Na tentativa de ajudar o rio São Francisco, Gonzaga Patriota apresenta projeto de Lei que prevê interligação de bacias

por Carlos Britto // 25 de setembro de 2014 às 06:40

Gonzaga Patriota1A notícia de que a nascente do rio São Francisco está seca entristeceu toda a comunidade ribeirinha. Segundo o chefe do parque da Serra da Canastra, em Minas Gerais,  Luiz Arthur Castanheira, o evento é inédito e o motivo disso foi a sucessão de secas que atingem a região há pelo menos três anos.

O fato preocupou fortemente o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). O parlamentar já tinha apresentando um Projeto de Lei que propôs a interligação da hidrovia do São Francisco com a Bacia Amazônica o que, segundo ele, garantiria a navegabilidade e a regularização do nível das águas do São Francisco. “A execução desse projeto é indispensável. Não se pode falar em transposição do São Francisco sem garantir a regularização do nível do rio“, justificou. A proposta aguarda, atualmente, a designação de relator na Comissão de Viação e Transportes (CVT).

Estimado em R$ 1 bilhão, o projeto prevê a construção de um canal, com cerca de 200 quilômetros de extensão, entre o rio Tocantins, no Centro-Oeste, e o rio Preto, que corta os municípios a Oeste da Bahia. O tráfego hidroviário do rio São Francisco seria feito pelo canal do rios Preto, Tocantins e Amazonas, facilitando, inclusive, o transporte das cargas da Ferrovia Norte-Sul para o Porto de Suape, no Recife.

O deputado Gonzaga Patriota lembra que a proposta entregue ao relator do Grupo de Trabalho de Transposição do São Francisco, Marcondes Gadelha (PFL/PB) é antiga. Em 1987, a ideia foi apresentada à Câmara Federal. “O plano ficou engavetado e só no ano de 1995 chegou a receber pareceres favoráveis das Comissões de Viação e Transporte e de Constituição e Justiça“, explicou.

E completa: “Há que se reconhecer à viabilidade deste projeto desde que, no  livro clássico de Geraldo Rocha “o Rio São Francisco, precípuo para o  desenvolvimento do Brasil”, publicado em 1940, numa antevisão genial, já aventava com a possibilidade da abertura de um canal para o rio São Francisco, vindo do rio Tocantins”.

“Este Projeto de Lei é mais do que uma tarefa parlamentar, é uma questão que deve ser resolvida para dar sentido à fecundidade da terra, do trabalho para a riqueza do homem, para o Nordeste, dádiva primeira do rio São Francisco”, disse Gonzaga.

Na tentativa de ajudar o rio São Francisco, Gonzaga Patriota apresenta projeto de Lei que prevê interligação de bacias

  1. Maria disse:

    Olhem aí Comitês e Conselhos de defesa do São Francisco um projeto concreto para se discutir e lutar de fato pela sua implantação ao invés de ficar de blá-blá-blá vamos a ação, vamos forçar os deputados e senadores a trabalharem na causa e viabilizar a implantação do projeto se for bom para o Rio São Francisco. Este Rio não pode mais ficar esperando enquanto a população fica a lamentar e a conversa fiada de auditórios e gabinetes. AÇÃO!

  2. Pedro Olinda disse:

    Esses dep. são mala demais. Agora eles vem todos preocupados com a causa… Tem milhares de mandatos e hj vem com leizinha de interligação… é pra rir mesmo

  3. Celia disse:

    Até que em fim Gonzaga deu uma dentro. Embora seja um sonho antigo de Dr. Osvaldo

    1. maria disse:

      Nunca vi e nem ouvi o sr. Oswaldo Coelho citar o Rio São Francisco. O projeto ´dele é com irrigação sem preocupação nenhuma com o Rio.

  4. leninhapib@hotmail.c disse:

    será q ainda vão fazer transposição?.. bem q a alguns anos um padre falou isso q o rio ia secar mas os governos num ta nem ai para o q o povo pensa.. muito dinheiro agora vai pro ralo, e o senhor deputado quer inventar mais uma? querem continuar nos roubando? acho q o senhor deputado ta na hora de pensar nos gasto q isso teria e nas vantagens para nós brasileiros pq essa não é uma questão apenas do nordeste já q estamos em racionamento em são paulo e vai começar em outros estados.. pense bem deputado no dinheirão q vai ser derramado mais uma vez! pq a transposição q tanto rendeu votos para politicos enganadores não vai mas sair do papel ficamos apenas com o prejuizo..

    1. maria disse:

      Se fizerem a interligação de rios, dá para fazer a transposição sim.

  5. nina disse:

    NÃO ENTENDI MAIS NADA… QUER DIZER QUE OS INVESTIMENTOS DA TRANSPOSIÇÃO FORAM EM VÃO? ESPERA AÍ AGORA O FOCO É OUTRO? ENTENDI, QUANDO O RIO SECAR E A TRANSPOSIÇÃO VIRAR CONTO… TEMOS QUE REVER ISSO… DINHEIRO PÚBLICO… EITA POLÍTICOS INTELIGENTES!!!! COISA BOA É DINHEIRO… DISCORDO!!!!!

  6. Antonio Andyrá disse:

    Sr Parlamentar, Gonsaga Patriota, parabens pelo Projeto, Gostei muito, agora é preciso que limpe e arborize os lateral do rio são francisco urgente.
    Att: Andyrá Garanhuns PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários