Mutirão contra o câncer de pele realizado pelo HU resulta em mais de 250 atendimentos

0
Foto: Ascom HU/divulgação

Um mutirão de combate ao câncer de pele realizado no último final de semana pela Policlínica do Hospital Universitário (HU) em Petrolina, destinado a atendimentos para avaliação de lesões suspeitas da doença, beneficiou 251 pacientes. A ação faz parte da campanha ‘Dezembro Laranja’, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A unidade médica apoia e colabora com a causa desde o ano de 2016.

O mutirão contou com a participação voluntária de 11 dermatologistas, quatro cirurgiões, além de residentes e estudantes. Das 250 pessoas que passaram pelas consultas, 50 delas apresentaram lesões compatíveis com o câncer e 25 foram submetidas, no mesmo dia, a procedimentos cirúrgicos para tratamento. Os outros pacientes já estão com suas cirurgias agendadas.

As altas temperaturas e o sol forte são comuns em Petrolina. Estes fatores, atrelados à exposição solar sem proteção, podem provocar o desenvolvimento do câncer de pele. A doença é a mais comum entre todos os tipos de câncer.

Foi a preocupação com as manchas que surgiram no rosto, há algumas semanas, que fizeram o marceneiro João Batista da Silva procurar atendimento no mutirão. Ele conta que não tinha o hábito de usar protetor solar, mas agora aprendeu a lição. “Realmente nunca tomei muito cuidado com a pele e não usava protetor. Depois que apareceram essas manchas escuras fiquei com medo e agora passei a colocar todos os dias”, contou. Mais detalhes sobre o câncer de pele podem ser acessados no link disponibilizado pelo Blog.

Foto: Ascom HU/divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome