No Dia Mundial do Teatro, cofundador da Cia Biruta torna-se cidadão petrolinense

por Carlos Britto // 28 de março de 2024 às 21:00

Foto: André Amorim/divulgação

Não poderia ser mais oportuno o momento para que o ator, diretor, dramaturgo, produtor e cofundador da Cia Biruta de Teatro, Antonio Veronaldo, recebe uma homenagem da Câmara Municipal de Petrolina. No Dia Mundial do Teatro (27 de Março) ele recebeu o título de Cidadão Petrolinense em solenidade realizada na noite de ontem, no auditório da biblioteca da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)/Campus Sede.

Presidida pela vereadora Lucinha Mota, a sessão solene foi marcada por momentos de emoção por parte do homenageado. A honraria foi oriunda de um Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Professor Gilmar Santos.

Conceder esse título de cidadão é poder fortalecer a história de trabalhadores e trabalhadoras da cultura. Veronaldo é uma pessoa que representa essa história. Nós temos aqui diversos artistas e fazedores de cultura, muitos deles estão nas periferias, nem sempre com o apoio necessário para desenvolver as suas atividades. Veronaldo, através da Cia Biruta de Teatro, é uma representação da resistência e das contribuições tão necessárias e fundamentais que o teatro, a arte e a cultura têm dado para o desenvolvimento do município de Petrolina“, frisou Gilmar.

Emocionado, Veronaldo ressaltou a representatividade da ocasião não apenas para ele, mas para toda a classe artística.

Esses momentos são mágicos e importantíssimos para o reconhecimento do valor que tem o fazer artístico nesta cidade. O título não é só para mim, enquanto cidadão, mas para todos os artistas de teatro. Esse reconhecimento da Câmara de Vereadores e a proposta de Gilmar Santos foram de suma importância para que possamos entender a importância do ofício e dos trabalhadores do teatro. Espero que esse momento seja multiplicado para outros companheiros e companheiras, mas que seja também uma luz para que a gente possa ver, de fato, a importância do fazer artístico, nesse caso o teatral, como uma ferramenta para o desenvolvimento dessa cidade, que é tão fundamental para o cenário nacional“, avaliou Veronaldo.

Apresentações

A noite foi marcada ainda por performances artísticas e diversas homenagens ao artista, encabeçadas pelas companheiras da Cia Biruta, Camila Rodrigues, Cristiane Crispim e Letícia Rodrigues, por sua família e por seus amigos do teatro e da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários