Número de trotes recebidos pelo Samu de Petrolina ainda é elevado, mas teve redução em 2019

0
Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

O número elevado de trotes continua preocupando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Petrolina. Em todo o ano de 2019, das 66.277 ligações recebidas pelo Samu, 21.891 foram chamadas falsas – segundo informou a prefeitura.

Em períodos de férias escolares como esse, é comum os trotes aumentarem em todo o país. De qualquer forma, graças a ações desenvolvidas pelo município nas escolas, os trotes reduziram entre 2018 e 2019. Somente no mês de janeiro de 2018 foram registradas 2.410 chamadas falsas de um total de 3.382 ligações atendidas. No mesmo período do ano passado foram notificados 1.514 trotes de um total de 5.094 ligações recebidas.

Ligações falsas são recorrentes e atrapalham a assistência a quem realmente precisa. Por isso, é importante que os pais conversem com seus filhos, explicando que enquanto eles brincam com esse tipo de ligação, pessoas estão sendo prejudicadas pela falta do atendimento. O número de telefone 192 é para atender a situações de emergência, pessoas que realmente estejam precisando de atendimento imediato“, reforça a diretora do Samu de Petrolina, Cristiane Nunes.

Na maioria dos casos, a equipe consegue identificar que a ligação é falsa antes de deslocar a equipe. “Nossos atendentes conseguem detectar que as informações passadas pelo solicitante não são coerentes, como endereço inconsistente, por exemplo“, diz Cristiane. “Além de configurar crime passível de prisão e tirar a vez de quem realmente precisa, ainda há o gasto desnecessário do recurso público“, alerta a diretora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome