Miguel Coelho anuncia plano de reabertura gradual do comércio em Petrolina nesta sexta

22
Foto: Jonas Santos/PMP

Petrolina deve ser a primeira cidade pernambucana a iniciar a reabertura gradual das atividades econômicas. Após entendimento com o governador Paulo Câmara, o prefeito Miguel Coelho vai anunciar as etapas de liberação do comércio e diversos outros segmentos econômicos na cidade sertaneja. O anúncio será feito nesta sexta-feira (29), às 17h, em coletiva transmitida pelas redes sociais do prefeito.

O plano da Prefeitura de Petrolina para reabertura gradual da economia já estava pronto. A liberação das atividades, porém, dependiam de autorização do Governo do Estado, que decretou em todos os municípios de Pernambuco a restrição do comércio e outros setores. A autorização veio nesta quinta, depois de conversas do prefeito com o governador Paulo Câmara.

A autonomia do município para decidir a liberação de atividades econômicas vinha sendo defendida nas últimas semanas pelo prefeito Miguel Coelho. O gestor salienta que esse processo só será possível porque Petrolina tem um quadro de contaminação da Covid-19 muito diferente de cidades como o Recife, Olinda entre outras da região metropolitana, permitindo assim a retomada gradual e com medidas de segurança sanitária. 

“Agradeço ao governador pela sensibilidade de atender nosso pleito. Desde o começo da pandemia, fizemos todas as medidas de controle social, segurança e prevenção em saúde. Investimos na prevenção, na testagem, e numa grande estrutura de atendimento médico. A prioridade sempre foi e continua sendo salvar vidas. Mas precisamos enfrentar também os duros efeitos econômicos e sociais da pandemia. Já vínhamos sentindo as condições para uma reabertura gradativa, mas não podíamos fazer isso sem anuência do Governo do Estado. Agora vamos providenciar essa retomada com segurança sanitária e todas as medidas necessárias para proteger a população”, explica o prefeito.

22 COMENTÁRIOS

  1. Tudo é preocupação, mas prefeitura soltou nota ontem, que em 26/04=28 casos com 50% de isolamento social e em 26/05=215 casos e com 42% de isolamento social.
    A pergunta é: Porque diminuir o isolamento social no monento de maior número de infectado e segundo dados da prefeitura, justamente por baixo percentual de isolamento social?

    • As aglomerações para saque do auxílio do governo federal não resultaram em explosão de casos. Com a reabertura é possível aumento, por isto é importante medidas de distanciamento e assepsia. Só fica em casa os funcionários públicos, que são intocáveis. Até quando esse privilégio??

      • Vai estudar e passar em um concurso público, ai vc fica “intocável” tbm, idiota. Os servidores públicos são os mais atacados nesse desgoverno que ai estar, com excessão dos militares, mas não adianta explicar nada pra gente ignorante.

  2. Acertada. Recife tem 5 vezes mais população do que Petrolina, mas tem 60 vezes mais casos e 150 vezes mais óbitos de Covid19. Agora tem que ser com cautela. Uso obrigatório de máscara, uso de álcool gel, distância de 1,5m de pessoa para pessoa, uso amplo de medidor de temperatura, teste rápido em massa, barreiras sanitárias nas 6 entradas da cidade.

    • E o povo de Petrolina está em isolamento? José e Maria, Praça da sementeira, D. Avelar, Centro de Petrolina, tudo cheio, gente sem máscara pra todo lado como se nada estivesse acontecendo! Ele só vai autorizar o que a população já faz a muito tempo! Agora eu que ñ me arrisco, ñ tenho plano de saúde pra me salvar!

  3. Seria bem mais seguro conforme medidas fossem adotadas como o Sr. Francesco falou, mas sabemos que nem de longe isso irá acontecer, portanto, acho que casos vão disparar.

  4. Vamos aguardar abertura que é muito provavelmente na segunda-feira e vamos ver os números em 20/06, tomara que estejamos comemorando números decrescente nos casos positivos.

  5. decisão equivocada. Como liberar o comércio no momento em que os casos estão aumentando? As pessoas não vão respeitar as regras de distanciamento. Francesco, vc acha que essas regras que você colocou vão ser respeitadas? Eu duvido. Os casos vão triplicar ou quadruplicar. Anote o que estou dizendo.

  6. já sabia que assim que o presidente liberasse e sancionasse o medicamento eles ia liberar o comercio e ontem governo federal libero o medicamento as prefeituras e governadores o nome do remedio é 60 bilhões

  7. Boa prefeito,
    Tem que reabrir, os números e os dados estão ai pra quem quiser ver.
    já estava perdendo a credibilidade na sua gestão, mais vou dar mais um credito.

    Detalhe: Quem não se sentir seguro de sair de casa, fica em casa.

  8. O problema não é reabri o comercio ou retomar as atividades sejam elas quais forem, o real problema esta em quem tem contato com infectados e nos infectados ,pois não cumprem a quarentena e saeem espalhando o virus. @secretaria de saúde se o infectado tiver mais de 2 pessoas na casa leve para o hospital de campanha, porque onde tem uma familia grande aumenta a contaminação entre eles e outros um sai pra compra pão, colocar o lixo fora ir no kercado5 e assim vai… Na china tinha enfermeiros indo todo dia na casa dos infectados leva comigo, recolher lixo etc… Aqui mal vão visitar

  9. O conjunto de erros cometidos pelas duas prefeituras (Petrolina e Juazeiro) mostra o despreparado e arrogancia de suas equipes, que apesar de serem despreparadas em nenhum momento pediu apoio de técnicos que existem na região. E quem escreve dizendo que quem não se sentir seguro é só nao sair de casa pode ser definido como uma analfabeto que não entende o que está acontecendo no mundo e também um irresponsável por estar contribuindo para a tragédia que virá.

    1) Miguel erra ao iniciar a quarenta quando Petrolina só tem um caso. Não era necessário ter iniciado a quarentena naquele momento. Era apenas o momento de monitor a evolução e isolar a pessoas ou os casos confirmados;

    2) Infelizmente devido ao erro de iniciar a quarentena quando o a pandemia estava longe de efetivamente chegar na cidade fez com que o período de quarentena se prolongasse demais e, com isto, Miguel quebrou o comercio e serviços da cidade de Petrolina e levou o numero de desempregados a niveis históricos, como em breve isto ocorrera.

    3) Agora, quando efetivamente a pandemia chegou no interior, que deveria ser o momento dele decretar a quarentena, decide abrir de forma gradual o comercio. É um erro que beira o absurdo e a única explicação plausível é que ele não aguentou a pressão dos empresários. Juazeiro, inclusive, contribuiu fortemente para que Miguel tivesse que tomar essa decisão sem que Juazeiro nao teve sequer a competencia de testar em numero suficiente a sua população;

    4) Agora Miguel o que vai conseguir com esta reabertura? Sem sombra alguma de duvidas Miguel vai conseguir fazer crescer a quantidade de pessoas contaminadas, vai conseguir lotar os hospitais da regiao com pessoas com Covid19 e vai quebrar a área de saude de Petrolina;

    5) Quando ele fizer isso, vai ver que errou e vai decretar nova quarentena, mais rigida e ainda mais demorada, terminando por quebrar de vez qualquer comercio/serviço da cidade.

    6) Este foi um erro que irá custar muito caro pois irá custar vidas humanas, muitas delas, além de falencias e desemprego. Tudo por uma sequencia de erros do inicio ao fim. E por falta de ter se cercado de pessoas preparadas e confiar apenas em sua arrogancia como se soubesse de tudo.

    7) Agora só uma coisa tem que ficar bem clara para todos. A unica saida dele será esconder a informação. É isto que as pessoas precisam ficar atentadas, MANIPULAÇÃO DE ESTATISTICAS. A partir de agora a probabilidade dos dois prefeitos passarem a esconder o numero de novos casos e novos obitos para que a população demore a perceber a irresponsabilidade e o conjunto de erros cometidos será enorme.

  10. A Primeira parcela dos 33 milhões foi liberado agora o Comércio pode reabrir.

    Petrolinenses o fechamento do comércio foj uma chantagem que os Gestores dessa Republica fizeram ai Gov.Federal veja a que ponto chega a Política.

    Agora que a coiss começa a agravar com esse Vírus chinês os Gestores com o Dinheiro em caixa agora resolvem reabertura do Comércio.

    O Auxilio de 33 milhões chegou Miguel Coelho juntamente com Paulo Câmara resolveram reabrir o Comércio de Petrolina

    Se vcs eleitores forem inteligentes vcs vão ver que todo o Brasil vai voltar a abrir o Comércio…Dinheiro em caixa o povo vai ficar a propiar sorte desse Vírus Chinês maldito juntamente com os Politicos desse Brasil de corruptos.

  11. AGORA QUE O OS ÍNDICES DE PESSOAS INFECTADAS ESTÃO AUMENTANDO VCS QUEREM REABRIR O COMÉRCIO, PQ ESSA MEDIDA NÃO FOI FEITA ANTES QND OS CASOS ESTAVAM ABAIXO DE 10 PESSOAS?
    PETROLINA NÃO TEM ESTRUTURA HOSPITALAR PARA LIDAR COM O SURTO DA DOENÇA

  12. Miguel.
    Antecipe o carnaval também. No vejo diferença. Se prepare que.agora o bicho vai pegar. Os empresario vão ficar em casa guardo. Quem vai se arriscar o vendedor e a jente.kkkk

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome