Municípios do Sertão de Itaparica recebem ações do ‘Governo Presente’

por Carlos Britto // 29 de setembro de 2021 às 11:00

Foto: Henrique Paparazzi/divulgação

Uma série de serviços como atualização de documentos, testes de saúde, assistência social – entre outros – estará disponível nas quatro ações de cidadania que o Programa ‘Governo Presente’ realiza em três cidades no Sertão de Itaparica. O primeiro evento está acontecendo no distrito de Icó, em Petrolândia, nesta quarta (29); em Itacuruba, amanhã (30);  em Petrolândia (sexta, 1º de outubro); e em Floresta (também na sexta, à tarde). As ações representam um mutirão de serviços públicos e de divulgação de políticas sociais do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, junto com as prefeituras parceiras.

Cerca de 140 mil atendimentos gerais já foram realizados somente neste ano, em todas as regiões do Estado. Os serviços são agendados para uma melhor organização do atendimento, evitando a formação de filas e facilitando a aplicação dos protocolos de proteção individual e coletiva. Na entrada da escola são aferidas a temperatura. O uso de máscaras de proteção e o distanciamento social são obrigatórios. A Operação pela Prevenção distribui máscaras para quem não estiver usando no momento.

O serviço mais procurado é o de emissão de carteiras de identidade. Todo o processo é totalmente eletrônico, com scanners e outros aparelhos para a coleta de dados biométricos. A emissão da primeira via da identidade é gratuita, enquanto para a segunda via é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 24,36.

O Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos também estará presente para quem quiser solicitar uma nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. Outro documento importante que também estará disponível na Ação é o CPF. Quem precisar do documento será atendido.

Outro serviço será o da Compesa, por meio de m posto avançado, através do qual a população poderá fazer renegociação de débitos e obter informações sobre a tarifa social da companhia de água. O Detran também terá uma unidade móvel e também estará prestando esclarecimentos e serviços referentes à autarquia.

A Ação de Cidadania oferecerá serviços como aferição da taxa de glicemia, da pressão arterial e da temperatura do corpo, além de identificar doenças como sífilis, HIV e hepatites. Serão apresentadas ainda informações sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre violência contra a mulher dentro da comunidade, sistema Alerta Celular, Patrulha Escolar e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Agendamento

É necessário fazer o agendamento com antecedência. O agendamento pode ser no próprio município ou através do site PE Cidadão. Pela internet, e só acessar o site e clicar em ‘agendamento’. Depois é só escolher o município. As ações são eventos que ocorrem de forma rotineira. Em 2020, apesar da suspensão necessária no período mais rigoroso da pandemia de Covid-19, foram realizados mais de 61 mil atendimentos gerais, com a oferta média de 60 tipos de serviços e difusão de informações do governo do Estado e das prefeituras parcerias em cada evento. Toda a articulação é da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *