Morte de homem que se atirou da janela do HUT ainda repercute em Petrolina

por Carlos Britto // 30 de maio de 2011 às 09:53

O leitor Roberto Guedes enviou um artigo ao Blog se posicionando sobre um fato recentemente ocorrido no Hospital de Urgência e Traumas (HUT), em Petrolina, onde um homem que acompanhava o irmão ferido para o hospital acabou se atirando pela janela do HUT. Leia a nota:

“À Sociedade do Vale do São Francisco:

Foi com muita indignação que li a reportagem falando sobre o homem que se atirou de uma janela no Hospital de Urgências e Traumas e “misteriosamente” veio a falecer de parada cardiorrespiratória posteriormente.

A causa da morte não é meu enfoque, mas sim a omissão de alguns cidadãos que controlam a saúde da cidade de Petrolina ou têm atuação ligada a ela, onde faço menção dês-honrosa ao prefeito Júlio Lóssio, aos secretários de Saúde da gestão de Júlio Lóssio, aos vereadores que fazem o Hospital de Urgências e Traumas de palanque político, ao técnico de segurança do HUT, aos colaboradores da Univasf que estão na direção do HUT desde 2009 e por final à Instituição do Corpo de Bombeiros do Estado de Pernambuco, que na minha opinião foram, direta ou indiretamente, responsáveis pela situação desta morte.

Não é de conhecimento público, ou melhor, não era pois espero que o Blog tenha o bom senso de divulgar o que vou expor abaixo: O Hospital de Urgências e Traumas funciona até hoje sem Alvará do Corpo de Bombeiros, que nunca foi aprovado e portanto não foi expedido pelo Corpo de Bombeiros.

Dentre outras coisas na vistoria do Corpo de Bombeiros constam irregularidades como:

• Não existência de rampas para evacuação dos andares em caso de incêndio ou pane elétrica. Ou seja, em caso de incêndio, quem conseguir descer escadas se salva, caso o contrário estará condenado a morrer queimado.

• Faltam grades ou dispositivo de contenção nas janelas, inclusive há uma observação específica nas janelas instaladas ao final do corredores do 2º e 3º andar. Caso essa não-conformidade tivesse sido sanada não haveria ocorrido a morte relatada neste Blog do Sr. Joséilton.

• Falta o curso de formação de Brigada de Incêndio.

• Portas corta-incêndio instaladas não atendem a determinação do Corpo de Bombeiros, que tem de haver duas portas corta-incêndio isolando os acessos (dupla-proteção).

Além destas existem outras irregularidades como:

• Heli-ponto do HUT não está regulamentado na ANAC, por isso não pode receber oficialmente pouso de helicópteros de socorro.

• Faltam acessórios plumbados como: protetor de tireóide, avental, luva e óculos para os pacientes e acompanhantes durante os exames de Raio-X.

• Faltam as sinalizações específicas do setor de raio-x que é exigida pela ANVISA.

• O HUT não dispõe de rede de esgoto, utilizando ainda fossa séptica que, quando está cheia, retorna os dejetos pelos ralos e pias do hospital.

Venho trazer essa denúncia de descaso de nossa cidade e peço ações enérgicas sobre o que está acima descrito. Gostaria que o Sr. Prefeito do Município de Petrolina, o qual eu também tenho culpa de sua eleição, preste os devidos esclarecimentos à sociedade do Vale do São Francisco do porquê de tanta omissão com uma situação tão séria como esta. Bem como o Sr. Weber, reitor da Univasf, que também está ciente desta situação que coloca os alunos e professores da instituição, na qual ele é a autoridade maior, em risco dentro do HUT.

E mais, gostaria que o Corpo de Bombeiros do Estado de Pernambuco, que é mantida pelos impostos que todos nós pagamos, viesse a público explicar o porquê de não ter levado esta situação a conhecimento das autoridades competentes, bem como permitido que o Hospital de Urgências e Traumas iniciasse suas atividades sem ter em mãos o Alvará que é expedido por eles.

Conto com o apoio da sociedade do Vale do São Francisco para juntos cobrarmos essas providências e respostas.

 Atenciosamente,

Roberto Guedes/Cidadão Petrolinense indignado com a omissão das autoridades em nossa cidade

Morte de homem que se atirou da janela do HUT ainda repercute em Petrolina

  1. Funcionário do HUT disse:

    Sou funcionário da área de enfermagem e reitero que são verídicas as informações sobre a parte de estrutura e equipamentos da área da radiologia.
    Queremos providências!!!

  2. SOLANGE disse:

    Meus DEUS!!! como pode esse hospital ainda está funcionando?

  3. Francisco disse:

    E ai, será que uma denúncia dessa vai ficar sem maiores apurações? Onde está o ministério público? Vão esperar mais o que: um incêndio? mais acidentes? suícidios? Enfim, por favor, que o denunciante encaminhe sua denúncia ao Ministério Público, já que a cidade não tem prefeito e os vereadores ficam discutindo bobagens….
    Carlos Brito…peça para alguém de sua equipe registrar (fotograficamente) a recepção do HTU….peça para ver a situação das cadeiras da sala de espera….do piso, da televisão que não existe, apenas o espaçõ…e por favor não esqueçam de fotografarem os banheiros (o masculino não tem luz, nem tampa no vaso sanitário….). Enfim, o caos….cadê o Reitor da Univasf que é tão competente e inclusive quer ser prefeito da cidade….façam uma visita só na recepção…abraços

  4. PSilva disse:

    È lamentavel que tenhamos que ler tais noticias… Será que Petrolina é um lugar que vive de aparências??Será que tudo nesta cidade – de monumentos, praças, parques a hospitais – é tudo pura casca que no primeiro simples toque cai?? Espero sinceramente que esta denunica siga adiante e que pessoas íntegras e corajosas façam alguma coisa.

  5. Sanfranciscano disse:

    Lembrem-se que a administração do HUT é federal, via UNIVASF. Pergunto também, qual a contribuição do Esado de Pernambuco para com o HUT?

  6. chicão disse:

    Caro Sanfranciscano,

    Lamentavelmente a administração do HUT não é federal; o que ocorre é que a parte médica é comandada pela Univasf, entretando, a parte administrativa é toda da femsaude. É essa fundação que compra material, que cuida da parte financeira, fazendo pagamentos de tudo, inclusive salarios, que decide que manda embora e quem contrata.. todas as atrocidades que acontecem no HUT é porque infelizmente, as pessoas que trabalham na administração querem é encher o bolso, colocar amigos e parentes como cargo comissionada e pagando uma fortuna, e se quer, lembram ou se preocupam que ali não é uma empresa privada, onde se busca lucro, e sim, um hospital público, administrado pelo municipio, que atende pessoas carentes e de toda uma região.

    O municipio já recebe o repasse de verba, destinado a saúde, mas, meus caros amigos, o que falta é uma boa gestão.

  7. Herói Sem Causa disse:

    Corrigindo o “Sanfranciscano”, a adminustração do HUT é composta por funcionários federais cedidos á Prefeitura do Petrolina e lotados na Secretária de Saúde/FEMSAUDE. A responsabilidade é integralmente do munícipio, porém tem de ser cobrado também do ou dos engenheiros responsáveis pela obra. Porque com certeza o mesmo nem sabe que existem regulamentos como a NR5 e regulamentos do Corpo de Bombeiros.

  8. Anonimo disse:

    Culpar gestao federal é complicado e muito errado.
    A univasf assumiu a gestao do HUT apos 2 ou 3 gestoes, todas conturbadas e muito contestadas .
    O HUT foi inaugurado ainda na gestao de Odaci, como manobra eleitoreira.
    A verba do HUT deveria vir de ambito municipal, estadual e federal, coisa que nao acontece da forma correta.
    O secretario de saude de PE é o manda-chuva do IMIP, e coincidentemente o Dom Malan recebe do estado mais dinheiro que o HUT, mesmo tendo menor complexidade.
    Enfim, há muita coisa errada.

  9. CURIOSO disse:

    E AINDA VALE SALIENTAR QUE OS PACIENTES SEJAM CRIANÇAS OU MULHERES GESTANTES QUE CHEGUEM AO IMIP DOM MALAN SÃO ENCAMINHADAS PARA O HUT.
    COMO PODE RECEBER MAIS DINHEIRO QUE OTRAUMAS E AINDA NÃO TEM MÉDICOS DAS MAIS VARIADAS ESPECIALIDADES. PRINCIPALMENTE NEURO. POIS TODAS AS CRIANÇAS E MULHERES QUE PRECISAM DE NEURO OU CIRURGIÃO, BUCO, VÃO DIRETIM PRO HUT.
    RESTA SABER COMO É O MILAGRE DO HUT FUNCIONAR COM MENOS VERBAS QUE AQUELE IMIP, POIS ESTIVE LÁ OUTRO DIA COM MINHA FILHA, CHEGUEI AS 13 HS E SOMENTE AS 18 SAI SEM RESOLVER NADINHA E AINDA ENCAMINHADA COM A CRIANÇA P O HUT. COMO PODE????

    O TRAUMAS PODE ATÉ TÁ PRECISANDO DE AJUSTES, MAS QUE FOI A MELHOR OBRA EM PETROLINA. TEM MUÍTOS TRABALHOS BEM PRESTADOS A TODA REGIÃO, MAS NESSA HORA NINGUÉM O VÊ.

  10. Petrolinense disse:

    Caro Funcionário do HUT,

    Lamentável você relatar que as informações são verídicas sobre estrutura e equipamentos da área de radiologia.

    Pois bem, acho que você ao colocar ou mencionar e achar as críticas como algo positivo, primeiramente você deveria ter informações precisas, para que depois você possa explanar os seus pensamentos negativos. Podemos criticar a questão da estrutura, coisa que já ocorreu de quando o HUT foi construído, mais a questão de equipamentos e outros materiais que são utilizados no Raio-X, isso não seria nada verídico. Reitero que alguns dias foi publicada uma matéria dos novos equipamentos que foram adquiridos, equipamentos esses que torna os atendimentos prestados por esta unidade mais eficiente e eficaz. Vale ressaltar, que aquisição de alguns ocorreu através da UNIVASF e outros por meio da FEMSAÚDE.

    Solicito aos funcionários do HUT, de que ao expor ou criticar algo que esteja acontecendo de errado no HUT, que procurem os Administradores para que eles possam esclarecer e tirar todas as dúvidas possíveis e não expor algo duvidoso.

  11. pires disse:

    Caro Petrolinense,

    Solicita????

    A população tem que saber o que se passa de verdade dentro do HUT. Se conversar com a administração resolvesse, o HUT não teria tantos problemas.
    Isso que vc coloca “solicito”, é absurdo. Uma forma de corporativismo, de suborno, de intimidação… sei lá do que, mas o intuito é calar a voz do povo, pq ao conversar com a administração, o assunto fica abafado e a população continua na ignorância.
    Agora se o HUT tem uma versão diferente, então que se manifeste e coloque a população por dentro dos fatos verídicos.
    A censura já era!
    Outra coisa, a femsaude adquire aquilo que eles entedem serem necessários, mas infelizmente a necessidade do hospital muitas vezes é diferente; por essa razão e por outras, que o HUT ainda tem muito o que melhorar e só se tornará um hospital melhor, quando for independente e livre dos parasitas.

  12. Maria disse:

    Gente…. o Hospital precisa sim de reformas, como muitos outros…
    Mas fechar???? E os milhoes de casos atendidos lá, vao ser atendidos onde????
    Pensem antes de falar!!!
    E vejam o serviço antes de criticar!!!
    temos um hospital com muitos serviços de qualidade e que atendem muito bem a população!!!
    Chega de só falar mal!!!
    Se algo acontecer com vc em Petrolina, pode ter dinheiro, plano de saude, mas dependendo do caso é pra lá q vc vai!!!

  13. nalmeidao10 disse:

    CAROS LEITORES E MORADORES DE PETROLINA, NAO SEI OQUE E MAIS LASTIMAVEL VER UM HOSPITAL DE PONTA NAO FUNCIONAR COMO DEVERIA OU SABER QUE UMA UNIVERSIDADE QUE TEM CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, MEDICINA, ENFERMAGEM ENTRE OUTROS NAO ESTA CONSEGUINDO ADMINISTRAR E FAZER AO MENOS COM QUE ESTE HOSPITAL FUNCIONE.
    e UMA VERGONHA UMA UNIVERSDADE QUE FORME PROFISSIONAIS, NAO E PROFISSIONAL AO EXERCER SUAS ATIVIDADES. LASTIMAVEL MESMO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários