O governo federal vai abrir uma nova seleção para a contratação de 100 mil unidades habitacionais do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (12) pelo ministro das Cidades, Jader Filho, em entrevista ao programa ‘Bom Dia, Ministro’, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
“Devemos fazer mais de 100 mil novas unidades numa seleção do Minha Casa, Minha Vida”, disse. “Vamos fazer algumas alterações, melhorar, verificar aquilo que não deu certo, porque algumas obras da seleção anterior atrasaram, fazer uma atualização da maneira que vamos fazer essa seleção para elas acontecerem de uma maneira mais rápida. Porque quem mora de aluguel tem pressa, quem mora em área de risco tem pressa”.
Os projetos que vão se candidatar à seleção devem ser apresentados pelos entes federados. Jader Filho explicou que para dar agilidade à construção das novas moradias, projetos de prefeituras e empresas que estiverem mais “maduros” terão prioridade no processo de seleção. “Além de atender o sonho da casa própria, que é uma orientação forte do presidente Lula, a gente também gera emprego, renda e desenvolve o nosso país”, disse o ministro. Os detalhes da nova seleção do Minha Casa, Minha Vida serão divulgados nesta tarde durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.
Critério
O ministro afirmou que na nova seleção será mantido o critério de aproximar as pessoas dos centros urbanos. “O novo Minha Casa, Minha Vida quer que as pessoas morem cada vez mais perto do emprego, das escolas, dos postos de saúde. Essa é uma exigência do novo Minha Casa, Minha Vida para que possamos ficar ocupando os centros urbanos ou que esses condomínios estejam dentro da área urbana dos municípios e não distante como era antes, o que cria um transtorno para as pessoas”.
Outra novidade apresentada por Jader Filho é que o PAC Seleções terá uma rodada para projetos de contenção de encosta, drenagem e abastecimento de água rural. “As pessoas não vivem no Brasil, não vivem nos estados, vivem nas cidades, então é lá que temos que estar e fazer com que a infraestrutura chegue nas cidades brasileiras”, declarou.
Esse pessoal prever muita coisa agora fazer nada,sempre com essas conversas mole para enrolar besta e comedor de capim.
Moro de alugeu tenho um finho de 10 mês não Tou trabalhar queria saber sim eu tinha direito as essas casa