Músico de Juazeiro lamenta que petrolinenses não tenham “festejado” trabalho do cantor Zé Manoel

por Carlos Britto // 24 de julho de 2015 às 20:30

hqdefaultDepois de ter seu trabalho destacado nacionalmente pela Revista Veja, o músico petrolinense Zé Manoel só precisa ganhar o devido prestígio em sua própria cidade. Essa é a opinião do compositor e produtor musical de Juazeiro Maurício Dias, ‘o Mauriçola’, que lamenta que os conterrâneos de Zé Manoel ainda não tenham dado o devido valor ao novo trabalho do artista.

Recentemente, Zé Manoel foi destaque na coluna ‘Veja Recomenda’, que comentou sobre o segundo disco dele, intitulado “Canção e Silêncio”. Mas Mauriçola acha que o trabalho do músico precisa ser festejado no Sertão.

Percebo com uma certa atmosfera de tristeza que o belo trabalho de Zé Manoel ainda não foi merecidamente festejado pela nossa vizinha Petrolina. Fui – sem querer ter sido – jurado em uma das edições do festival Edésio Santos, em Juazeiro, e não tive dúvidas: 10 para Zé, que venceu e virou um vencedor de festivais de música. O seu novo CD, patrocinado pela Natura, esta sendo muito elogiado pela crítica especializada. E aquela ‘trip’ bonita está na estrada: Camila Yasmine, Eugênio Cruz, Albérico. Não preciso lembrar Maciel e Maviael Mello, nem o meu amigo antigo, Geraldo Azevedo, para uma saudade maior de Celestino, se por acaso esqueci de alguém”, afirmou.

O trabalho de Zé Manoel pode ser conferido no link www.youtube.com/watch?v=pEE276dSPJs.

Músico de Juazeiro lamenta que petrolinenses não tenham “festejado” trabalho do cantor Zé Manoel

  1. J.R disse:

    Petrolina culturalmente não tem o hábito de saudar seus artistas!

  2. Marcelo disse:

    Mais uma fora de Mauriçola. Zé tem reconhecimento sim dos que o conhecem, a grande massa pode até desconhecer, mas não apenas o trabalho dele como todos que fazem música de verdade neste país.
    A grande mídia dita moda e a boiada segue atrás, música de verdade só em meios alternativos, pra quem é do meio, sabe muito bem que o jabá define os que terão algum espaço. Zé tem reconhecimento e é muito querido sim, vai longe pois talento não lhe falta. Antes de tecer qualquer comentário, deixe de generalizar.

    1. Maurício Dias Cordeiro disse:

      “Mais um fora de Mauriçola”……??? Se eu não existisse você não seria Marcelo que parece não existir! Faço provocações até para despertar comentários assim.
      Estou aqui apenas me alegrando com o trabalho musical do “petrolinense” Zé Manoel.

      1. Marcelo disse:

        Sim Mauriçola, disse mais uma fora pois já li aqui outras provocações das quais discordo, você conhece muito bem o meio, sabe que esse reconhecimento só acontece de fora para dentro. Como citei antes, Zé tem reconhecimento das pessoas que estão antenadas com a boa música. João Gilberto saiu de Juazeiro com fama de maluco, Geraldo Azevedo foi outro, o reconhecimento veio de fora para dentro, não gosto dessa idéia mas infelizmente, no nosso país, as coisas acontecem assim.
        Quanto ao “parece não existir “, muito prazer, me chamo Marcelo Novaes, sou músico, fundador da banda M-XV também desconhecida na minha terra natal mas com música lançada na coletânea internacional Rock4Life, com uma crítica positiva do nosso disco da renomada revista Guitar Player, na edição de novembro de 2007. Mesmo com tantas dificuldades e falta de reconhecimento da minha terra, nunca vou deixar de levar o nome dela, pra onde quer que eu vá.

    2. Humbertobarbosa@globo. com disse:

      Concordo plenamente com o Mauriçola. Ele sabe muito bem aonde o sapato aperta.

  3. Maria disse:

    Marcelo, realmente, ele é conhecido no meio dos amigos, dos que conhecem o seu trabalho, como eu, mas isso é muito pouco para o que representa Zé Manuel.
    Mauriçola fala muito bem quando cita a falta de reconhecimento de Petrolina aos seus artistas. Mas também concordo com você quando cita a grande mídia que dita a moda, que dita a música que se deve ouvir e a boiada segue atrás.
    Sugiro aos radialistas que abram espaço para a verdadeira música, temos talentos de sobra, deixem de estar divulgando lixo dizendo que é música, vocês radialistas, são responsáveis pela desculturação do povo.

    1. Marcelo disse:

      Maria, a falta de reconhecimento existe não só com Zé, Mas com todo e qualquer artista de verdade, como citei acima, a culpa disso é da grande mídia pois a massificação das coisas ruins é grande. De fato, disse no meu comentário, Zé tem reconhecimento de quem de fato conhece um pouco de música e de artes de um modo geral, o problema não está somente em Petrolina, terra Natal de Zé, é assim em todo país.

  4. elson carlos disse:

    Infelizmente todos os artistas , que sai da região só tem reconhecimento lá fora para depois ser reconhecido em casa.

  5. Maurício Dias Cordeiro disse:

    Perdão aí Marcelo, mande aí sua música para mim … quem sabe eu não aprenda de verdade, ser quem sabe um artista? Não suporto injustiças!

    1. Marcelo disse:

      Maurício, quero deixar claro que não discordo do seu texto por total, só não concordo que isso é algo localizado, como disse no meu primeiro post, infelizmente no nosso país está cada vez mais complicado viver de arte, o custo de gravação de um trabalho não é baixo. Com o advento da internet, hoje qualquer pessoa pode disponibilizar o seu material, todos podem conhecer mas acredito que com tanta tecnologia, a maioria das pessoas não consomem mais os trabalhos dos seus artistas preferidos. Tá tudo disponível mas sempre vejo um fenômeno de que as pessoas parecem não ter paciência pra ouvir um álbum completo. Sou fã dos discos de vinil, é uma outra concepção, a arte não está somente nas músicas contidas neles mas em todo projeto, desde a capa ao encarte. É uma faca de dois gumes, a facilidade para se gravar hoje é notória mas o público consumidor, esse não existe mais.

  6. robertson disse:

    três Talentos nacionais: Mauricio Dias, Zé manoel, e Marcelo Novaes. Pra quem gosta de música boa recomendo. Tenho pena da grande massa da população que por razões comerciais ou intergaláticas não conhecem a musica desse trio. Mas o yutube tá por aí, firme e forte, kkk. O sucesso é por vezes ingrato no Brasil.

    1. Marcelo disse:

      Robertson, o grande problema da música brasileira é que as “razões comerciais” vem a bastante tempo sufocando quem não está nesse meio corrompido. As oportunidades deveriam alcançar todos. O Brasil é um país com uma música belíssima, muito rica e diversificada, não consigo entender o porquê de tanto descaso com nossa cultura.

  7. roberto disse:

    Se esperamos a grande massa gostar da musica que Zé Manoel faz, é melhor nos internar num hospicio. Mas ele é reconhecido por aqueles que realmente curtem uma boa música e até porque ZéManoel antes de explodir andava no meio alternativo dando apoio ao pessoal, e sempre foi reconhecido como grande músico e uma pessoa generosa no meio alternativo. Infelizmente não posso dizer de muitos músicos que não vejo no meio do alternativo. Ele sim, consegui o auge por toda sua qualidade musical e pessoal. Não é uma Ivete por isso, não esperamos que a massa o reconheça. Na região do vale (Petrolina e juazeiro) o que é reconhecido é a cultura da bunda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Um Petrolinense real, assim foi Fernando, pois uns chamado carinhosamente de besourinho. Eu me lembro muito bem do SAMBOSSA, Fernando,…