Nome de João Gilberto é incluído em lista de maiores músicos da história

por Carlos Britto // 03 de janeiro de 2023 às 21:35

Estátua de João Gilberto, na Orla de Juazeiro. (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)

A inclusão de João Gilberto na lista da Revista Rolling Stone como um dos maiores músicos da história da música aumentou ainda mais o orgulho entre os juazeirenses. Natural de Juazeiro, o baiano João Gilberto é considerado um artista genial, que revolucionou a música brasileira ao criar a “Bossa Nova”.

Figurando na 81ª posição de uma lista com 200 nomes, o artista foi avaliado pela revista americana através do jornalista argentino Ernesto Lechner, que definiu a bossa nova como “um dos movimentos culturais mais poderosos a sair da América Latina” e que João tinha uma “sutileza cosmopolita” que casava com a narrativa da bossa.

Esse reconhecimento a nosso eterno João Gilberto, artista da nossa terra, enche o coração de gratidão de cada juazeirense e orgulho desse grande poeta que espalhou a boa música pelo mundo, levando o nome de Juazeiro por onde andava, sem contar na enorme contribuição à nossa cultura e o incentivo aos artistas de Juazeiro. Muito merecido o seu nome nessa lista, pois não se trata apenas de um nome em meio a tantos outros, mas a celebração da arte imortal de João Gilberto”, celebrou a prefeita Suzana Ramos.

Em Juazeiro, o Memorial Casa da Bossa Nova, que conta a história do artista, funciona na sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), casa onde viveu João Gilberto, localizada na Praça Imaculada Conceição (Praça da Bandeira), nº 20, Centro. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.