O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor (CAO Defesa do Consumidor), deu início nesta segunda-feira (25) a uma campanha para alertar consumidores sobre práticas abusivas e orientar sobre compras conscientes durante a Black Friday. A iniciativa, que segue até sexta-feira (29), destaca a importância de pesquisar preços, verificar a opinião das lojas em sites de reclamações, avaliar condições de pagamento e prazo de entrega, além de desconfiar de promoções irreais. “Os consumidores precisam estar atentos e pesquisar para garantir que estão adquirindo produtos com desconto real”, destacou a Coordenadora do CAO, Procuradora de Justiça Liliane Rocha.
Entre as orientações, o MPPE ressalta:
Planejar as compras com antecedência;
Comparar preços para identificar descontos reais;
Exigir informações claras sobre prazo de entrega e condições de troca;
Evitar compras por impulso, mantendo o controle do orçamento;
Denunciar irregularidades ao Procon ou ao MPPE.
A Black Friday, tradicional data comercial criada nos Estados Unidos e adotada no Brasil desde 2010, ocorre sempre na última sexta-feira de novembro. Este ano, será realizada no dia 29 e promete movimentar o comércio físico e online com grandes promoções.
Denúncias
Em caso de práticas abusivas, como falta de cumprimento de prazos de entrega ou promoções enganosas, o consumidor deve acionar os órgãos de defesa como o Procon-PE e os Procons municipais, além do Ministério Público e da Defensoria Pública.
A campanha reforça o compromisso do MPPE em proteger os consumidores e garantir práticas comerciais justas durante esse período de alta movimentação econômica.
Black Friday pra mim e uma Black fraude!