Mutirão de combate à dengue é iniciado em Dormentes

por Carlos Britto // 07 de maio de 2020 às 12:59

Ao mesmo tempo em que realiza ações de contenção e prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Dormentes (PE), no Sertão do São Francisco, vem atuando também no combate ao mosquito Aedes Aegypti – causador da dengue. Durante toda essa semana, às equipes da Secretaria de Saúde realizam mutirões porta a porta na sede e nos distritos de Lagoas, Lagoa de Fora, Caatinga grande e Vila Nova.

A secretária Talita Mirele explicou que as famílias mais necessitadas de Dormentes receberam telas de proteção para caixa d´água e tonéis, além das orientações preventivas contra o mosquito.  “Combater o transmissor da dengue, zika e chikungunya é um trabalho diário, por isso estamos reforçando nossas ações. Visitando a casa das pessoas, procurando locais que possam servir de criadouro do mosquito e orientando às famílias sobre os cuidados necessários de prevenção”.

Além do trabalho porta a porta, os agentes de endemias realizam inspeções diárias em terrenos baldios e tratamento focal nos criadouros de larvas encontrados. “Nossas equipes realizam um trabalho diário de combate ao mosquito, mas precisamos que a população se conscientize que essa é uma missão de todos. Qualquer local, por menor que seja, que tenha água limpa e parada, pode ser criadouro para o mosquito, então é preciso redobrar os cuidados”, alerta a prefeita Josimara Cavalcanti.

A prefeitura reforça que a população pode ajudar nesse combate realizando ações simples, como evitar água parada em qualquer lugar, durante todo ano. Manter caixas d´água, tonéis, baldes e barris sempre tampados, encher os pratinhos das plantas com areia e trocar a água dos vasos de plantas aquáticas uma vez por semana, fechar bem os sacos de lixo e não deixá-los ao alcance de animais, manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo, guardar pneus em locais cobertos, não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas são as principais medidas que ajudam a evitar possíveis criadouros do mosquito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários