Ministério da Saúde vai recontar mortos pela Covid-19 porque diz ver ‘dados fantasiosos’

12
Foto: Reprodução

Em mais uma mudança na divulgação dos dados da pandemia de Covid-19 no Brasil, o Ministério da Saúde vai recontar o número de mortos vítimas da doença. Segundo o futuro secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Carlos Wizard, os balanços atuais seriam “fantasiosos ou manipulados”. A informação é da colunista Bela Megale, do jornal O Globo.

Desde quarta-feira (3), o Ministério começou a retardar a divulgação do boletim atualizado com os números do dia, em uma estratégia para driblar os telejornais noturnos. Na sexta-feira (5), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que, com o novo horário do balanço, “acabou matéria no Jornal Nacional”. A TV Globo interrompeu a programação com um plantão às 21h45 para mostrar os dados recém-divulgados. O site com os números foi retirado do ar.

Segundo Wizard, “tinha muita gente morrendo por outras causas”. “Os gestores públicos, puramente por interesse de ter um orçamento maior nos seus municípios, nos seus estados, colocavam todo mundo como Covid. Estamos revendo esses óbitos”, afirmou.

O Ministério da Saúde tem convicção que o número de mortos do País pela doença causada pelo novo coronavírus é menor que o divulgado, ainda de acordo com o futuro secretário. “Eu acredito que vai ter um dado mais real [com a recontagem], porque o número que temos hoje está fantasioso ou manipulado”, acrescentou.

Um balanço atualizado deve ser publicado dentro de um mês. Os dados divulgados diariamente pelo Ministério da Saúde são compilados a partir dos balanços das secretarias estaduais de Saúde. Desde o início da pandemia, 35.026 pessoas morreram pela Covid-19 e 645.771 casos de infeção foram registrados no País. (Fonte: Folha de Pernambuco)

12 COMENTÁRIOS

  1. Aqui em Petrolina, teve o caso da idosa que quebrou femun. Foi para o Traumas. Recebeu alta e morreu rm casa no outro dia. Clásdico erro médico por dar alta tão rápida transformado em coronavírua.

  2. Não são. Os dados de contágio estão sendo atualizados após o início, ainda empírico, de testes. A informação quanto aos óbitos, com certeza, estão ainda lentas e sub-notificadas. Por má gestão e incompetência seremos em breve o país com o segundo numero de mortes pelo COVID-19.

  3. Não existe mortes por COVID19 se eu disser que não existe. Simples, acabamos com o problema, agora vão viver normalmente e se por acaso vierem a morrer ou seus amigos e familiares vierem a morrer será por insuficiência respiratória, a covid19 acabou, viva Bolsonaro!!!!

  4. Eita! ! Que esse novo ministro deve ser o mais inteligente de todos, ir aos cemitérios fazer contagem de mortos. É uma palhaçada atrás da outra. Ninguém aguenta mais isso.

  5. Tem muito de fantasiosos mesmo, muito de manipulados, muito de maria vai com as outras e nada de racional. O maior mal nisso tudo é a politização do problema, isso mostra que o político brasileiro não está nem um pouco preocupado com a saúde e nem com o povo. Proibir caminhada? o que é que uma pessoa dessa tá pensando? é muita burrice, caminhada é saúde, isso é mais do que sabido, todo médico aconselha isso, mesmo que ele esteja em início de carreira, mas a televisão disse e aí passa a ser o correto, quer ver? no início era proibido usar máscara, agora é obrigado a usar máscara, e aí, como é que fica, é proibido ou é obrigado? a partir de agora vamos prender e multar quem não usar máscara, pode? desde quando os Chefes de Executivos podem prender? que zorra é essa? isso é ou não É uma DEMOCRACIA? O POVO QUE SE EXPLODA eu quero é dar ordens!!!!

    • Um gado detectado.
      “no início era proibido usar máscara, agora é obrigado a usar máscara, e aí, como é que fica, é proibido ou é obrigado”,
      Você ter certeza que leu em algum lugar?
      Faça um imenso favor, sai sem proteção , sem máscara, depois usa aquele medicamento do Bolzo.

  6. Parece que a patada do namorado laranjão (Trump) doeu em Bolsobosta. A única coisa que vai dar é nada. Talvez achem um outro contabilizado como covid por algum erro no teste e só, afinal todo teste tem manipulação humana pelo meio e está passível de erros. Mas o que deixa escancarado é o desespero de um governo comandado por um néscio analfabeto funcional e parasita estatal, eleito por um povo burro e pobre, que até agora tem nada para mostrar para o povo.

  7. Todos sabem que os dados estão sub notificados, o nosso País está por conta do jegue, nunca vi tanta incompetência de um governo despreparado e assessorado por uma equipe de quinta categoria. Um camarada que chama nordestnos de “paraibas” e despreza as mulheres, e ainda recebem o apoio destes mesmos. Só resta dizer “viva o Brazil, com z!!.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome