Médicos do Vale do São Francisco concorrem a 1 milhão de euros por projeto para economizar recursos na saúde

0
Fotos: divulgação

Dois médicos do Vale do São Francisco se inscreveram no Prêmio Euro Inovação na Saúde, patrocinado com exclusividade pela Eurofarma – presente em 20 países, sendo a empresa farmacêutica brasileira que mais investe em inovação.

João Nicole Tupiná Nogueira e Renato José Leal de Morais  apresentaram o trabalho com o tema `Inteligência Artificial e gestão em saúde: combate ao estelionato previdenciário`.

Segundo os profissionais inscritos, a iniciativa propõe uma solução simples para problemas complexos de gestão de recursos e investimentos na medicina, um segmento que sofre com elevadas taxas de custeio, envelhecimento da população e fraudes.  Após identificar que o atraso na comunicação de óbitos à Previdência Social provoca prejuízo financeiro bilionário anual aos cofres públicos, a iniciativa consiste na utilização de tecnologia da computação para preenchimento e comunicação do óbito de forma digitalizada, com geração de economia imediata de recursos indevidamente utilizados.

Além disso, por meio da criação e manutenção de dados padronizados em registros eletrônicos, a iniciativa abre as portas para a Data Science, permitindo o uso Inteligência Artificial, em especial modelos de Machine Learning, para facilitar a identificação de fraudes e auxiliar o controle de resultados das políticas de saúde, corrigindo erros e reduzindo esforços para cumprir a missão.

Economia de recursos

Assim, os gestores ganham a capacidade de inventariar a saúde pública ou privada em tempo real, bem como acessar informações estratégicas para fundamentar a tomada de decisão, economizando recursos e melhorando a qualidade assistencial. Os dois médicos sanfraciscanos que defendem o projeto estão concorrendo a 1 milhão de euros. O grande vencedor do prêmio será divulgado em março de 2020. Confiram mais detalhes sobre o assunto e o perfil de João Nicole e Renato José no link disponibilizado pelo Blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome