Manoel da Acosap reforça denúncia de Cancão sobre receita errada de medicamento a criança de sete anos na AME de Rajada

por Carlos Britto // 29 de junho de 2016 às 10:08

Manoel Acosap (2)Um fato ocorrido na unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) do distrito de Rajada, zona rural de Petrolina, repercutiu ontem (28) na Casa Plínio Amorim, durante mais uma sessão plenária. Segundo o vereador Ronaldo Cancão (PTB), uma criança de apenas um ano e quatro meses foi vítima do que considerou “falta de preparo” de um enfermeiro da AME, que indicou 7 mililitros do medicamento Dipirona, quando deveria ser sete gotas.

Companheiro de partido de Cancão, o vereador Manoel da Acosap – que é natural de Rajada – lamentou o episódio. À imprensa, ele contou que a criança veio parar no Hospital Dom Malan (HDM)/Imip para ser desintoxicada devido ao excesso do medicamento que ingeriu. “Foi um erro grosseiro do profissional, que prescreveu uma dosagem errada. Todo mundo sabe que analgésico é dosado de acordo com o peso. Uma criança que pesa sete quilos, seriam sete gotas (de Dipirona)”, informou.

Manoel da Acosap, que teve contato com familiares da criança, disse ter averiguado o fato junto à Secretaria de Saúde de Petrolina, que confirmou. Segundo o vereador, o profissional também admitiu o equívoco.

Ele justificou que apesar de todos serem passíveis de erros, cabe ao município colocar profissionais com maior experiência, sobretudo em localidade mais distantes de equipes médicas – a exemplo de Rajada. Em relação aos mais jovens, Manoel cobrou uma capacitação de, no mínimo, três meses, como é o caso do funcionário da AME de Rajada, o qual é recém-formado pela Univasf. “Pelo que sei, essas pessoas não passaram por nenhum tipo de capacitação. E é preciso uma experiência diária, porque senão quem paga o pato é a população”, criticou. O vereador acredita que o funcionário da AME deverá receber algum tipo de punição, até porque a família da criança deverá acionar judicialmente a administração municipal.

Manoel da Acosap reforça denúncia de Cancão sobre receita errada de medicamento a criança de sete anos na AME de Rajada

  1. Popó disse:

    Quero saber do dinheiro do Bolsa Familia? Ministério Público e Policia Federal com a Palavra.

  2. ANDRE disse:

    AME DE RAJADA NÃO SÓ APLICA REMÉDIO ERRADO. TAMBÉM REQUISIÇÃO DE EXAME, NÃO SÃO MARCADA. PRINCIPALMENTE AS MINHAS REQUISIÇÕES DE MINHA MÃE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários