Nova audiência pública na Casa Plínio Amorim debaterá interligação dos Rios Tocantins e São Francisco

0

A última sessão plenária da Câmara de Vereadores de Petrolina no primeiro semestre deve acontecer nesta quinta (29), mas os trabalhos legislativos da Casa Plínio Amorim ainda se estenderão até a sexta-feira (30), com a realização de mais uma audiência pública. O debate, proposto pelos vereadores Ronaldo Cancão e Osinaldo Souza (ambos do PTB), vai tratar do projeto de transposição das águas do Rio Tocantins para o São Francisco. Marcada para começar às 9h, a audiência deverá reunir lideranças políticas, ambientalistas e a comunidade em geral.

Já aprovado pelo Ministério da Integração Nacional, o projeto de Lei – de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) – compensa o suprimento hídrico do Velho Chico, melhora o volume de água no Lago do Sobradinho, aumenta a disponibilidade aquática no semiárido e vai gerar energia a partir da queda d’água na divisa de Tocantins com a Bahia.

De acordo com a proposta, a captação será feita diretamente do Rio Tocantins, depois pelo Rio do Sono, terá transposição pela Lagoa Três Rios (TO), destinando-se ao Rio São Francisco pelo Rio Sapão (BA) e, depois, pelo Rio Preto. Gonzaga, que é um dos convidados para a audiência, dará mais detalhes do projeto na sexta-feira. No ano passado, o parlamentar já havia participado de outra audiência pública na Casa sobre o assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome