Morre em Alagoas fiel escudeiro de Frei Damião

por Carlos Britto // 29 de julho de 2013 às 06:40

frei fernandoFrei Fernando Rossi (foto), fiel escudeiro de Frei Damião por mais de 50 anos, faleceu na tarde de ontem (28), na cidade de Palmeira dos Índios, em Alagoas, aos 94 anos. Ele sofria de problemas cardíacos, já tendo passado por cirurgia, e estava internado desde a última quarta-feira (24) no Hospital Regional Santa Rita.

No sábado (27), seu quadro piorou e Frei Fernando foi transferido para a UTI. O sepultamento será realizado na comunidade de Vila São Francisco, no município Alagoano de Quebrângulo. A data e a hora ainda não haviam sido definidos, até a noite de ontem.

Nascido na Itália no ano de 1918, Frei Fernando veio para o Brasil em 1946 e, na década de 50, começou a trabalhar com Frei Damião. Logo se tornou seu secretário, organizando sua agenda e seus compromissos durante as peregrinações pelo Nordeste. Só foi morar em Alagoas após a morte de Frei Damião, em 1997.

“Ele sempre foi muito dedicado a Frei Damião. Muito do sucesso das missões de Frei Damião se deve ao trabalho e ao companheirismo de Frei Fernando. Muitos frades não estavam dispostos a seguir o ritmo de acordar cedo e dormir tarde”, disse o vice-postulador da causa de Frei Damião, Frei Jociel Gomes. Para o Frei Francisco Barreto, provincial dos capuchinhos do Nordeste, sua grande mensagem foi do companheirismo de dedicação. “Ele nunca teve tempo de ser vigário ou assumir outra missão devido ao trabalho com Frei Damião”, declarou. (Fonte: JC Online/Foto reprodução/proneb-capuchinhos.blogspot.com.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *