Na tentativa de ‘podar’ Centrão, PSB pede a Lula comando da Codevasf

por Carlos Britto // 25 de janeiro de 2023 às 17:05

Foto: reprodução

O PSB formalizou a Lula o pedido para assumir a presidência da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), estatal cara ao Centrão pelo alto potencial de votos e fartos contratos de obras por 15 estados do país, além do Distrito Federal. Os pessebistas querem que um nome do diretório pernambucano assuma a Codevasf.

A direção nacional do PSB tenta convencer todos os governadores do Nordeste a apoiarem alguém da sigla, dando força à indicação. O partido quer mostrar a Lula que o Centrão poderá crescer no interior dos estados se mantiver o controle da Codevasf até a eleição municipal de 2024.

A Codevasf foi o destino campeão de emendas do orçamento secreto no governo Bolsonaro. A estatal é responsável por obras de infraestrutura de pequeno e médio portes, muitas com forte apelo eleitoral, como estruturas de oferta de água e saneamento.

A presidência da Codevasf é cobiçada pelo União Brasil e está na zona de influência do deputado Elmar Nascimento, aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira. Elmar tentou assumir o Ministério da Integração Nacional, mas acabou vetado pelo PT e, agora, lidera a rebelião da maior parte da bancada do partido, que se define como independente. Se o pedido do PSB for atendido por Lula, o ex-governador Paulo Câmara é um candidato natural ao posto, mas os pessebistas veem o político mais afinado com a presidência do Banco do Nordeste. É provável que o partido sugira outro integrante para Lula emplacar na Codevasf. (Fonte: Metrópoles)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.