Médicos de Petrolina lançam livro para explicar a radiologia de forma prática

por Denise Saturnino // 21 de junho de 2021 às 14:30

Foto: Denise Saturnino

Três médicos radiologistas de Petrolina lançaram recentemente o livro “A sua melhor imagem é fazer a diferença na vida das pessoas”, que explica, de forma fácil e prática, o mundo da radiologia. Os médicos, Américo Mota, Aquino Santana, e Rafael Valois, que atendem no Centro de Diagnóstico por Imagem – CDI de Petrolina, perceberam ao longo dos anos de trabalho, que muitas dúvidas de pacientes e profissionais da área, surgiam pela falta de uma comunicação clara sobre o assunto.

Diante dessa constatação inicial, os três colegas de trabalho decidiram catalogar as questões que surgiam no dia a dia, e que, segundo eles, precisavam de explicações simples e objetivas. Em entrevista ao Blog, o dr. Américo Mota, explicou que ao longo do tempo, muitos mitos e estigmas foram se formando no imaginário popular em relação aos exames que envolvem a radiologia, como  radiografia (raio x), mamografia, ressonância magnética, ultrassonografia, tomografia computadorizada, entre outros.

“Um conceito antigo de que esses exames são perigosos ainda deixa muita gente com receio de realizá-los, por isso, decidimos tirar todas as dúvidas por meio de um livro, de fácil acesso, que tem uma linguagem simples, clara, e que facilita a compreensão de todos. Não dá para explicar os conceitos médicos para a população falando ‘mediquês’”, brincou.

Américo disse ainda que o livro pretende quebrar uma barreira que impede que as pessoas, de todas as idades, possam compreender os assuntos médicos. A obra traz informações para o profissional de saúde, para o paciente e para o curioso, pois o livro vem com uma linguagem que atende a todos os grupos de pessoas com interesse de entender um pouco mais sobre a radiologia”, explicou.

Américo destaca que a obra pretende revelar a melhor forma para que o profissional de saúde possa transmitir sua imagem ao cliente. “Percebemos que uma comunicação clara com o paciente é algo raro na medicina, muitos pacientes chegam aos consultórios médicos e saem sem entender muita coisa, e no livro, nós mostramos como o profissional pode manter uma comunicação sempre eficiente, de forma simples, e que deixe o paciente tranquilo e seguro”, destacou.

Lançado pela editora Casa Publicadora São Paulo, o livro físico já está disponível para compra em todas as plataformas de venda online, como Amazon , Americanas, Shoptime, Submarino, e será disponibilizado, em breve, a versão para leitura online.

Foto: Divulgação

Médicos de Petrolina lançam livro para explicar a radiologia de forma prática

  1. Alyson disse:

    Muito legal esse livro, sou estudante de radiologia e creio que esse livro vai ajudar muito na nossa área… Mas fui ver a cotação… o valor do livro é X e o frete é 3 vezes o valor do livro…Poderia haver facilidades para quem é da cidade…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *