O drama da menina Chauanda

19

PaiA menina Chauanda Luzinete Rosa tem apenas dois anos. Fez no último dia 27 de junho. Está entubada na sala vermelha do Hospital de Urgências e Traumas (HUT), internada às pressas depois que o carro de sua família capotou próximo à cidade de Ouricuri (PE), no Sertão do Araripe, na última quinta-feira.

Estavam voltando para São Paulo o pai, a mãe, o irmão de 10 anos e a própria Chauanda, que foi arremessada para fora do veículo. O seu estado é gravíssimo.

A família, apesar dos apelos insistentes e desesperados, não conseguiu uma vaga na UTI do Hospital Dom Malan (HDM)/Imip. Acompanho esse drama desde a sexta-feira (12), através de um apelo desesperado de uma anônima, que me pediu para ir ver esse drama de perto.

O HDM/Imip me respondeu que não pode receber a menina por que não há vagas em sua UTI. A família sustenta que havia, sim, a vaga quando a criança chegou. O que não havia era um neurocirurgião para acompanhar Chauanda na urgência. Sobre isso o hospital não disse nada.

Os pais de Chauanda estão morando na entrada da emergência do HUT. Na tarde de ontem (13) não encontrei por lá a desesperada mãe da menina, pois uma outra paciente a levou para que tomasse banho e que comesse algo em sua casa.

Em frente à porta de entrada do HUT encontrei Ivanildo Rosa (foto), pai de Chauanda. Desolado, admitiu que estão sozinhos e só se agarram à força de vontade da criança, que insiste em viver. Sentem-se abandonados em uma terra estranha.

Entre lágrimas e soluços, disse-me que o seu chefe, em São Paulo, reuniu os amigos, pediu a quem pudesse ajudar e garantiu uma UTI aérea que levaria Chauanda até Salvador, pois até a capital Paulista a menina talvez não aguentasse. Até Salvador já é um risco grande demais, mas é necessário que se corra, dizem os médicos do Traumas, com a convicção de que o HUT não é um hospital preparado para crianças.

Um outro lado da mesma história

Quando recebi a ligação para acompanhar o caso da menina, achei que iria encontrar um quadro de negligência e desatenção. No Hospital de Traumas fui recebido pelo diretor-presidente da Femsaúde, Lúcio Leal.

Fomos juntos à sala vermelha e encontrei , ao menos, quatro médicos ao lado da menina, com muito cuidado. Um deles conversou comigo e admitiu o estado crítico, mas mostrou confiança. Como no jornalismo vende mais a notícia que conta o lado ruim, sinto a necessidade de fazer essa justiça.

Não conhecia nenhum dos médicos e, provavelmente, nenhum deles sabia quem eu era. É melhor que seja assim, para que eu saiba e espalhe que na medicina tem sim, gente séria, comprometida e humana. E para que eles saibam que nem toda notícia sobre sua classe é vã ou ruim. Que Deus abençoe a todos.

19 COMENTÁRIOS

  1. Brito, você foi ao HDM/IMIP verificar se há vaga ou previsão de vaga? É vergonhoso uma família ter que pagar um valor alto para transferir uma criança para outra cidade tendo um serviço de referência na nossa cidade. Temos que fiscalizar isso!!!!!! Sugiro que vá lá e converse com o diretor e profissionais médicos como fez no HUT. Vamos ajudar essa família, pois o HDM/IMIP não pode apenas emitir uma nota e achar que sua responsabilidade não passa disso!!!! Não a direção do HDM/IMIP precisa ser mais clara e realista com sua declaração. Tem ou não profissional neurocirurgião para acompanhar a criança. Caso não tenha, não seria possível o do HUT fazer visita diáia no HDM para acompanhar? Temos que apurar isso bem de perto para que não se repita.

  2. QUER SABER O QUE É O HOSPITAL DE TRAUMAS CONVERSEM COM QUEM TRABALHA LÁ DENTRO.CADÊ OS VEREADORES DE PETROLINA QUE FORAM ELEITOS PELO POVO,QUE SÃO BEM REMUNERADOS COM SALÁRIO BOM E MUITA MORDOMIA,ELEITOS PARA FISCALIZAR OS DESMANDOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS PRESTADOS A POPULAÇÃO.VAMOS LÁ VEREADORES DA OPOSIÇÃO PORQUE OS COMANDADOS DO CHEFE JAMAIS VÃO ATENDER O CLAMOR DO POVO,ESTÃO LÁ PRA CUMPRIR ORDENS E OBEDECER.ESSES AI SÃO CARTAS FORA DO BARALHO.VAMOS LÁ OPOSIÇÃO ENTREM NO TRAUMAS E VEJAM A REALIDADE DE PERTO E ACIONEM O MP URGENTE,PORQUE SÃO VIDAS HUMANAS,QUE PRECISAM DE ATENDIMENTO QUE SÃO PESSOAS QUE NÃO TEM PLANO DE SAÚDE E QUE ELEGERAM VOCÊS PRA AJUDAR A TODOS.
    ACORDA VALE ACORDA POVO.

    • Você precisa ABRIR OS OLHOS ou ir CONSULTAR com o Dr. Júlio Lóssio, suas criticas estão fora de tempo e lugar. De tempo por causa que o HUT agora é da Univasf (União); de lugar porque o caso envolve o não atendimento da criança pelo HDM/IMIP. Não deixe que seu ódio político lhe cegue.

        • Você tem certeza que sabe ler e interpretar? Pois em nenhum momento direcionei minha “fala” para o Carlos Brito, onde você leu isso? Minhas críticas foram para o “ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS”.

  3. Carlos Britto, nos diga como podemos ajudar essa família. Faça uma campanha, será que não conseguimos um quarto de hotel para recebe-los? E o menino de 10 anos, onde está? Já é muito triste o fato de sua filhinha est[A EM UMA UTI, e outro filho ainda ter que dormir na porta de um hospital, é demais. Vou encaminhar meu telefone para sua produção in box, no face. Ajudarei com o que for possível.

  4. pois bem,sabemos por esses motivos que a atitude da noss PRESIDENTA DILMA E JUSTO, QUE CONTRATE MUITOS MEDICOS PARA ATENDER A DEMANDA DA NOSSA NAÇÃO, QUANTOS SOFRIMENTOS NA FALTA DE PROFISSIONAIS,PERCAS QUE PODERIAM SER EVITADAS, EU PRESTEI SOCORRO UMA MOÇA ACIDENTADA, E FOI REGEITADA NO HGU, DOM MALAN ,POR FALTA DE NEURO, TIVEMOS QUE ATRAVESSAR PARA JUAZEIRO, EU SOFRI MUITO POR VER VIR A OBITO CAUSA EMORRAGIA, SE TIVESSE ATENDIMENTO LOGO EM PETROLINA PODERIA TER EVITADO COM CERTEZA,

  5. Enquanto uma família sofre na porta de um hospital com sua filhinha muito mal e um filho sem ter onde dormir, nossa comunidade se preocupa em CRITICAR A POLÍTICA, OS VEREADORES, OS MÉDICOS, OS FUNCIONÁRIOS……. “QUANDO EU MUDO, O MUNDO MUDA”. Que tal só desta vez nós oferecermos AJUDA, como prova de bons seres humanos. APONTAR O ERRO DO PRÓXIMO É SEMPRE MAIS FÁCIL QUE LEVANTAR E AJUDAR.

  6. Mas a criança está melhor assistida no Traumas, pois lá tem neurocirurgião e todo médico é preparado para atender criança ou adulto. O Dr. José Carlos Moura é especialista em Neurocirurgia, e muito bem conceituado, acionem-no e é médico do Traumas.

  7. Vale salientar que não é a primeira vez que isso acontece. O IMIP sempre nega muitos dos casos de traumatismo em crianças, e estas terminam por ir parar no HUT. Vamos apoiar a família e procurar apoio no PROFISSIONAIS DO TRAUMAS. LÁ TEM GRANDES NEUROS, RENOMADOS E COM CAPACIDADE DE PROCEDER DE FORMA A AJUDAR A PEQUENA SAIR DESSE QUADRO. Parabéns aos profissionais HUT e que Deus abençoe os Petrolinenses para não precisarem do IMIP como a pacte em questão.

  8. VAMOS LÁ OPOSIÇÃO! MOSTREM PRA QUE VIERAM, VAMOS LÁ VEREADORES: CANCÃO E MANOEL, MEXAM-SE MAIS UM POUCO, VCS ESTÃO DE PARABÉNS EM RELAÇÃO AS OUTRAS DENUNCIAS ENVOLVENDO O JULIO LÓSSIO. UMA VERGONHA A SAÚDE PÚBLICA EM PETROLINA, E ESSE LOST QUERENDO FAZER ARENA MULTI USO, SERIA BOM QUE PRIMEIRO FOSSEM ESCLARECIDAS AS DENUNCIAS, FEITAS PELO DEP. GONZAGA PATRIOTA E OS VEREADORES MANOEL DA ACOSAP E RONALDO CANCÃO.
    FAZ A CAMPANHA BRITO PARA A POPULAÇÃO AJUDAR ESSA FAMÍLIA E A CRIANÇA.
    COM FÉ EM DEUS, ESSA MENININHA FICARA BOA DE SAÚDE E SUA FAMÍLIA SEGUIRÁ SEU CURSO NORMAL.

  9. Carlos Britto, fiquei sabendo por fonte veridica que foi a Central de Regulação de Leitos que consegui a vaga em Salvador e a UTI Aerea , a familia não arcou com nd não.Mas a dificuldade é grande, pq em nossa região o unico hospital que tem uti pediatrica é o Dom Malan.Mas continuemos a orar pela saude de Chauanda, pq ela foi bem assistida, mas ´pq o acidente foi bastante grave.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome