O estupro na Facape que nos fere de morte

por Carlos Britto // 20 de maio de 2009 às 09:35

100_1418Os estudantes da Facape estão nesse momento reunidos em frente à faculdade em repúdio ao estupro que aconteceu ontem nas dependências daquela unidade. Isso mesmo, uma aluna foi estuprada em plena sala de aula vazia depois de  ter sido abordada no estacionamento.

Até agora, nem diretoria, nem autarquia, governo municipal ou alguém de direito, com o mínimo de sensibilidade, disse nada ou proferiu uma palavra, uma linha escrita.

E assim, vai a Facape com seu inferno astral cada dia mais envergonhando seu corpo docente, discente e a cidade com toda sorte de desmandos.

Honestamente, esta senhora que formou tantos não merece esse tratamento.

Na cadeia, mesmo lá onde bandidos, assaltantes, saqueadores, drogados ou injustiçados se encontram, estuprador não tem vez nenhuma e sim tratado a sopapos pelos próprios presos e não raro recebe a mesma moeda. Mas na Facape pode.

A vida da moça estuprada nunca mais será a mesma. Os pais (gente como eu e você) não terão mais a segurança ou confiança de mandarem seus filhos com a sede de conhecimento e justiça para a escola por que lá não se garante a integridade.

Fala-se agora que há quinze dias outra aluna foi amarrada e um outro estupro só não se consumou por que alguém ouviu o desespero murmurante e interveio.

É preciso agora, que se pare com a desnecessária guerra política, com o descaso desenfreado e que se respeitem à vida, as pessoas. Ou será tarde demais?

O estupro na Facape que nos fere de morte

  1. Adamastor disse:

    Enquanto situação e oposição se enfrentam pelo poder, os alunos estão a mercê de bandidos, será que nós pais, alunosm professores, e demais funcionários da Facape, ficaremos nessa insegurançam enquanto o atual diretor fica em sala de aula dizendo que não esta acumulando cargo e acusando a diretora Clemilda.
    Temos que nos unir em favor de nossa Facape, pois, enquanto ficar essa guerra politica pra medir quem tem mais força, nossa instituição vem sofrendo desgaste.
    PREFEITO KD VC NESSAS HORAS.

  2. Ana Matos disse:

    Estou até agora tentando entender o que houve.
    Como é que nós alunos nos sentiremos seguros diante de um quadro desses?
    E a família? E a vítima?
    Também não era pra menos, na minha faculdade se investe maciçamente em infra-estrutura, mas, o cuidado com o patrimônio humano é zero.
    Ali em todos os recônditos os marginais podem vir a atacar os desavisados, haja vista que não se tem um controle de quem entra ou sai da instituição.
    Vergonha é o que sinto.
    Hoje as aulas foram suspensas, mas, alguns professores continuavam a ministrar suas aulas como se nada houvesse acontecido.
    Foi preciso chegar a este ponto? Será que a guerra política é superior ao bem da vida?
    Eu como estudante do curso de Direito me sinto vilipendiada, insegura. Foi com uma moça do mesmo curso, poderia ser comigo, com uma outra. Foi a vida de alguém que esteve em jogo.
    Onde estão os os coordenadores de curso? O sr. Diretor? O sr. Prefeito? Todos silentes e recolhisdos em suas confortáveis salas.
    Temos que fazer frente a estes absurdos, antes que na FACAPE as “anomalias e anormalidades” se tornem coisas corriqueiras.
    Precisamos gritar por justiça, segurança e fazer valer os nossos direitos antes que seja tarde demais…

  3. Watergate disse:

    Em que horario isso aconteceu ?

  4. robert disse:

    meu deus cadê a segurança desta faculdade privada que pais e alunos
    pagam com tanta dificuldade, isso e uma vergonha!!!!!!! e constrangedor
    para sociedade petrolinense.

  5. ATENTO disse:

    Quando se imagina que o pior já aconteceu: o estupro que foi a intervenção do Executivo Municipal na FACAPE, aparece esse ato desumano, imperdoável. O sacrifício que pais e alunos fazem para estudar numa faculdade cara como a FACAPE, agora é abalado pela falta de segurança aos que ali estão, seja trabalhando seja em busca de conhecimento. Onde estão as autoridades constituídas: diretores, prefeitos, vereadores, ministério público, PM, PC etc. para coibirem essas monstruosidades. Kd aqueles que disseram que iriam cuidar das pessoas? A FACAPE tem que oferecer segurança a seus alunos, professores, administrativos etc. Não pensar apenas em crescer fisicamente. A sociedade quer ação, quer respostas de quem de direito para barrar tantas astrocidades que vem ocorrendo em nossa cidade.

  6. Watergate disse:

    Adamastor, sem querer defender o prefeito, mas acho que ele nao deve fazer o papel de vigia e estar presente na facape pra salvar essa moça.
    tem muito mais coisa envolvida nisso que apenas sua politicagem.

  7. Flor disse:

    Vocês acreditam em tudo o que ouvem…

    Abram os olhos e os ouvidos para a verdade…

  8. João Vitor disse:

    há quanto tempo que a FACAPE não tem segurança??? a quanto tempo que o estacionamento dos estudantes está sem nenhum serviço de proteção???? Quem não sabe que a FACAPE

  9. José Eduardo disse:

    Lamentável isso, por que a culpa seria do atual prefeito?? (vide comentário abaixo)

  10. Menos discurso, por favor!!! disse:

    Se investigar, descobre quem cometeu essa barbariedade. Não adianta discurso, a polícia tá investigando???????? A imprensa deve acompanhar as investigações em vez de bajular a polícia e meter o pau em outros poderes. Que tal o blog acompanhar passo a passo essa história? Tô vendo é muito discurso, e cobrança aleatória, daqui a pouco chamam o papa. Independente de quem administre essa Faculdade, pelo visto uma zona, a segurança tem que aumentar, por mim tanto faz quem esteja la´, mas tem que ter segurança, é o mínimo. Mas repito, acompanhem a polícia, solicitem delegado especial, senão de nada adianta esse lenga lenga.

  11. envergonhados disse:

    Essa intituição está precisando ser moralizada e Dr. Julio vai fazer isso, ela tem um papel muito importante para região.

  12. André Braga disse:

    Lamentavelmente mais um fato marcante e desagradável na FACAPE, mas não foi por falta de visão ou que não houvesse queixas por parte dos alunos.
    Há muito que somos vítimas do descaso, não há controle algum nos acessos desta instituição, lá adentra qualquer um, seja estudante, professor, alunos e também meliantes…fatos outros já aconteceram, como SEQUESTRO RELÂMPAGO de um professor no estacionamento, FURTO de carros e motos, constantemente PICHAÇÕES com graxa de sapato danificando a pintura dos veículos, sobretudo no estacinamento dos alunos, que se torna um local propcio para OUTRAS PRÁTICAS DELITUOSAS, sobretudo quando fica SEM ILUMINAÇÃO. Este último, fui pessoalmente reclamar, porém fui informado que a direção NÃO COBRAVA PELO ESTACIONAMENTO E PORTANTO NÃO LHES PRESTAVA A DEVIDA SEGURANÇA.

    Lamentável, ME SOLIDARIZO COM A ALUNA E SEUS FAMILIARES, mais uma decepção na FACAPE, que merece SER REPUDIADA.

  13. João Vitor Meireles disse:

    continuando…

    há quanto tempo que a FACAPE não tem segurança??? a quanto tempo que o estacionamento dos estudantes está sem nenhum serviço de proteção???? Quem não sabe que a FACAPE virou brinquedo na mão de politicos?

    Depois da audiencia da FACAPE que os alunos foram se manisfetar, depois que a aluna foi estrupada que tomaram uma atitude, é uma pena que as pessoas nao tem o hábito de fiscalizar ou será que fecham os olhos para nao ver mesmo?

    É UMA PENA!

    João Vitor
    Aluno FACAPE

  14. Watergate disse:

    Ninguem fala nome, horario, local, como.
    Uma cidade como petrolina, um fato como esse ja teria até foto do “evento”.
    No entanto, so falam em politicagem.
    Isso ta me cheirando muito mal.
    Será que resolveram espalhar boatos em retaliação a exoneração de Clemilda ?

  15. roberta disse:

    NÃO ADIANTE GENTE,,,nem prefeito nem policia nem vereador
    providencias anteriomente teriam que ser tomada pela administração
    representante do ensino já que vinha acontecendo outros fatos;e vcs
    alunos por que não protestaram pela falta de segunça. lembre-se que vcs tem a força SEM VCS ISSO NÃO FUNCIONA OU VÃO ESPERA APOEIRA BAIXA E OUTRA ALUNA SER VIOLENTADA!!!!!!!!!!!!!!!

    Roberta almeida
    gerente administrativa

  16. Indignado disse:

    Infelizmente, uma tragédia anunciada, pois há 15 dias já havia ocorrido um atentado, mas a “administração superior” parecia ter “coisas mais importantes” como os seus cargos e vantagens pra defender… vamos aguardar uma nota do CONSU.

  17. Um dos alunos disse:

    É uma vergonha!!!

    Petrolina está uma vergonha!!

    Se já não bastasse o comportamento da nossa pré-Feitura, deixando todos os buracos tomarem conta da cidade, agora, a FACAPE – essa entidade – esconde seus podres.

    Sinto-me, enquanto Pernambucano, envergonhado.

    Eu quero que digam quem é esse sujeito, esse que dizem ter sido um aluno que fugiu! Dizem que a mulher da cantina o viu. Dizem que um estagiário correu atrás dele. Dizem que já sabem que foi esse estuprador.

    Eu quero que digam.

    Petrolina exige saber quem é.

  18. Toninho do Diabo disse:

    Isso é um absurdo. Uma faculdade desse porte, não ter a mínima segurança! a reitoria devia ter mais cuidado e colocar o mínimo de segurança no local.

  19. Leonardo disse:

    Comentario de André Braga “Este último, fui pessoalmente reclamar, porém fui informado que a direção NÃO COBRAVA PELO ESTACIONAMENTO E PORTANTO NÃO LHES PRESTAVA A DEVIDA SEGURANÇA.” Acho que só quem paga o estacionamento são os professores, porque no deles tem fiscalização para entrar. Minha mensalidade custa apenas R$ 392,00 por mês, será que nesse valor não já esta incluido a segurança ou será este o motivo do aumento de 12% nas mensalidades.

  20. Jamila disse:

    Uma BARBARIDADE esses acontecimentos,um tanto estranho. No decorrer de minha vida conheço pessoas que estudaram na FACAPE cerca de 10 anos atras e atualmente sou aluna a cerca de 3, e sinceramente NUNCA houvi falar de coisas desse tipo. Um tanto curioso fatos desta magnitude acontecer logo agora depois desse reboliço todo, não é mesmo??? E como dizem: “Guerra Politica”. Será que essas pessoas pela busca do poder, sejam capazes de fazer qualquer coisa e a qualquer custo, será que não estão mandando fazer isso?? para dizer que a Administracao de A ou de B é a melhor? É muito triste pensar nisso, porem são indagações que nos cabe a fazer. Pessoal vamos prestar bastante atenção aos fatos ocorridos. Agora uma coisa é fato, lá não se tem segurança, comprometimento daqueles que fazem o corpo docente e administração tentam ABAFAR o caso a fim de não se envergonhar perante a sociedade. E esta pobre vitima que teve sua vida Marcada, roubada como fica??? Enquanto ouço comentarios que coordenadores esnobam riem, e se fosse uma filha deles???? como seria henn??? Acredito que totalmente diferente. E outra houve realmente um caso de assalto uma moça foi amarrada no banheiro masculino e o homem a abordou por volta das 21:30, levando apenas seu celular a mesma nao levou a situacao a publico por medo, nimguem viu isso??? O que acontece é que a humanidade esta banalizada as pessoas só olham para seu proprio umbigo, so veem aquilo que querem ver seus proprios interesses.

    E agora o que falta acontecer mais??? será que vai chegar ao ponto de ter um homicidio la dentro???

    Sentimentos de Indiginaçaõ !!!!!!!!!

  21. Jonas Ramalho disse:

    Pena pela moça que veio a sofrer com a situação. Mas nesse blog é engraçado como tudo que venha a publico e de imediato é sugerido a presença de Prefeito. Casos são esses que se torna um blog facil de se detalhar a noticia sem mesmo a ter lido antes …

  22. Opara disse:

    É preciso urgentemente colocar câmeras nos corredores da FACAPE. Esse caso tem que ser acompanhado de perto pela imprensa. Os culpados devem ser punidos na forma da lei, apesar de saber que nas cadeias e presídios estuprador ser tratado na base da lei de Talião: Olho por olho; dente por dente.

  23. amopetrolina disse:

    Como é que em plena luz do dia, um bandido, um crápula, um não sei nem o que, entra na FACAPE e faz vítima uma moça indefesa, esforçada, trabalhando e estudando para crescer ainda mais, pois a conheço muito bem, desde quando nasceu.

    Será que com as mensalidades exorbitantes pagas pelos alunos não daria para colocar câmeras, vigilantes, seguranças, tornar o acesso mais difícil a quem não tem o que fazer na instituição?

    Se eu fosse o pai dela processa a FACAPE por danos morais, físicos e psicológicos que a jovem sofreu, e queira Deus, não tenha que conviver com o fantasma do estupro a lhe rodear.

    Os alunos deviam se manifestar mais duramente, por exemplo, não ir à faculdade enquanto algo de concreto não fosse feito. Não bastasse os outros escândalos de ordem administrativa, ainda surge esse, que com certeza feriu os brios de uma família de bem, e de toda a sociedade, pois o fato poderia acontecer com qualquer uma aluna ou até professora daquela instituição.
    ´
    Nos últimos 15 dias entrei por três vezes na FACAPE no período noturno para falar com um professor e fiquei andando pelos corredores sem que ninguém me interpelasse, sem que tivesse que me identificar e dizer o que estava pretendendo.

    Isso ainda vai dar muito o que falar. Através do blog o mundo vai tomar conhecimento desse fato lamentável, e é mais uma pecha para a nossa querida Petrolina.

    Aquele que souber quem fez esse ato brutal denuncie, dê indícios, pistas. O monstro que prejudicou uma família honesta, de bem, tem que ser encontrado imediatamente e pagar caro pelos seus atos.

  24. Nadja Larissa disse:

    Isso que estar acontecendo com a Facape é um absurdo.Como pode uma faculdade como essa não ter o minimo de segurança?Pra onde estar indo o dinheiro de nossas mensalidades(que se diga de passagem abusivas)?O que falta acontecer para que o responsáveis tomem uma posição seria em relação aos direitos e garantias dos alunos dessa instituição?
    Fica aqui a minha idignação!!!!!

  25. amopetrolina disse:

    WATERGATE

    Deixe de ser puxa-saco do prefeito, seja solidário, tenha espírito de humanidade. Se tiver filha, imagine que isso poderia ter acontecido com ela ou com você, já que você não tem consciência da dor alheia, vai ser preciso se posicionar no lugar da vítima!

    Como é que você quer que seja divulgado o nome da moça estuprada? Qual foi o crime que ela cometeu? Quem tem que ser pego e mostrado para toda a sociedade petrolinense é o estuprador, esse sim foi quem cometeu um crime hediondo!

    Como é que você tem a cara de pau de achar que esse lamentável fato tem algo a ver com Clemilda? Infelizmente esse espaço é democrático e uma opinião como a sua ainda tem que ser publicada.

  26. Aluno disse:

    Agora vcs acreditam????? Houve uma violencia dentro da FACAPE e tentaram abafa, ate chegaram a dizer que era mentira. (coitada da garota) e agora…. Justiça!!!

    Nós discentes desta unidade, assim como muito docentes e tecnicos sérios, nos dispomos a esses absurdos. Como aluno que paga em dias sua mensalidade a indignaçao é cada vez maior.

  27. Marciano disse:

    Eu estava ate querendo colocar minha namorada e sobrinha para estudar na facape, mas depois dessa.. deus é mais. Daqui uns dias, aparece algum serial killer. Eu tô mais seguro no Rio Express Show ou Petrolina Hall, do que na facape.

  28. Roberto Carvalho disse:

    Companheiros de blog, há tempo n comento aqui no blog, mas após um comentário totalmente infeliz do sr. Watergate, que deixou insinuar ter sido esta notícia uma retaliação à demissão de clemilda, aí é demais!! puts! vamos brincar de querer discutir política, mas até em matérias criminosas como essa, querer inventar uma teoria da conspiração??? aí é demais… vamos ter noção nos comentários, imagina o que essa garota e a família dela devem tá passando pra ainda ouvirem esse tipo de coisa… pelo amor de deus. Britto, com relação ao outro caso da tentativa de estupro, realmente é verdade… e a reitoria foi avisada, mas pelo jeito, tinha que haver a consumação do fato para que se tomasse alguma providência. UM ABSURDO!!!!

  29. A VERDADE disse:

    AGORA VÃO CULPAR O PREFEITO TAMBÉM PELO ESTUPRO? QUE EU SAIBA A FACAPE NÃO TEM NENHUMA SEGURANÇA, A DIREÇÃO NUNCA SE PREOCUPOU EM DAR SEGURANÇA AOS ALUNOS, AGORA ATRASE PELO MENOS 1 MÊS A MENSALIDADE. A FACAPE NÃO É UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA, ELA QUE DEVE ZELAR PELA INTEGRIDADE FÍSICA DE SEUS ALUNOS, PROFESSORES E DEMAIS FUNCIONÁRIOS. ISSO AINDA VAI RENDER UMA BELA INDENIZAÇÃO, MERECIDA POR SINAL! INFELIZMENTE AS COISAS SÓ MELHORAM AQUI NO BRASIL APÓS ACONTECER UM ATO ABOMINÁVEL COMO ESSE, NADA DE PREVENÇÃO. O QUE SERÁ DESSA JOVEM AGORA? SERÁ QUE A FACAPE VAI DEVOLVER SUA INTEGRIDADE FÍSICA? ATÉ QUANDO TEMOS QUE ESPERAR PARA VER AS COISAS MELHORAREM? QUE PAÍS É ESSE? É O PAÍS DO BOLSA ESMOLA, É O PAÍS DA CORRUPÇÃO DESENFREADA, É O PÁIS DO PLANO DE SAÚDE VITALÍCIO DOS SENADORES, É O PAÍS DA IMPUNIDADE, ENFIM, É O PAÍS DO FAZ DE CONTA.

  30. Estudante Indignada disse:

    É lamentável tamanho absurdo, mas ocaso já é fato… Agora não adianta apenas falar o que poderia ter sido feito, deve-se agir… Que as autoridades tomem seu papel agora e evitem que outros absurdos desses voltem a acontecer… Se nem dentro de uma universidade podemos ter paz, segurança, se nem lá podemos ter um momento de estudo merecido… Então, o que será de nós estudantes?

  31. Gilmar Ferreira Maia disse:

    Isso é uma vergonha, vocês que fazem parte da direção só pensam em ganhar dinheiro, principalmente com gratificações altissima e não se preocupam com segurança da Faculdade e nem com segurança dos alunos.
    Gilmar

  32. Lindaura - Estudante de Direito disse:

    Sou estudante de Direito da Facape.
    Sei, como todos vocês, das mazelas do poder público e também da desorganização da faculdade particular em questão.
    Embora coisas distintas, num primeiro momento, elas se agrupam lá na frente pois são públicas e notórias as falcatruas, em todos os níveis.
    Ora, até que se prove em contrário, até que se dê nome aos bois, até que realmente assumam que algo aconteceu: NADA ACONTECEU.
    É tudo mentira. É tudo invenção.
    Então, quero chamar todos os alunos para irmos até a FACAPE e sairmos de lá, em carreata, até a prefeitura.
    Passando por todas as ruas de Petrolina.
    Vamos conclamar a população.
    Vamos exigir a segurança que tanto estamos reclamando.

    Eu estou indo para lá agora.

    Quem tiver coragem, que me siga.

  33. Fabricia - Direito disse:

    Olha gente, acho que é o caso da gente se reunir e exigir nossos direitos.
    Primeiro eles arrancam uma flor de nosso jardim e não dizemos nada.
    Depois eles invadem nossa casa, matam nosso cachorro, urinam em nossos mantimentos e, sabedores de nosso medo, arrancam-nos a voz da garganta e, aí, é que já não poderemos dizer mais nada. Vamos nos reunir, antes que isso aconteça e deixe de ser poema para virar realidade.
    Abraços a todos.

  34. Kelly Vivianny disse:

    É uma falta de respeito e sensibilidade aproveitar-se de uma situação deprimente como esta para discutir política e expressar farpas. Oq n se pode perder de vista é a capacidade de se indignar diante do enojável, e isto parece já estar se dispersando… A culpa n é do prefeito, a culpa n é do direitor da instituição, a culpa n é da moça. A culpa é deste maníaco, deste bandido, é de qm cometeu o ato… de mais ngm. Devemos sim cobrar uma posição de todos aqueles q possam resolver o problema, mas ficar discutindo como poderia ter sido evitado n é a saída. Nós, estudantes, revoltados, chorosos, pensantes, tbm poderíamos ter nos mobilizado antes… Ou n? A tempos se noticiam crimes ali e qtas vezes protestamos? Pq n o fizemos? Seremos então tbm culpados? Evidente q n! N importa qual o seu partido, n importa oq vc pensa sobre o aumento das mensalidades, n importa! Esqueça-se do seu próprio umbigo e entenda oq está em pauta. Vc q está aí apontando, já refletiu sobre oq pode fazer p ajudar? Já refletiu sobre o seu papel? Foi vc, por exemplo, qm elegeu as pessoas q criam as leis… Sabia, meu caro? Temos sim q pressionar, mas sem perder a razão e a inteligência. Se o prefeito n é aquele q vc gostaria, conforme-se. Se o diretor n é aquele q vc gostaria, conforme-se. Ou procure outra situação prá discutir sobre o assunto, esta definitivamente n é a adequada.
    Estou revoltada. Insegura. Amedrontada. Triste. Estou indignada.
    Estamos.

  35. Opara disse:

    É um fato tão absurdo que se não estivesse acontecendo em minha cidade, eu não acreditaria. Nesse momento, o que se passa pela cabeça do vagabundo que fez isso; nesse momento, o que se passa pela cabeça da pobre jovem.

  36. DCE/FACAPE disse:

    CAROS COLEGAS E LAMENTAVEL O QUE OCORREU COM NOSSA COLEGA MAS DIA 12 DE MAIO DE 2009 FIZ UMA ENTREVISTA FALANDO DO ASSALTO QUE OUVE COM A ALUNO DO 3º PERIODO DE ADMINISTRAÇÃO AONDE A PROFESSORA TOINHA COODENADORA DO CURSO A PROCUROU COMO TAMBEM O PROCURADOR DO FACAPE AINDA NA GESTÃO DE CLEMILDA BARETO E FIZERAM PEDIDOS PRA ALUNO NÃO DIVULGAR O FATO MAS A MESMA ENTREGOO AO PRESIDENTE DO DCE/FACAPE O BOLETIN DE OCORENCIA O BO AONDE FIZ A DENUNCIA NA RADIO GRANDE RIO NO DIA 12/05/2009, MAS OCORRE QUE NO DIA 26 DE JANEIRO DE 2009, O REPRESENTANTE DO ALUNOS DO 6º PERIODO DE DIREITO E REPRESENTANTE DO CEPE – CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO ENTREGOU A CLEMILDA BARRETO COMO SEGUE ABAIXO FALANDO EXATAMENTE SOBRTE ESSA PROBLEMATICA DA SEGURANÇA E ELA CLEMILDA FALOU NESTA DATA 26/01/2009 QUE NÃO PODIA FAZER NADA COM RELAÇÃO A SEGURANÇA SEGUE ABAIXO O DOCUMENTO ENTREGUE A DIRETORA, ESPERAMOS QUE ESSA MENSAGEM PERMANEÇA NO BLOG.
    TEMOS SUGESTOES PARA ENTREGAR AO DIRETOR COM RELAÇÃO A SEGURANÇA INCLUSIVE SUGERIDA POR ALUNOS.

    VALDIMIRO RODRIGUES
    DCE/FACAPE

    DOCUMENTO ENTREGUE A DIRETORA CLEMILDA BARRETO EM 26/01/2009 LEIA

    Autarquia Educacional do Vale do São Francisco – AEVSF
    Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape

    Petrolina, 26 de janeiro de 2009.

    De: Sócrates Augustus C. de Magalhães
    Para: Sra. Presidente Dra. Clemilda Barreto
    Assunto: Diversos

    Prezada Diretora.

    Com muito apreço e cordialidade venho expressar meus votos de felicidades. Gostaria de trazer nessa pequena lauda, alguns assuntos que me deixam preocupados como aluno desta gloriosa instituição que me honra muito, apesar de alguns problemas que ora existam, acredito que possam ser solucionados com empenho e colaboração de todos, o que já vem sendo executados pela senhora.

    1- Estacionamento – É sabido pela senhora dos constantes acontecimentos em nossa cidade a respeito de roubo de carro e até mesmo seqüestro de pessoas, e gostaria que Vossa Senhoria tomasse algumas providências, muitos alunos deixam seus veículos no período noturno e quando saem às 22:00 horas ficam apreensivos sabendo que correm risco de alguma abordagem de caráter delituoso. Como sugestão:

    1. Voltar o funcionamento do circuito de câmeras para monitorar a entrada e saída de veículos dos alunos;
    2. Verificar junto a Prefeitura a possibilidade da Guarda Municipal fazer uma ronda pelo estacionamento antes das 22 horas que é o pico de saída dos alunos ou até as 22 horas quando os veículos estão saindo. Tenho dito reclamações de alunas com a presença de elementos suspeitos dentro do estacionamento;
    3. Identificação dos veículos com algum adesivo (ex. Estacionamento aluno – facape);

    2- Estacionamento II – A possibilidade de uma passagem, para que as pessoas possam andar com maior tranqüilidade no estacionamento, ou pelo menos entre a divisão do estacionamento e o acesso as salas, pois a quantidade de areia dificulta a locomoção de muitas pessoas. É até algumas quedas de senhoras devido a esse excesso de areia nesses lugares.

    3- Parada de ônibus – Tenho observado que os alunos que se dirigem ao ponto de Ônibus em frente a FACAPE ficam no sol a pino causando bastante desconforto e se por ventura vier a chover piora a situação, ficam expostos a essas intempéries, por isso seria salutar que a FACAPE entrasse em contato com a EPPTC ou outro órgão competente para providenciar um abrigo para os estudantes, melhorando assim consideravelmente a espera dos transportes.

    4- Locomoção – A colocação de corrimão nas rampas e piso anti-derrapente (de borracha) nos locais que dão acesso as salas, que facilitaria muito a locomoção de pessoas com necessidades especiais.

    5 – Por último, que seja observada a nova resolução do CONTRAN sobre o estacionamento para pessoas portadoras de necessidades especiais na instituição

    Antecipadamente agradeço a Vossa Senhoria a atenção dispensada.

    Sócrates Augustus C. Magalhães
    Líder de Classe 6º período/Conselheiro do CEPE (não empossado)

  37. Carla Patricia disse:

    Que nada isso é uma armação pra cima de Nivaldo…
    só porque ele assumiu a Facape agora.
    se ligue isso é um golpe..
    não existe estupro algum.pura lorota.

  38. Cecilia Alencar disse:

    Não é só na Faculdade a falta de segurança, por que não falaram antes
    de acontecer, agora depois que acontece, querem colocar a culpa em
    A E B.
    As providências teriam que ser tomadas à muito tempo atrás.

  39. Thomas Turbano - Agronomia disse:

    Cadê o estuprador?
    É ele que deve ser linchado em praça pública.
    Prefeitos? vereadores? deputados? senadores? eles querem mais é que a opinião pública se lixe.
    Não adianta discutir política aqui.
    Somente uma Ação (do verbo agir) forte e direcionada da sociedade para dar jeito nisso.
    Pega o indivíduo que estuprou e lincha.
    Ponto final.

  40. Anna Catarina disse:

    ISSO É UM ABSURDO!!!!

    EU TO INDIGNADA ATÉ AGORA COM ESSE ACONTECIMENTO, ENQUANTO TODOS DISCUTIMOS SOBRE A MENSALIDADE E OUTROS ASSUNTOS( QUE NÃO PODEMOS DEIXAR DE DISCUTIR) ESTÃO ACONTECENDO BARBARIDADES DENTRO DA FACULDADE, OS RESPONSÁVEIS PELA INSTITUIÇÃO ATÉ O MOMENTO SÓ ESTÃO PREOCUPADOS COM A IMAGEM DA MESMA, MAS, HÁ ANOS NUNCA SE PREOCUPARAM COM NOSSA SEGURANÇA!!! TBM DEVIAMOS TER, ASSIM COMO NO ESTACIONAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS DA FACULDADE, GUARITA, E SEGURANÇA, ATÉ HJ NÃO ENTENDO PQ ESSE DESCASO COM ALUNOS, SENDO QUE NÓS QUE SUSTENTAMOS A INSTITUIÇÃO!
    NÃO VAMOS MAS FICAR TRANQUILOS DEPOIS DE TODOS ESSES EPISODIOS!!! CHEGAAAAAAA!! JÁ PAGAMOS MUITO CARO PELO ENSINO, E QUEREMOS SEGURANÇA!!! O QUE VAI ACONTECER DAQUI P FRENTE???

    EU PRECISAVA DESABAFAR, PQ NÃO SABEMOS QUEM SERÁ A PRÓXIMA VÍTIMA, PQ DO JEITO QUE ESTÁ…. SEM MAIS PALAVRAS.

  41. Watergate disse:

    Roberto e Amo Petrolina, Eu nao estou defendendo prefeito, diretora demitida ou diretor atual.
    So acho, entenda, ACHO, que essa noticia ta muito vaga, e chegou em uma hora bem oportuna para o que anda acontecendo na facape.

  42. Eduardo Sá disse:

    O que aconteceu com essa menina foi à bomba que faltava explodir na Facape. Uma faculdade que vem sendo alvo de politicagem, uma faculdade que não tem o menor preparo para receber, acolher e devolver a sociedade um verdadeiro profissional. Serias transformações precisam ocorrer na Facape. Como estudante de Direito estou indignado com tudo que vem acontecendo. E quanto à pobre moça, que Deus conforte sua alma e os amigos seu coração.

  43. Junior disse:

    LEO seu facista defensor da Diretora imcubado… André esta certo e que história é esssa de sua mensalidade cusar apenas 390??? Até parece viu… Estamos sabendo de seu conluío com a Diretora ou quem sabe ex diretora… Estamos de olho em vc…Soube que vc quis agredir Miro queria esta por perto…Ainada tem cara de pau de se filiar ao PSOL.

  44. Estudante Direito_Facape disse:

    Retifico o nome da msg anterior
    Ao invés de CArla Alencar é Carla Patrícia

  45. Estudante Direito_Facape disse:

    CARLA PATRÍCIA

    E se for verdade?
    Você tem ideia da dimenção da infelicidade de seu comentário?
    Há razões para tal “teoria da conspiração” contra o prof. Nivaldo? Reitero o que já foi comentado neste blog: “vamos brincar de querer discutir política, mas até em matérias criminosas como essa, querer inventar uma teoria da conspiração??? aí é demais… vamos ter noção nos comentários, imagina o que essa garota e a família dela devem tá passando pra ainda ouvirem esse tipo de coisa… pelo amor de Deus”

    Avalie sua consciencia Carla Patrícia.

  46. Amélia disse:

    É triste, e até inacreditável o que está acontecendo em meu local de trabalho, onde conheço pessoas que praticamente dedicam seu dia por essa Instituição.
    Desejo que Deus abençoe a vida dessa moça para que essa dor não seja o motivo para desanimar diante de seus sonhos. Desejo que seja forte e se apegue com Deus, que sabe todas as coisas. E aos alunos… vocês têm toda razão. Infelizmente teve que acontecer algo pior para se tomar providências. É realmente lamentável!

  47. antonio de sa disse:

    Gente investiguem isso. Houve estupro? É invensão? cuidado essa estoria esta mal contada viu?

  48. glaucia disse:

    E o sr. diretor Nivaldo Arruda ainda diz que precisa de tempo para resolver o problema.
    e nós alunos enquanto isso? ficamos a mercê desse bandido?

    isso é um absurdo!!!!
    precisamos exigir providências rápidas e que resolvam de fato o problema, e paliativos.

    A comunidade da FACAPE, agradece.

  49. glaucia disse:

    E o sr. diretor Nivaldo Arruda ainda diz que precisa de tempo para resolver o problema.
    e nós alunos enquanto isso? ficamos a mercê desse bandido?

    isso é um absurdo!!!!
    precisamos exigir providências rápidas e que resolvam de fato o problema, e não paliativos.

    A comunidade da FACAPE, agradece.

  50. Anna Catarina disse:

    Verdade ou não, tudo isso vai servir para abrir os olhos dos responsáveis da faculdade, que nós alunos, queremos segurança, pois é nosso suado dinheirinho, que eles são sustentados!!! Há anos que dizem que vão fazer alguma coisa e nada acontece!!!

  51. Anna Catarina disse:

    SUSPEDERAM AS AULAS ATÉ DIA 22/05 SEXTA FEIRA, EM NOTA O PROF. JOSÉ NIVALDO DECLAROU, QUE POR MEDIDA DE SEGURANÇA, A PARTIR DE HJ ESTÃO SUSPENSAS AS AULAS.

  52. Francisco disse:

    Vejam Senhores a situação da educação superior da Prefeitura de Petrolina e ainda muitos veem criticar decisões do Reitor da UNIVASF. Vereadores cuidem da FACAPE que é de sua responsabilidade que da UNIVASF cuida o Reitor.

  53. aluno disse:

    Caros alunos diante de todos estes absurdos gostaria de informar que o boleto ja esta no sistema!!! Por favor paguem para continuar neste descaso!

  54. Opara disse:

    De repente, o blog parou de acompanhar as notícias. Cadê as informações… será que ninguém viu a placa do carro…

  55. Nem política, nem economia. Com 52 post´s a notícia que mais “deu o que falar” no blog é mesmo da área policial.
    aluilce@spfc.com.br

  56. duvidoso disse:

    Caros Leitores;

    Nao tirem conclusões precipitadas, deixem primeiro a parte investigativa, só depois façam seus comentários, quanta conversa fiada, ninguem sabe realmente a veracidade do fato.

  57. duvidoso disse:

    Caros Leitores;

    Nao tirem conclusões precipitadas, deixem primeiro a parte investigativa, só depois façam seus comentários, quanta conversa fiada, ninguem sabe realmente a veracidade do fato.

    em tempo.
    ouvi comentarios de que foi encontrado uma camisinha no local, onde já se viu estupro com camisinha e que a aluna nem vestigio de violencia tinha, qta conversa.

  58. Aluno disse:

    Está faculdade está parecendo um Brega!!!
    É uma vergonha o que está acontecendo lá dentro, pra falar a verdade é que muita gente está com medo de perder a manmatá que tem a muito tempo, principalmente a ex-diretora, ex-coordenadora e ex-professora. E para completar é que estão querendo aumentar a mensalidade, mais um pretexto a (segurança) para inventar como desculpas.

  59. Pizzaria Olho Vivo disse:

    e tudo acabará em pizza… é uma vergonha!!!!

    amanhã teremos outros atentados ao pudor, outras violências, outros descasos… e vocês todos que escreveram aqui neste Blog.. já estarão curtindo suas vidas.

    nossa sociedade é, antes de qualquer coisa, MESQUINHA, SUBMISSA E INDIGNA DE CONFIANÇA.

    somos, desde cedo, tratados como ovelhas pelos coronéis da política nacional.

    aprendemos a tratar, qualquer um que ganhe mais de R$ 1.000,00 como DOUTOR.

    somos frutos de uma massacrante mídia que nos empurra o que devemos comer, vestir, ler e ouvir.

    as músicas que escutamos? são aquelas que a mídia quer que gostemos.

    o que falamos? o que pensamos? tudo é fruto da mesmice que, indubitavelmente, transformou-nos em completos idiotas.

    quanto a garota que foi estuprada? se tiver sorte e coragem, procurará os seus direitos…mas, como estamos no Brasil, a lei protegerá quem a estuprou.

    e assim a vida vai sendo vivida.

    é uma vergonha!

  60. Romaine disse:

    É muito triste vê coisas absurdas acontecendo em tão pouco tempo no local em que tanto acreditamos.
    Na verdade é uma vergonha, pois a faculdade tem recursos suficientes p propiciar segurança aos alunos.
    Até quanto isso vai continuar?????
    Pessoas instruidas estao à frente da faculdade, mas nao se atentaram p isso, ou quem sabe, fingiram nao vê.
    Fico muito ferida pelo o que aconteceu com essa garota. Ela nunca mais será a mesma.

    Precisamos pedir que Deus oriente a administração da FACAPE.

  61. EUSTAQUIO NETO disse:

    ISSO É MAIS UMA PROVA DA VERGONHA QUE É AS AUTORIDADES DO NOSSO PAIS!!! BRASIL UM PAÍS DE TOLOS…..

  62. JOSIEL GOMES FILHO disse:

    Sou ex-estudante da FACAPE. isso esta parecendo uma armação. Coisas piores acontecem nesses barracos incredulos que hoje fazem parte da faixada da nossa faculdade. Sabemos que todos teêm o dirteito de sobrevivencia, mas paciencia. Nesses barracos se os senhores prestarem bem atenção , tronou-se um verdadeiro caminho para a prostituição. Quero nesse momento em que passamos, pedir as autoridades competentes garra e coragem para destituir esses barracos da frente da nossa querida FACAPE.
    Um abraço a todos os alunos.

  63. Mônica disse:

    Apenas gostaria de entender o motivo pelo qual nao se divulga o nome desse aluno acusado de estuprar essa moça,já que em algum comentário ví dizer que sabem quem foi,será que esta sendo protegido?E se esta,pq?É realmente um absurdo que um caso como esse caia no anonimato como muitos outros.Obg

  64. Aluna disse:

    Como disse o representante do diretório academico da faculdade, já tinha ocorrido um caso de ataque a outra aluna da faculdade uns 20 dias antes e abafaram. A diretoria atual precisa investigar quem mandou abafar o acontecido anterior, para tomar as providencias cabíveis. porque caso os alunos tivessem sido avisados, talvez este acontecimento pudesse ser evitado.

  65. SERIEDADE disse:

    # SERIEDADE disse:

    Tem muita gente no BLOG, fazendo muitos comentários, sem ter o devido conhecimento de causa para tanto. A coisa deve ser encarada com seriedade.
    Prestem solidariedade à vítima e seus familiares e torçam para que o caso seja resolvido pelas autoridades competentes.
    Torçam também para que a diretoria interina da Facape, possa resgatar a dignidade desta prestimosa Instituição que tantos serviços já prestou a nossa Sociedade.

  66. Maurício - aluno disse:

    Pois é, infelizmente ocorreu esse lastimável episódio na FACAPE, mas demorou foi muito tempo para que vinhesse ocorrer um fato como este, mas também a forma que é aquela entrada para os alunos sem nenhum virgilante se quer, proporcionando o minímo de segurança possível, não é supresa para ninguém.

    Mas do outro lado para os professores tem logo é 2 ou 3, que ficam ali sentados, conversando cargas d’água, e interessante que poucos dias atrás se falava em aumento. aumento ?

    Isso mesmo só pensam no maldito dinheiro !
    Que dizer não proporcionar segurança ao alunos , dentre outras coisas necessarias para que o alunado sintá-se seguro para realizar suas tarefas e ficam como uns vampiros só consumindo o sangue dos pequenos.

    Que vergonha……..

  67. MeL disse:

    Olha aí o tal presidente do DCE apareceu.., pq no dia da manifestação em prol de Segurança onde será que ele estava!!?? No minímo desenterrando algum documento de tempos passados p/ dizer q se preoculpa com alguma coisa q não seja seus própios interesses.., ME ECONOMIZE!!! sr. VALDOMIRO RODRIGUES!!! Não passa de uma mera “MASSA DE MANOBRA” dentro daquela Faculdade…, só sabe tá criticado um e outro…, mas algo de Bom e q se possa tomar algum proveito NUNCA vi esse senhor fazer.., tb podera ele tá TOTALMENTE fora da realidade da Facape.., pq quase NUNCAAAAAAAAA estar lá!!! E parece q vai se aposentar lá..,né!!?? tb a renda deve ser Boaaaa!! Nunca vi um setor q se diz “ser dos estudantes” cobrar destes p/ uso de todo e qualquer instrumento de tal recinto… Isso sem falar q esse senhor não possui um minímo de Instrução, Ética, Postura, Bom Senso e diversas outras características q um LIDER d VERDADE DEVE POSSUIR!!! É uma VERGONHA p/ os estudantes daquela instituição serem representados por tal!!!
    Saibam q um LIDER não deve lutar simplesmente pelo um Não ajuste de Mensalidades.., mas sim pela NÃO MENSALIDADE.., já q estamos falando de uma Instituição Municipal!! ah! mas acredito q isso iria Contra os interesses e Beneficios pessoais dele!!!
    Alguém já viu este com relação direta com os estudantes, Lutando e Buscando melhoria para tal classe!!?? Pois é.., nem EU!
    ah! o Outro o sr. JORGE RIBEIRO alguém sabe quem é??!!? Já o viu nas salas de aula??!!? Pois é.., NEM EU! Mas este é muitíssimo OCUPADO!!! Afinal, tem q cuidar de seus negócios.., quem quiser conhecer é só dar uma passadinha nas muitas PERERECAS I, II, etc… dele!!
    Também Galera com uma Representação Estudantil dessas tinha mesmo de tá do jeito q estar.., néh!!??!?
    Afinal, o Maiores INTERESSADOS, INDIGNADOS, REVOLTADOS E PREJUDICADOS no final das contas são os ALUNOS!!!!

  68. aluna Facape disse:

    estou atenta…

    Será que tudo vai terminar no esquecimento?
    Será que os alunos não vão receber nenhuma nota de esclarecimento?
    Será que as familias de Petrolina podem confiar nessa instituição?
    O que realmente aconteceu?

    estamos esperando as respostas…

  69. Kátia disse:

    Estudar hoje na Facape é correr risco de vida, digo isto porque prestei vestibular recente e estou preocupadíssima com a falta de segurança que a instituição oferece aos seus funcionários e alunos. Espero que com essa, a direção tome uma atitude responsável para evitar futuros danos.

  70. Watergate disse:

    O maior CAÔ da historia policial facapeana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *