Morador do Loteamento Recife denuncia descarte irregular de lixo em terreno privado; prefeitura responde

1

Na manhã desta quarta-feira (6) o morador André Sá, do Bairro Loteamento Recife, zona norte de Petrolina, participou do Programa Carlos Britto (Rural FM) e expôs a situação de um terreno particular na Rua 35, que está tomado por lixo. “É uma situação muito complicada, porque são os próprios moradores que jogam o lixo. Então, que a gente possa tomar uma ação, alguma medida tanto da prefeitura de limpar quanto dos moradores de se conscientizar. Colocar uma placa ‘Não jogue lixo’, comunicar o dono do terreno para que possa cercar”, desabafa.

Segundo André, o caminhão da coleta de resíduos passa regularmente, o que não justifica o descarte irregular. “É um bairro bem organizado, entretanto acredito que precisa ter esse trabalho de conscientização. O carro do lixo passa dia sim, dia não. Inclusive, meu cachorro já cortou a patinha entrando aqui nesse terreno”.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Petrolina, que esclareceu por meio de nota que “a responsabilidade pela manutenção e limpeza de áreas particulares é dos proprietários. A equipe de fiscalização será encaminhada aos endereços para verificar a denúncia e, se constatadas, os donos serão notificados com prazo de 15 dias úteis para limpeza, e de 60 dias para que o espaço seja cercado. Em caso de descumprimento, a multa pode variar de R$ 600 a R$ 2400”.

A prefeitura informa ainda que, no momento, “a prioridade da fiscalização é atender as denúncias relacionadas ao descumprimento das medidas emergenciais de prevenção ao coronavírus e pede compreensão à população. As denúncias sobre terrenos abandonados estão sendo inclusas no cronograma para verificação, obedecendo à escala de prioridade, por isto a notificação pode não ser feita de imediato”.

1 COMENTÁRIO

  1. Situação pior é de uma quadra pública que tem na Rua Rio Una no Bairro José e Maria onde além da invasão do terreno público e nenhuma obra de equipamento público que possa servir à população, é feito do local um aterro sanitário – melhor um lixão -, a Prefeitura é completamente omissa. á fiz denuncia na ordem pública e nunca foi tomado atitude nenhuma. Convido a equipe do blog a visitar e fazer uma reportagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome