Iniciada nesta semana pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a construção de uma nova adutora que vai beneficiar de forma direta mais de 25 mil pessoas residentes nos bairros da Zona Norte de Petrolina. O assentamento das tubulações começou no João de Deus, ao lado da BR-407. Desse ponto, as intervenções seguirão por 3,5 km de extensão até chegarem ao Pedra Linda.
As tubulações que estão sendo implantadas são de tubos de material mais resistente e de maior durabilidade – todas com 200 mm de diâmetro. A obra está prevista para ser concluída em 90 dias e irá beneficiar, além do Pedra Linda, João de Deus (parte alta), Vila Esperança, Vale Dourado, Caminho da Universidade, Residencial Novo Tempo e condomínios/residenciais situados ao longo da Estrada da Banana.
Segundo o gerente de Unidade de Negócio da Compesa, Alex Chaves, a iniciativa foi idealizada para eliminar as dificuldades de abastecimento dessas localidades. “As áreas que serão beneficiadas estão localizadas nas chamadas pontas de rede, ou seja, final da rede de distribuição, o que interfere nas pressões e distribuição de água, principalmente nesta época do ano. Com mais calor, o consumo de água aumenta, o que acaba ocasionando as baixas pressões e até o desabastecimento em alguns momentos do dia”, explica o gerente. Com o término da obra, será garantido o incremento de 30 litros de água por segundo, o que aumentará as pressões nessa região, consideradas pelos técnicos da Compesa as de maior dificuldade de atendimento, o que representa 9% da cidade de Petrolina.
Essa é apenas a primeira do conjunto de obras previstas para Petrolina por meio do Programa ‘Águas de Pernambuco’. O investimento de R$ 400 mil integra o pacote de R$ 100 milhões já autorizados pela governadora Raquel Lyra para o município sertanejo.
Ajustes
Ao longo da execução e finalização da nova adutora, os técnicos continuarão fazendo ajustes para a garantir o abastecimento dos bairros da Zona Norte. Além disso, nos pontos com maior dificuldade de abastecimento, a Compesa seguirá com o atendimento complementar pelo carro-pipa. As solicitações devem ser feitas pelo 0800 081 0195 ou diretamente na rua Castro Alves, no Centro, e no Expresso Cidadão (dentro do River Shopping).
É daquelas obras que ja chegam com certo atraso. Se demorar muito, será preciso ampliar.