Ministro e Codevasf garantem compra de flutuantes para o Vale do São Francisco em tempo hábil

0

eduardo sales e gilberto occhiO deputado estadual Eduardo Salles (PP-BA) ouviu na quinta-feira (27), em Brasília, durante audiência com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), Felipe Mendes, que os flutuantes – equipamentos necessários para captação de água no Lago de Sobradinho, norte da Bahia, quando chegar ao volume morto – serão comprados em tempo hábil de evitar falta d’água na fruticultura irrigada da região, responsável por gerar 1,2 milhão de empregos diretos e indiretos.

Alertei para a necessidade de a Defesa Civil decretar estado de emergência e, desta forma, conseguirmos agilizar e garantir a compra dos flutuantes a tempo. Mas tanto o ministro quanto o presidente informaram que por lei isto não é possível e voltaram a afirmar que o trâmite normal de aquisição vai ocorrer em tempo hábil”, disse Salles.

Occhi e Mendes informaram ainda ao parlamentar que a partir de agora, todo final do mês serão pagas duas faturas mensais às duas empresas responsáveis por contratar os trabalhadores que cuidam dos perímetros irrigados. Os funcionários reclamam de quatro meses sem receber salários.

O presidente da Codevasf acrescentou que o pagamento de energia dos perímetros irrigados de Rodelas, Glória e Pedra Branca serão feitos até dezembro, mas a partir de 2016 a responsabilidade vai ficar com os produtores.

Vale ressaltar que, o ministro Gilberto Occhi estará em Petrolina na próxima segunda-feira (31), para assinar a Ordem de Serviço com vistas à implantação dos flutuantes no Lago. (foto/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome