Novo coronavírus: Prefeitura de Juazeiro continua a oferecer abrigo e assistência social à população em situação de rua

0
Foto: Ascom

Desde o último dia 27 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) de Juazeiro (BA) tem oferecido condições de isolamento social à população em situação de rua, como medida de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). Abrigados há quase um mês no Colégio Paulo VI, a população isolada recebe, desde então, cuidados relacionados à saúde, alimentação adequada, higienização e demais ações preventivas ao contágio do vírus.

O projeto é desenvolvido em parceria com o Centro Pop e outras organizações do município, como secretarias e instituições de segurança pública. A equipe é composta de assistentes sociais, educadores, profissionais de saúde, psicólogos, advogados e agentes de portaria. De acordo com a superintendente do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), Francisca Bandeira, a medida tem sido importante para Juazeiro. “O momento é de muita precaução e cuidados, principalmente com a população em situação de rua. É necessário um olhar diferenciado para essas pessoas que não tem residência fixa”, explica.

Atividades lúdicas e comunitárias também têm sido desenvolvidas no dia a dia entre a população abrigada. Um dos destaques, o artesanato tem incentivado o compartilhamento de saberes durante o período de quarentena. “Fomos muito bem recebidos aqui, o que continua acontecendo. Recebemos cuidados e também temos tempo para nos divertir e aprender novas profissões com os colegas”, comenta Luiz Carlos, uma das pessoas instaladas no Colégio. O incentivo às práticas pedagógicas tem sido o foco nesse contexto de isolamento.

O acolhimento às pessoas que chegam até o abrigo é realizado por uma equipe multidisciplinar, sendo espontânea e de escolha do indivíduo a permanência no local. O intuito é que a instalação dos moradores em situação de rua no Colégio Paulo VI permaneça durante todo o período de isolamento social recomendado pelas organizações de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome