar a ponte, atrapalhando a vida de centenas de caminhoneiros que vivem do seu trabalho e perderam um dia de viagem porque um bando de maconheiros querem de volta a sua boca de fumo.
    E Sra Maria Lucia do Carmo, ninguém está detratando a ilha. A ilha vivia sem tratos antes do exército assumir, quando vivia lotada de maconheiros e prostitutas. Hoje sim ela está preservada e segura.

  21. Nunca vi tamanha desordem, anarquia e desrespeito às instituições (PRF e EB) que ali estavam cumprindo seu papel, conforme reza na Carta Magna. Várias fotos registrei de arruaceiros, maconheiros e vagabundos desafiando o Exército e a PRF, com paus, bombas, coquetéis, etc. Refleti: Não é esta democracia que quero para meus filhos. É preferível que os militares tomem novamente o poder, pois, essa democracia (repleta de corrupção, desrespeito, impunidade) que vivemos está uma verdadeira desordem. ABAIXO A DEMOBAGUNÇA!!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome