No 1º mês, ponto de testagem registra quase 1,3 mil atendimentos em Juazeiro

por Carlos Britto // 23 de agosto de 2021 às 09:00

Foto: Ascom PMP/divulgação

Até a sexta-feira (20), o Ponto de Testagem da Covid-19 montado em Juazeiro (BA), que está funcionando em um micro-ônibus na Praça da Catedral, Centro da cidade, já atendeu quase 1.300 pessoas em um mês de funcionamento. São feitos em média 40 exames por dia.

Segundo o coordenador do ponto de testagem, são realizados três tipos de exames para detecção do novo coronavírus, a partir da avaliação da quantidade de dias de sintomas da doença. “Quando o paciente apresenta sintomas de três a cinco dias, priorizando o RT-PCR, tipo mais preciso, e para a gente saber se está circulando a nova variante delta do vírus“, explica o enfermeiro coordenador do Ponto de Testagem, Jokaffi Dias.

Também são feitos o antígeno e o anticorpo, que são o Swab rápido e o Swab capilar – com resultado em 15 minutos. O RT-PCR é encaminhado ao Lacen-BA, em Salvador, e o resultado demora de dois a cinco dias.

A servidora pública Marileide dos Santos Jericó teve contato com uma pessoa contaminada e procurou o local para fazer o teste. “Não estou com sintomas, mas fiquei com medo e vim fazer o teste para ter certeza se estou bem“, afirmou.

Atendimento

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O teste de RT-PCR só é feito das 8h às 11h. Às terças e quintas também são feitos das 14h às 16h, em virtude da grande demanda do Lacen-BA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *