O jardim das flores do recesso

por Carlos Britto // 26 de julho de 2011 às 21:44

O técnico agrícola e bacharel em Administração, José Omara Lopes da Silva, faz uma análise critica da situação político-administrativa de Juazeiro.

Segundo o leitor, não dá para cobrar do atual prefeito, Isaac Carvalho, as mazelas existentes há décadas na cidade. Confiram:

A eleição do atual prefeito Isaac Carvalho suscitou um desespero nas antigas oligarquias de Juazeiro. Quando se viram longe do poder, entraram em parafuso, fazendo oposição a qualquer custo, de todo modo, com ataques pessoais, numa tentativa de desqualificar o trabalho que vem sendo realizado pelo prefeito Isaac Carvalho. É como se todos os problemas da cidade, que são muitos, é verdade, tivessem surgido de dois anos para cá. Logo eles, que se locupletaram dos cargos públicos durante um período que chega a meio século. Agora se utilizam de flores do recesso, buscando holofotes da imprensa, com notícias sem valor, criadas.

Fica claro que os opositores não brigam por uma Juazeiro desenvolvida, com os seus problemas resolvidos como falta de calçamento, melhorar a infraestrutura urbana. Eles brigam é por Poder! A nossa cidade, oficialmente, tem 350 km de ruas, sendo apenas 150 pavimentadas, destas cerca de 80 % precisam de reparos. O prefeito tem divulgado frequentemente essa informação, para que as pessoas saibam que, com 133 anos de cidade, é assim que Juazeiro foi tratada. O atual prefeito tenta reparar esse déficit com um programa para pavimentar mais de 100 ruas da cidade. Espero que consiga, pois já vi na imprensa que as primeiras ruas foram inauguradas, mas espero também que não tenha sido motivado apenas pelas comemorações do aniversário da cidade.

E aí vem a oposição querer do prefeito uma rapidez nas execuções das obras públicas, que como eles mesmos sabem, eu acho, exigem uma burocracia morosa, para que todos os prazos sejam cumpridos de maneira eficaz e efetiva. Para tentar dar valor às suas tentativas de criar notícias, usam alguns meios de comunicação, que se perderam pelo caminho, e hoje estão mais enquadrados num outro ramo da comunicação: a assessoria de imprensa. Para estes, como já disse um pensador inglês: “a calúnia não exige provas”. Outros meios não se pautam pelas falas e “verdades” produzidas por parlamentares, ex-gestores, anônimos…

O mais intrigante é que estes mesmos opositores, criadores dos problemas de Juazeiro, não querem ouvir falar do passado, pois eles sabem que incomoda. Pois, traz as lembranças dos tempos das vacas gordas, engordaram tanto que afinaram Juazeiro, uma cidade hoje incapaz de realizar uma obra com recursos próprios, sendo a última o colégio Paulo VI, obra do ex-prefeito Arnaldo Vieira. Essas pessoas inviabilizaram Juazeiro. Tomaram um empréstimo com juros altíssimos para sanear mais de 40 bairros, mas apenas cinco ou seis saneados. Hoje essa dívida está em mais de R$ 140 milhões, como anunciou o Banco Central, sendo que sai mensalmente dos cofres do município um valor de R$2,5 milhões, é muito dinheiro jogado fora. Uma CPI foi criada, os culpados foram apontados, mas por força política nada aconteceu.

Esse governo de hoje já realizou obras e ações que acharíamos que nunca iria acontecer, como é o caso da ponte. Que agora, num momento oportuno, um “grupo” se une para entregar à presidenta Dilma uma lista de reivindicações e como ponto principal a construção de uma nova ponte. Fala sério! Logo agora, após oito anos, vocês se atentaram a esse problema?

Há mudanças significativas na educação, na saúde, na infraestrutura, no abastecimento e tratamento da água, no social, no esporte e também no comportamento da população, que não admite mais a política da picuinha, das inverdades, com ataques pessoais por falta de argumento.

A oposição tenta plantar um jardim de flores do recesso, entretanto o perfume exalado por essas flores não cheiram nada bem.

José Omara Lopes da Silva/Técnico Agrícola e Bacharel em Administração

O jardim das flores do recesso

  1. TIago Critico disse:

    Caro José Omara,
    Seu texto rememora algo que não é nenhuma novidade nem aqui “Juazeiro” Tampoco na “China”. Num sei se o senhor sabe mas o Prefeito Isaac é Cria de Misael, pois o mesmo apoiou diretamente o Ex-gestor, e não pestanejou quando o grupo da mudança o convidou para embarcar na “Nau das Fabulas”. Outro sim, o senhor deveria ouvir algumas radios de Petrolina, lá não existe assessor de prefeitura que apresenta programa jornalistico matinal. Com o perdão da franquesa, pareçe que o senhor não está em sitonia com o cotidiano de Juazeiro, “saiba que quem não pode com a rudia não deve carregar o pote”. A prefeitura tem apoio dos Governos federal e Estadual e ainda continua no rumo da mudança. O senhor como escritor é um otimo assessor da Gestão atual. 2012 está chegando abra os olhos rapaz.

  2. joaquim disse:

    Eu diria que,para criticar,antes,necessario seria,experimentar,do contrario,nenhuma critica é justa
    .É muito comum,um cidadão dizer:Não vi,não gostei!
    Só quem vive a experiencia é que sabe,verdadeiramente,onde o sapato aperta,onde o calo doi,a diferença entre o doce e o amargo.
    Como cidadão Juazeirense,posso dizer que,se a administração de Isaac não é boa,as anteriores foram bem piores.Bem ou mal,algumas coisas foram feitas,cito uma:O alargamento do Canal do Novo Encontro.Hoje,quando chove,ja não existe mais os alagamentos na região mais baixa do bairro,tão comuns,antigamente.
    Se eu tivesse de apontar um ponto negativo da Administração Isaac,eu apontaria a ma escolha de seus acessores.Este foi seu pecado maior,pecado capital,principalmente,na Secretaria de obras publicas,responsavel pela manutenção da cidade.Faltou gente competente,com vontade,capacidade e disposição para resolver os incontaveis pequenos problemas,presentes em todos os bairros.Coisas simples do dia a dia,mas,importantes para o cidadão,foram ignoradas,foi um show de descaso,pouco caso,omissão e inoperância,em razão disto,o Prefeito Isaac ficou mal na foto,muito a gosto dos seus adversarios politicos.
    Infelizmente,no cenario politico atual de Juazeiro,não vejo,ainda,ninguem melhor do que ele,pois,como ja disse e repito:Se a sua administração não foi boa,a dos anteriores foi bem pior !…

  3. C. Silva disse:

    Tiago, de crítico você não tem nada, apenas faz calúnia!

    O texto é coerente e justo com a história e o presente. Como não se fez nada, se hoje a cidade faz gestão de 3 hospitais municipais?

    A cidade que constrói o segundo maior número de creches do Brasil, que remedia o lixão, que atrais investimentos, que recupera os acessos de todos os distritos irrigados, que climatiza escolas, que conclui a ponte, que assegura o anel viário, que inicia o calçamento de mais de 100 ruas, que conquista agora 15 quadras e 15 postos de saúde para serem iniciados em 4 meses, e que faz tudo isso pagando 2,5 milhões por mês de dívidas deixadas por gente em quem você votou, esta cidade tem uma gestão que NÃO FAZ NADA????

    Você é da categoria dos piores cegos, aqueles que lucram com a própria “cegueira”!

  4. Observador disse:

    Eu acho que esse cidadão José Omará está muito desinformado.Vai puxar o saco do prefeito assim pra lá!!! Outra coisa. Você é muito desinformado, heim, Omará! Até parece que você não mora em Juazeiro! Pense num texto infundado!!!

  5. DEOMIRO SANTOS disse:

    Olhando para Juazeiro de forma superficial, já que resido em Petrolina, faço as seguintes observação:

    1) A promessa do atual Prefeito foi muito bem feita e continua bem feira – no rumo da mudança;
    2) Juazeiro elege administradores que não pensam a cidade daqui a 50 anos, aí a cidade fica capenga;
    3) As mazelas cometidas pelas administrações passadas tem que ser informada à população assim que o Prefeito assume e depois pode esquecer;
    4) Todas as observações feitas pelo companheiro bacharel em administração são realidade, não levando em conta a paixão política que sempre colocamos na nossas opiniões;
    5) Juazeiro é uma cidade que tem poucas representações políticas e quando tem elas não tem sido transformada em benefícios para a população.
    6) O atual Prefeito tinha que mudar pelo menos de atitude com a população e isso ele não fez e é por isso, que vem sendo cobrado pelas ações semelhantes dos antecessores.
    7) Prefeito Isaac Carvalho, governe ouvido o povo, é tempo de mudar o rumo da mudança.

  6. Acordadinho disse:

    “…hoje incapaz de realizar uma obra com recursos próprios, sendo a última o colégio Paulo VI, obra do ex-prefeito Arnaldo Vieira.” Essa afirmação entre aspas está errada, pelo jeito não conhece a cidade. Defende cegamente o caos que aí está. Ninguem em 133 anos nunca fez nada, tudo está sendo feito agora, só não sei onde. Como outros que já começam a passar por aqui, alguém há de voltar, com outras palavras e uma visão realista de que essas flores que não cheiram bem, são desse jardim mal acabado e mal cuidado, iniciado em 01.01.2009.

  7. Tiago Critico disse:

    CARO C. Silva,

    Não sei se o nome do senhor é esse mesmo, mais por favor diga ao povo qual a grande obra marca a gestão do prefeito Isaac da Juagro ? que vc elegeu e ajudou a fantasiar Juazeiro.
    Ah é interessande dizer que as obras a qual o senhor se refere são oriundas do “Governo Federal”. Pra seu conhecimento ser critico é refltir sobre a realidade dos fatos e descrevelo com Coerencia, coisa que falta no senhor que aliás deve está mamando nas tetas da Prefeitura. A sua visão é ipocrita, e logo não compartilho da sua idelogia arcaica e enganadora. 2012 vem aí e tomara que seu excelentissimo prefeito ou o senhor possa explicar o desmantelo da atual administração em debates públicos.

  8. C. Silva disse:

    Tiago, cuja ipocrisia se escreve com “i”, tenho algo a te falar:

    Obras oriundas do governo federal são conquistas da gestão. Você considere mesmo possível fazê-las com recursos próprios inexistentes? Afinal, por que os anteriores não conseguiram atrair estes investimentos?

    Foram 20 anos sem a construção de uma creche sequer e você apoia quem deixou a cidade no mais profundo atraso!

    Você deve conhecer de tetas da prefeitura e ter saudades delas. Por isso, sai acusando quem discorda de você.

    Juazeiro deu um BASTA no revezamento de dois incompetentes e descompromissados que a geriram por DUAS DÉCADAS!

    Não fui apenas que votei em Isaac e estou muito contente com a minha escola. Jamais nutri a ilusão de que tudo se resolveria em 3 anos!

    Na verdade, esses três anos já foram suficientes para comprovar o quanto os anteriores eram incompetentes. Basta comparar e ser isento, mas isso certamente não posso esperar de gente como você.

  9. Ramos disse:

    É assim que se responde…!!! Parabéns C. Silva!!!

    Gente louca! Pensam que em 3 anos se resolveria décadas e décadas de desmandos e total desrespeito para com a cidade e o social…

    Tomem o lugar dele, se deparem com a atual situação financeira do município – resultado das porcalhadas dos governos passados – e quero ver o milagre que seria operado por vocês…. Só sabem reclamar! Falar é muito fácil… Arregacem as mangas e comecem a operar a mudança de acordo com o horizonte de atuação de vocês…

    Falastrões!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários