Nova região agrícola brasileira é lançada na Bahia

por Carlos Britto // 16 de maio de 2015 às 17:25

lançamento matopibaA Bahia é a líder em área cultivada e em produção da nova região agrícola brasileira – a Matopiba – formada pelo oeste do estado, além do sul do Maranhão, leste do Tocantins e sudoeste do Piauí. Considerada a nova fronteira agrícola do País, a região já representa 12,8% da produção nacional de grãos e também dispõe de uma agência de desenvolvimento e ações nas áreas de financiamento, capacitação, pesquisa e infraestrutura.

O lançamento oficial da Matopiba na Bahia ocorreu nesta sexta-feira (15), no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste, com a presença da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, do governador Rui Costa (PT), pesquisadores, produtores da região, além de autoridades locais. Na ocasião ainda foram assinados convênios para o desenvolvimento da agricultura familiar em diversos municípios baianos. A solenidade também já foi realizada em Tocantins, no Maranhão e no Piauí.

De acordo com o governador, chegou o momento do Nordeste receber e ser restituído daquilo que deixou de receber, durante décadas, quando a maior parte dos investimentos do governo federal era voltado para o Sul-Sudeste. “Vamos apresentar ao governo federal os nossos projetos estruturantes. Os principais são a ferrovia e os portos, além das estradas. É fundamental que o governo federal dê apoio para a recuperação de outras estradas, e não somente as BRs [rodovias federais], porque os estados do Nordeste estão com a capacidade de investimento muito limitada”, afirmou Rui Costa.

A Matopiba abrange 337 municípios totalizando 73 milhões de hectares. A Bahia é o estado que mais contribui com a produção agrícola dessa região e onde mais cresce a produção no País. (foto: Manu Dias/GOVBA/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *