No Dia Mundial da Água, Paulo Câmara entrega Adutora do Moxotó e inaugura primeira etapa da do Agreste

por Carlos Britto // 22 de março de 2019 às 16:00

Foto: Hélia Scheppa/SEI-PE

No Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), o governador de Pernambuco Paulo Câmara inaugurou em Sertânia (PE), Sertão do Moxotó, a Adutora do Moxotó e a primeira etapa da Adutora do Agreste. As obras vão possibilitar, inicialmente, o abastecimento de dez municípios – Arcoverde, Pedra, Venturosa, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Caetano e São Bento do Uma – utilizando as águas do Rio São Francisco. Cerca de 400 mil pessoas serão beneficiadas.

Durante o ato administrativo, na Estação Elevatória localizada no Eixo Leste da Transposição, em Sertânia, o governador destacou a importância para a população castigada com o extenso período de seca. “As obras começaram lá atrás, mas faltava o Ramal do Agreste. Então, se pensou em como fazer essa água chegar ao Agreste pernambucano. Foi quando nós imaginamos a solução, junto ao Governo Federal, de fazer a Adutora do Moxotó, que já permite a funcionalidade para mais de 20 municípios do Agreste e faz com muitos que estavam convivendo com 100% do abastecimento via carro-pipa hoje tenham água do Rio São Francisco nas torneiras de casa. Uma água de qualidade, uma água que faz os sonhos se tornarem realidade”, afirmou.

Nas obras foram investidos até o momento cerca de R$ 400 milhões, sendo mais de R$ 85 milhões destinados à Adutora do Moxotó. Os municípios de Arcoverde, Pesqueira, Belo Jardim, Sanharó e Tacaimbó já estão em pleno funcionamento. Alagoinha e São Bento do Una estão em fase de teste, enquanto o sistema em Pedra, Venturosa e São Caetano começará a funcionar nos próximos dias.

Paulo esteve acompanhado da secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista. O presidente da Compesa, Roberto Tavares, também reforçou o discurso de agradecimento ao esforço do Estado em desenvolver esses projetos. “Queremos agradecer ao governador Paulo Câmara que, em 2015, ao assumir e ver a dificuldade que se teria com a não conclusão do Ramal do Agreste, tomou a decisão de replanejar todo o sistema da Adutora do Agreste para que a água do Rio São Francisco pudesse chegar às diversas cidades e mudar a realidade das pessoas”, ressaltou.

Ministro

A inauguração contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. “É um orgulho estar aqui nesta cerimônia, celebrando a chegada da água e a garantia dela para tantas comunidades. São dez municípios atendidos agora e 23 ao término da primeira etapa da Adutora do Agreste. E na segunda etapa, chegaremos a 68 municípios”, assegurou.

Além de Canuto, participaram também o senador Fernando Bezerra Coelho, o deputado Federal Fernando Rodolfo, os deputados estaduais Diogo Moraes, Waldemar Borges e Antônio Fernando, o secretário nacional de Segurança Hídrica, Marcelo Borges, o secretário estadual da Casa Civil, Nilton Mota, o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, além de diversos outros gestores e lideranças políticas da região.

No Dia Mundial da Água, Paulo Câmara entrega Adutora do Moxotó e inaugura primeira etapa da do Agreste

  1. Arnaldo Luciano de Alencar disse:

    Salgueiro está a 06 (seis) km do canal da transposição e só tem água nas torneiras de oito em oito dias no centro e até 15 (quinze) dias na periferia e até 30 dias na zona Rural.Paulo Câmara o pior governador da História de Pernambuco nós últimos 30 anos e o pior governador de Pernambuco que já existiu para a Cidade de Salgueiro, em 4 anos e três meses não fez uma obra sequer em Salgueiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *