Ministro do STF suspende nomeação do novo diretor-geral da PF

4
Foto: TV Brasil/reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a nomeação de Alexandre Ramagem (foto) para a diretoria-geral da Polícia Federal. A decisão é liminar – ou seja, provisória – e foi tomada em ação movida pelo PDT.

Ramagem, que é amigo da família Bolsonaro, foi escolhido pelo presidente da República para chefiar a PF, em substituição a Maurício Valeixo. A demissão de Valeixo por Bolsonaro levou à saída do então ministro da Justiça Sergio Moro, que acusou o presidente de tentar interferir politicamente na Polícia Federal.

Na decisão em que suspendeu a nomeação, Moraes citou as alegações de Moro, e afirmou que pode ter ocorrido desvio de finalidade na escolha de Ramagem, “em inobservância aos princípios constitucionais da impessoalidade, da moralidade e do interesse público”.

Moraes ressaltou as afirmações do ex-ministro da Justiça que dão conta de que Bolsonaro queria “ter uma pessoa do contato pessoal dele” no comando da PF, “que pudesse ligar, colher informações, colher relatórios de inteligência”.

Amigo íntimo

A proximidade de Ramagem da família Bolsonaro vinha causando contestações à escolha dele para chefiar a PF, para qual entrou em 2005. A relação com o presidente e os filhos dele começou na eleições de 2018, quando Ramagem chefiou a equipe de segurança do então candidato Bolsonaro. Candidatos tem direito à segurança da PF. Na réveillon de 2019, Ramagem foi fotografado em festa ao lado do filho do presidente Carlos Bolsonaro, que é vereador do município do Rio de Janeiro. (Fonte: G1/Blog da Andréia Sadi)

4 COMENTÁRIOS

  1. Que toda ação contra o Presidente Jair Bolsonaro ou a cessão de algum Habeas Corpus são imediatamente levados a efeito por algum Ministro do STF isso não é novidade. São essas coisas que tem levado o POVO a pedir erroneamente intervenção no STF, pois se trata de uma decisão isolada de um Ministro e que pode ser contestada Constitucionalmente, partindo-se do pressuposto de que vivemos em uma Democracia, e, mesmo porque ninguém é dono da verdade. ” O que incomoda não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons” assim já o disse Martin Luther King, então vamos sair do silêncio, não vamos esperar para ver o que vai acontecer. Se o Presidente Bolsonaro não pode nomear um Diretor da PF porque o conhece, por que é que a Dilma nomeou O Ministro Tóffoli, antes advogado do PT para o STF? só o outro lado pode?

  2. O Bolsonaro é realmente um Mito, pegar um País falido economicamente por conta das roubalheiras dos governos anteriores, pegar uma Pandemia do Coronavírus desse tamanho e ainda ter muita atrapalhando e conseguir se manter em pé, não é pra qualquer um não!!!!! Presidente, não desista, o Povo está com o Senhor e as Forças Armadas estão com o Povo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome